Regras do Vôlei

JOGADORES

    – Em quadra: 6 por equipe
    – Reservas: 6 por equipe
    – Substituições: 6 por set, sendo que cada jogador pode ser substituído e retornar à quadra uma única vez (sempre no lugar daquele que o substituiu). É realizada entre o final de um ponto e o início do ponto posterior.
    – As regras do vôlei permitem que as substituições que envolvem o líbero sejam ilimitadas. Ele pode entrar no lugar de qualquer jogador que esteja na zona defensiva, porém só pode ser substituído pelo mesmo companheiro que havia dado lugar a ele.
    – Em caso de lesão após a 6ª substituição ser realizada, o árbitro pode autorizar a equipe a colocar um jogador que esteja no banco de reservas para entrar na partida. O jogador lesionado é excluído do jogo, não podendo retornar.


DURAÇÃO DA PARTIDA E SETS

    – Não há um tempo definido para a conclusão de uma partida. Elas são disputadas em formato de melhor de cinco sets. Isso significa que a primeira equipe a ganhar três sets vence o jogo.
    – Para vencer um set, uma equipe deve acumular 25 pontos. Caso estejam empatados em 24 a 24, o set só é finalizado quando um dos times abra uma vantagem de dois pontos.
    – Em caso de empate por 2 sets a 2, o quinto set é disputado em formato de tiebreak. A equipe que fizer 15 pontos primeiro vence a partida. Em caso de empate em 14 a 14, o jogo é finalizado quando um dos times abrir dois pontos de vantagem.


QUADRA DE VÔLEI E POSICIONAMENTO DOS JOGADORES

    A quadra possui as dimensões abaixo e os jogadores se distribuem conforme indicado:
    Regras do Volei

    1 – Defesa direita/ sacador
    2 – Saída de rede
    3 – Meio de rede
    4 – Entrada de rede
    5 – Defesa esquerda
    6 – Defesa central

    Antes de cada ponto, cada jogador deve seguir um dos seis posicionamentos específicos (mais detalhes adiante). Tais posições devem ser mantidas até o momento do saque. Após o sacador colocar a bola em jogo, tanto os jogadores de seu time quanto os da equipe adversária podem circular livremente pela quadra.


POSIÇÕES E FUNÇÕES DOS JOGADORES

    Independente da posição em que se encontrem, os jogadores possuem uma função determinada. São elas:

    – Levantador: responsável pela construção das jogadas, é o atleta que deve ter bom passe, visão e inteligência de jogo. Sua função é dar o segundo toque, levantando a bola na medida para que seus companheiros possam realizar o ataque;

    – Central: sempre se desloca para ficar próximo do meio da rede. Geralmente é o jogador mais alto da equipe, pois sua principal função defensiva é realizar bloqueios, podendo se locomover tanto para a direita quanto para a esquerda da rede. Realiza ataques também pelo meio;

    – Oposto: é o atacante de confiança da equipe, que se desloca pela esquerda da rede. Sua responsabilidade maior é atacar, além de fazer parte do bloqueio quando está na rede, não tendo grandes habilidades de passe e defesa. Quando o time faz uma recepção ruim, a tendência do levantador é fazer um passe simples para o oposto, que realiza o ataque (bola de segurança);

    – Ponteiro: realiza os ataques pelo lado direito da rede. A função exige jogadores mais completos, pois também participa da construção das jogadas. Ponteiros tendem a ser bons defensores e bloqueadores, uma vez que jogam de frente para o oposto adversário. Quando a recepção de saque não é bem feita, o ponteiro também pode ter a função de fazer os levantamentos, uma vez que possui bom passe;

    – Líbero: especialista defensivo, costuma ser um dos mais baixos do time, por ter uma função que exige agilidade. Não pode atacar nem sacar. Se invadir a área dos três metros, não pode fazer levantamentos para que um companheiro realize o ataque. Por esses motivos, ele atua somente nas posições de fundo de quadra (1, 5 e 6), sendo substituído quando chega seu turno de ir à rede (posição 4). Justamente por essas restrições, ele veste um uniforme de cor diferente, para que a arbitragem possa identifica-lo facilmente.


SAQUE E ROTAÇÃO

    – Antes do início do jogo, o árbitro se reúne com os dois capitães das equipes para um sorteio. O vencedor recebe o direito de escolher entre seu time começar sacando, recebendo ou o lado da quadra. No início dos sets seguintes, os times se alternam entre quem começa sacando (time A começa sacando o 1º, 3º e 5º sets; time B 2º e 4º sets).
    – Todos os pontos devem ser iniciados com um saque. O jogador na posição 1 é o responsável por sacar e ele deve se manter dentro da área delimitada até golpear a bola. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto.
    – Quando uma equipe que está no saque vence o ponto, ela continua a sacar. O mesmo sacador é mantido, até que o adversário vença um ponto. Quando o time recebedor vence um ponto, ocorre a “rotação”.
    – Todos os jogadores do time que pontuou são obrigados a trocar seu posicionamento, seguindo o sentido horário. O jogador que estava na posição 2 vai para a 1 e torna-se o sacador. A rotação ocorre para garantir que todos os atletas passarão por todas as posições e terão seu turno de saque. Os jogadores do time que estava sacando anteriormente e perdeu o ponto não realizam a rotação.
    – O líbero jamais pode ser o sacador, portanto ele nunca pode substituir um jogador que esteja na posição 1.


PONTOS

    Basicamente, um time pode marcar um ponto de duas formas:
    – Acerto da quadra adversária: o time consegue fazer com que a bola toque o chão da quadra adversária, seja por meio de um ataque, um bloqueio ou um saque (ace) bem sucedido;
    – Erro adversário: quando o oponente joga a bola na rede, para fora dos limites da quadra ou comete uma falta.


PENALIDADES

    Apesar de não ser um esporte de contato, existem faltas que podem ser aplicadas se o jogador não respeitar algumas regras do vôlei.

    – Dois toques: o mesmo jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola;

    – Condução: o jogador não pode empurrar ou carregar a bola, apenas dar um toque, soco ou tapa em movimento único;

    – Um time não pode dar mais de três toques na bola sem que ela retorne à quadra adversária. Se um jogador da equipe der um quarto toque, ocorre a falta. Bloqueios não são contabilizados como toque;

    – O time não respeita a rotação e o posicionamento correto dos jogadores;

    – O jogador não pode levar mais de oito segundos para sacar a partir do momento em que recebe a autorização do árbitro;

    – Um jogador que está no fundo da quadra (posição 1, 5 ou 6) não pode fazer um bloqueio na rede;

    – O jogador não pode tocar a fita superior da rede ou puxá-la propositalmente;

    – Invasão por cima: durante um ataque, o jogador não pode ultrapassar o espaço aéreo que pertença à quadra adversária;

    – Invasão por baixo: um jogador não pode ultrapassar o espaço que pertença à quadra adversária por baixo da rede. Mãos e pés são exceções, desde que estejam em contato com a linha central;

    – Um jogador não pode bloquear um saque;

    – O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas).

    Em qualquer um dos casos citados, se o jogador ou time não cumprir a regra, será considerada falta e o adversário receberá, automaticamente, um ponto e o direito ao saque.


LINHA DOS TRÊS METROS

    Jogadores que estejam no fundo de quadra (posições 1, 5 e 6) só podem fazer ataques acima do nível da rede se estiverem atrás da linha dos três metros. Ao tomar impulso, eles não podem pisar sobre a linha ou dentro da área correspondente aos três metros. Após golpear a bola, é permitido que eles “pousem” dentro da área. Se não obedeceram a tal regra, o time será creditado com uma falta e perderá automaticamente o ponto.


GLOSSÁRIO

    – Recepção: é o primeiro toque dado pela equipe que não está sacando. Em geral, os jogadores de fundo são os responsáveis pela recepção, buscando conseguir amortecer a bola para que o levantador possa fazer um bom passe com o segundo toque. É comum ver recepções serem feitas por meio de manchete.

    – Manchete: consiste num movimento de defesa em que o jogador estica os braços e junta as mãos, formando um V. A manchete ideal é realizada com o a bola batendo no antebraço do jogador, com o intuito de absorver o impacto do ataque ou saque adversário.

    – Cortada: jogada mais comum de ataque, consiste no movimento vertical, de cima para baixo, do o braço, enquanto o jogador está em suspensão no ar, para gerar aceleração na bola, com o intuito de cravar a bola no chão da quadra adversária ou explorar o bloqueio do oponente, em busca de vencer o ponto.

    – Bloqueio: é realizado quando o time adversário está atacando. O bloqueio só pode ser feito pelos jogadores que estiverem nas posições de rede (2, 3 e 4). Os jogadores esticam os braços para o alto e saltam, criando uma “parede” para impedir que a bola passe e, se possível, ainda consigam cravar a bola na quadra adversária, para pontuar. Um bloqueio pode ser simples (um único jogador salta), duplo (dois jogadores) ou triplo (três). Bloqueios não entram na contagem de toques que um time pode dar enquanto está em posse da bola.

    – Largada: jogada de ataque em que, ao invés de utilizar força, o jogador apenas dá um tapa da bola, tentando coloca-la entre em jogadores que estão na rede e os outros que estão no fundo de quadra para surpreendê-los.

    – Bola de segunda: jogada em que o time, em geral o levantador, faz o ataque no segundo toque, ao invés do terceiro. A ideia é surpreender a defesa adversária e conseguir atacar sem ter que enfrentar o bloqueio.

    – Explorar o bloqueio: em determinados ataques, o jogador pode ser ver diante de um bloqueio duplo ou triplo, o que dificulta que ele consiga cravar a bola na quadra adversária. Sabendo disso, ele pode optar por explorar o bloqueio, ou seja, dar uma cortada com força intencionalmente na direção do mesmo, com intuito de que a bola bata ou desvie nas mãos dos oponentes e saia da quadra, ganhando assim o ponto.

    – Rally: em teoria, qualquer ponto em que haja uma recepção é considerado um rally. Entretanto, a expressão é utilizada para se referir aos pontos longos, quando os times conseguem realizar diversas defesas e ataques até que finalmente alguém pontue.

    – Ace: quando um jogador saca e faz o ponto diretamente, ou seja, a bola toca o chão da quadra adversária, diz-se que ele fez um ace.

    – Bola de segurança: em momentos em que a bola não chega bem colocada para o levantador, a tendência é de que ele faça um levantamento simples para que o oposto chegue fazendo a cortada. Como essa é a jogada mais básica do ataque, recebe o nome de “bola de segurança”.

    – Saque viagem: o mais potente dentre os saques, o jogador arremessa a bola para o alto, toma impulso e a golpeia com força, como se estivesse fazendo um ataque. Com uma rotação para baixo (spin), a bola ganha ainda mais aceleração. Da mesma forma que é o mais agressivo e de difícil defesa, é mais arriscado, pode há o risco de se exagerar na força e a bola sair da quadra ou colocar muito efeito e ela não passar da rede.

    – Saque flutuante ou sem peso: mais conservador, é utilizado por jogadores que não possuam tanta potência ou habilidade no saque, ou em momentos em que o time quer ser conservador e colocar a bola em jogo. O sacador toma menos impulso (em alguns casos, saca com os pés ainda no chão) e apenas dá um tapa na bola. Como o movimento é mais curto, a trajetória é suave, porém a perda de velocidade repentina faz com que a bola caia de forma imprevisível e dificulte a defesa adversária.

    – Saque jornada nas estrelas: utilizado pela equipe brasileira na década de 1980, ficou famoso principalmente pelo jogador Bernard. Consiste em sacar a bola de baixo para cima com força, para que ela ganhe muita altura. Após atingir o ápice, a gravidade age sobre a bola com maior intensidade e ela cai em uma linha quase reta. Na época, foi bastante eficiente, porém hoje, com a evolução defensiva dos jogadores, caiu em desuso.



Continua com dúvidas nas regras?

Acesse nosso Tira-Dúvidas e veja as principais perguntas já respondidas!


205 comentários sobre “Regras do Vôlei

    antonio

    (9 de maio de 2016 - 10:28)

    bom dia gostaria de saber se na tentativa de alcançar a bola a equipe use os pés ou qualquer parte do corpo para defesa e essa bola passa para a quadra adversária e os jogadores não conseguem alcançá-la, vale o ponto? Em que caso pode-se dar soco ou murro na bola durante a partida?

      Anderson

      (4 de junho de 2016 - 10:18)

      Vale sim.soco e murro já não é muito usado a não ser que a pessoa vá fazer um corte de mao fechada mais o certo é não fazer kk

      fabio

      (15 de dezembro de 2016 - 21:55)

      gostaria de saber se vc atacar a bola de segunda e a bola ficar na rede, pode pegar e passar para a quadra adiversaria ou nao?

        Regras dos Esportes

        (19 de dezembro de 2016 - 09:26)

        Olá Fabio,

        Sim, o jogada será válida, pois o time ainda terá direito a um toque. Enquanto a bola não passar para a quadra adversária, a equipe continua tendo direito a três toques, independente de como eles sejam.

    monica

    (17 de maio de 2016 - 08:56)

    muito bom parabéns!!!

    Deyvison de luna Oliveira

    (10 de junho de 2016 - 14:22)

    Na hora do saque os jogadores que estão na reide pode atrapalhar a visão do outro time??

      Regras dos Esportes

      (13 de junho de 2016 - 11:12)

      Olá Deyvison,

      Os jogadores da rede não podem atrapalhar claramente os adversários, ou seja, não podem ficar pulando ou se mexendo exageradamente com o intuito de desviar a atenção dos oponentes.

    Nathallia Lovato

    (10 de junho de 2016 - 21:14)

    Ótimo, consegui fazer meu trabalho de educação física com esses dados

      Regras dos Esportes

      (13 de junho de 2016 - 11:13)

      Olá Nathalia,

      Que bom que o site te ajudou!

    Cristian

    (9 de julho de 2016 - 00:16)

    Gostaria de saber se posso manter os braços levantados na rede no momento em que a equipe adversária vai sacar? E se a bola pegar no meu braço
    ( sem eu saltar ) e voltar para a quadra adversária é válido? Obrigado! !!!

      Regras dos Esportes

      (11 de julho de 2016 - 15:02)

      Olá Cristian,

      Você pode ficar com o braço levantado, desde que não fique movimentando o mesmo. Dependerá da interpretação do árbitro, se ele pensar que foi proposital, não será válido. Porém, sem intenção, é uma jogada normal.

    Frank Abrel

    (14 de julho de 2016 - 11:41)

    Olá.

    O levantador quando está na linha de trás e infiltra pode pular pra levantar?
    Caso não possa, o impulso sem tirar os pés do chão é considerado pulo? E se levantar apenas uma perna também é considerado?

      Regras dos Esportes

      (14 de julho de 2016 - 15:25)

      Olá Frank,

      O levantador pode sim pular, mesmo que esteja nas posições de fundo da quadra e infiltre a linha dos três metros. A única proibição é realizar um ataque nessas condições.
      Pode fazer o levantamento com apenas uma perna também.

    Jocelene Muller

    (15 de julho de 2016 - 23:16)

    na primeira bola do saque, existe dois toque ou condução? Ou simplesmente pode dar toque de qualquer maneira na primeira bola???/

      Regras dos Esportes

      (18 de julho de 2016 - 17:26)

      Olá Jocelene,

      Não pode haver dois toques ou condução durante o saque também, a bola deve ser colocada em jogo com um golpe único.

    brenda

    (20 de julho de 2016 - 15:22)

    ola
    gostaria de saber o que acontece quando um jogador saca, e a bola toca na rede, e passa para o time adversario.

      Regras dos Esportes

      (21 de julho de 2016 - 11:28)

      Olá Brenda,

      Nas regras modernas, o jogo continua normalmente. Se cair na quadra, será ponto. Se a defesa pegar a bola no alto, a jogada continua.

    Keroll

    (21 de julho de 2016 - 19:34)

    Olá saudações. A bola que toca na rede no ataque e vai pra fora, mas, antes de sair fez com que a rede tocasse os jogadores que tentavam bloquear é considerado toque na rede por parte de tentou bloquear? Ou apenas bola fora? Isso porque desde 2014 todo toque na é contado.

      Regras dos Esportes

      (25 de julho de 2016 - 12:25)

      Olá Keroll,

      É bem improvável que essa situação ocorra. Porém, o árbitro considera que não houve nenhum movimento da defesa para tocar a rede, por isso é considerada bola fora e o ponto é da equipe que estava recepcionando o saque.

    Edilaine Dias

    (23 de julho de 2016 - 13:41)

    Olá, eu gostaria de saber se quando durante a jogada, o jogador lança a bola e ela bate na rede e não passa, se ela continua na jogada? Se podem voltar e começar novamente a utilização dos três toques? E tbm gostaria de saber se a bola pode ser enviada de primeira, sem ser o saque para o outro lado, ou se só pode com no mínimo 2 toques?

      Regras dos Esportes

      (25 de julho de 2016 - 12:27)

      Olá Edilaine,

      Para o primeiro caso, se ela bater na rede (sem tocar no bloqueio dos adversários), o ataque não pode mais dar nenhum toque caso já tenha tocado na bola três vezes, por isso o ponto será do time adversário.
      No segundo caso, não há problema nenhum em devolver a bola para o outro lado da quadra em apenas um toque, não há um número mínimo.

    Erica

    (24 de julho de 2016 - 18:43)

    Boa noite.. gostaria de saber se a recepção após o saque pode ser feita de imediato pelo jogar que está na rede, ou somente a segunda bola pertence a tal jogador..

      Regras dos Esportes

      (25 de julho de 2016 - 12:28)

      Olá Erica,

      A recepção pode sim ser feita pelos jogadores que estão na rede, os seis jogadores em quadra podem fazer a defesa.

    'Tatianne

    (30 de julho de 2016 - 10:36)

    Olá
    Você poderia me explicar todas as regras da antena?

      Regras dos Esportes

      (30 de julho de 2016 - 11:02)

      Olá Tatianne,

      As regras da antena são simples:
      1- A bola deve sempre passar entre as duas antenas para que um ataque seja considerado válido. Se a bola tocar na antena, é ponto automático para a equipe adversária;
      2- Jogadores não podem encostar na antena. Caso o façam, é ponto automático para a equipe adversária.

    'Tatianne

    (30 de julho de 2016 - 10:56)

    E tb como a levantadora evita 2 toques

      Regras dos Esportes

      (30 de julho de 2016 - 11:05)

      Olá Tatianne,

      Em geral, a melhor forma de evitar os dois toques é não tentar fazer o levantamento com a palma das mãos, pois as chances da bola bater na palma e depois desviar em um dos dedos (configurando dois toques) é grande.

    Lindalva theotonio

    (10 de agosto de 2016 - 16:45)

    Gostaris de saber:
    No vôlei de quadra diz-se que o ganhador é melhor de 5 (total de sets que poderiam ser jpgados) ou melhor dr 3( total de sets efetivamente ganhos)?

    Keytille

    (17 de agosto de 2016 - 23:01)

    Ola gostaria de saber se a bola que o adversário jogar for para fora e um dos jogadores tiver com o pé fora da área é marcado cmo ponto a favor do adversário ?

      Regras dos Esportes

      (18 de agosto de 2016 - 16:38)

      Olá Keytille,

      Se a bola for pra fora, não importa o posicionamento do adversário, será ponto do oponente.

    Giselli

    (18 de agosto de 2016 - 23:43)

    Olá, se a bola que eu recepcionei bateu na rede eu posso tocar nela em seguida? Ou outra pessoa do meu time deve pegar ela?

      Regras dos Esportes

      (20 de agosto de 2016 - 10:48)

      Olá Giselli,

      Se você faz a recepção ou qualquer outro toque, a bola bate na rede e volta, outra pessoa deve tocá-la, pois a rede é neutra. Se você encostar na bola novamente, será considerado “dois toques”.

    Acácio Júnior

    (21 de agosto de 2016 - 10:58)

    Olá, Bom Dia.

    Queria Saber se o central pode fazer a recepção do saque?
    ex: Time adversário saca, aí o central já recebe levantando para um dos outros atacantes cortarem?

      Regras dos Esportes

      (23 de agosto de 2016 - 11:49)

      Olá Acácio,

      Pode sim, qualquer um dos seis jogadores em quadra pode fazer a recepção do saque adversário.

    Acácio Júnior

    (21 de agosto de 2016 - 11:04)

    E também….
    Se a bola bater na rede zera os toques ? podendo dar três toques novamente?
    ex: Se meu time receber um saque, o líbero recebe mal a bola e ela vai na rede.
    o time pode dar mais três toques ou só mais dois?

      Regras dos Esportes

      (23 de agosto de 2016 - 11:51)

      Olá Acácio,

      Não zera. A rede é neutra, portanto o toque do líbero continua sendo contado e a equipe terá apenas mais dois toques para tentar o ataque.

    Christian

    (21 de agosto de 2016 - 14:05)

    Se o sacador jogar a bola para cima e não saca, é ponto adversário ou volta o saque? Desde já, obrigado!

      Regras dos Esportes

      (23 de agosto de 2016 - 11:52)

      Olá Christian,

      É ponto do adversário. No vôlei, uma vez que a bola é colocada ao alto para o saque, ela está em jogo. Ele não pode voltar atrás e tentar começar do zero.

    Luciano

    (22 de agosto de 2016 - 18:43)

    Uma Pergunta: quando tenho um oposto fraco de recepção, ele pode ser trocado por um líbero até chegar na zona de ataque?

      Regras dos Esportes

      (23 de agosto de 2016 - 12:18)

      Olá Luciano,

      Pode sim, o líbero pode atuar em qualquer uma das três posições de fundo de quadra. Aí vai do técnico decidir qual jogador retirar para que o líbero entre e auxilie o time nas recepções.

    Elci

    (23 de agosto de 2016 - 23:29)

    Notei que algumas vezes, após o sacador mandar a bola pra fora, ao sacar, ele vai sentar no banco dos reservas. Por que? Faz parte das regras do jogo?

      Regras dos Esportes

      (24 de agosto de 2016 - 10:16)

      Olá Elci,

      Não é uma regra. O que ocorre muitas vezes é que o técnico coloca um jogador que tem um saque potente no lugar de outro, para tentar explorar essa habilidade de seu atleta. Uma vez que acaba seu turno de saque, ele faz a substutuição para colocar novamente o jogador que já estava em quadra, que é um defensor ou atacante mais completo.

    Paulo Castro

    (24 de agosto de 2016 - 18:59)

    Olá! Gostaria de saber se a primeira bola vinda do saque de um time adversário pode ser cortada.
    Desde já, agradeço. Obrigado!

      Regras dos Esportes

      (25 de agosto de 2016 - 12:43)

      Olá Paulo Castro,

      Não! Após um saque adversário é proibido tanto cortar quando tentar um bloqueio. Se o jogador fizer um destes movimentos, seu time perderá automaticamente o ponto.

    Emannel

    (28 de agosto de 2016 - 13:36)

    Tenho uma pergunta , tenho a ligeira impressão que vi um jogador dando um tapa de mão aberta para salvar uma bola de fundo em um jogo na olimpiada, isso não seria considerado condução?

      Regras dos Esportes

      (29 de agosto de 2016 - 10:40)

      Olá Emannel,

      Se o toque foi dado com a mão espalmada, num movimento único, é válido. Se o jogador fez um movimento de “pá”, com os dedos curvados, encaixando a bola, aí sim seria considerado condução e falta.

    Lucas

    (28 de agosto de 2016 - 13:39)

    Já falaram que em uma defesa de saque forte dois toques não é considerado falta na recepção, só a partir da segunda bola, verdade?

      Regras dos Esportes

      (29 de agosto de 2016 - 10:11)

      Olá Lucas,

      É verdade, porém é necessário ter atenção à regra. Para recepção de saque, a regra prevê que a bola pode tocar consecutivamente em mais de uma parte do corpo do jogador que a defende, desde que seja feito um único movimento. Portanto, se um defensor faz a recepção com um movimento de toque (ao invés da manchete, que é mais comum), mesmo que a bola bata rapidamente primeiro em uma mão e depois em outra, o árbitro não apitará falta de dois toques.

    edson

    (6 de setembro de 2016 - 09:38)

    Se a bola bater no bloqueador e bola vim em cima dele ele pode dar outro toque ou nao

      Regras dos Esportes

      (6 de setembro de 2016 - 10:25)

      Olá Edsonm

      Pode sim. O bloqueio não conta como um toque da equipe, portanto, qualquer jogador pode dar um toque na bola, inclusive o próprio bloqueador.

    Dener Jhonanthans

    (9 de setembro de 2016 - 19:25)

    Boa noite
    O levantador estando no fundo (fora da linha de ataque) ele pode pular (tira os dois pés do chão) passando a bola de 2°? E se a bola estiver a baixo da fita ele pode?

      Regras dos Esportes

      (12 de setembro de 2016 - 14:34)

      Olá Dener,

      Caso esteja numa posição de fundo, o levantador só poderá fazer a bola de segunda se ele saltar antes da linha de três metros, já que será considerado como um ataque. Para fazer um levantamento, não há necessidade de saltar.

    fabio

    (16 de setembro de 2016 - 09:45)

    Na hora do saque se algum dos atleta encontra-se com o pé fora da linha demarcada (fora de quadra) é considerado falta?

    Luiza Moreira

    (22 de setembro de 2016 - 16:36)

    Olá , eu gostaria de saber se apenas os jogadores da linha do fundo podem receber a bola ? Ou o levantador, por exemplo, pode receber?

      Regras dos Esportes

      (23 de setembro de 2016 - 09:42)

      Olá Luiza,

      Qualquer um dos seis jogadores pode fazer a recepção de saque.

    Kelvyn

    (23 de setembro de 2016 - 21:29)

    Os ponteiros podem atacar dentro da área dos três metros? E o meio de rede e o oposto podem?

      Regras dos Esportes

      (26 de setembro de 2016 - 14:25)

      Olá Kelvyn,

      Sim, desde que estejam ocupando as posições de frente, podem atacar dentro da linha de três metros.

    Eliih

    (24 de setembro de 2016 - 11:46)

    Ola gostaria de saber o porque que na hora em que um dos jogadores vai sacar pq ele não pode pisar na linha de fundo, sei q é uma regra, mas há alguma explicação?

      Regras dos Esportes

      (26 de setembro de 2016 - 14:25)

      Olá Eliih,

      Para garantir que haja sempre uma distância mínima a ser percorrida pela bola. Se o jogador pisar na linha, não haverá um controle dessa distância.

    João

    (27 de setembro de 2016 - 20:34)

    Olá os jogadores de rede podem passar a bola para a quadra adversaria atrás da linha de 3 metros?

      Regras dos Esportes

      (28 de setembro de 2016 - 12:12)

      Olá João,

      Sim, a linha de 3 metros existe unicamente para obrigar jogadores de fundo a saltarem antes dela em caso de ataque. Os jogadores da rede podem passar a bola em qualquer posição na quadra.

    vitor mateus da silva

    (28 de setembro de 2016 - 15:35)

    oi gostaria de saber eu posso encostar na rede e o que o arbitro marca

      Regras dos Esportes

      (29 de setembro de 2016 - 11:04)

      Olá Vitor Mateus da Silva,

      Caso encoste na rede com o ponto em disputada, seja durante um ataque ou numa tentativa de bloqueio, o juiz marca a falta e é ponto automático do adversário.

    Alana

    (2 de outubro de 2016 - 16:26)

    Olá! Gostaria de saber em que caso vale dar soco na bola? E o jogador na posição 3 pode colocar a bola do saque direto para o outro lado da quadra?

      Regras dos Esportes

      (3 de outubro de 2016 - 13:50)

      Olá Alana,

      O jogador só pode dar um soco na bola quando é para realizar uma defesa ou fazer um saque manchete. Ou seja, sempre movimentos de baixo para cima. Ele não pode fazer um ataque, como uma cortada, com a mão fechada, pois será falta.

      Sobre o jogador da posição 3, qualquer jogador, independente da posição, pode passar a bola de volta ao adversário no primeiro toque.

    Alana

    (2 de outubro de 2016 - 16:29)

    Poderia me explicar de uma maneira simples o sistema de rotação 4×2?

      Regras dos Esportes

      (3 de outubro de 2016 - 13:52)

      Olá Alana,

      O sistema 4×2 funciona com quatro atacantes e dois levantadores. A vantagem é que um levantador ocupa uma das posições de rede e outro fica numa das posições de fundo de quadra. Assim, mesmo que a recepção de saque não seja muito bem feita, a equipe tem maiores chances de contar com um bom levantamento para o ataque.

    Tiago

    (18 de outubro de 2016 - 00:32)

    Olá… gostaria de saber se após o ataque eu invadir a quadra adversária ou tocar a rede depois q a bola tocou o chão é considerado infração?

      Regras dos Esportes

      (18 de outubro de 2016 - 08:49)

      Olá Tiago,

      Todo tipo de interferência na rede será considerado uma infração. Invadir a quadra após um ataque é válido, desde que não interfira nas ações dos adversário.

    Mateus

    (19 de outubro de 2016 - 12:43)

    Pode Existir uma condução no corte…??

      Regras dos Esportes

      (20 de outubro de 2016 - 10:46)

      Olá Mateus,

      Devido à velocidade da jogada, é muito raro que exista condução. Somente em casos de largadas pode haver condução.

    Vanessa

    (1 de novembro de 2016 - 10:50)

    Olá!
    Gostaria de saber se a equipe sacadora pode estar em posições trocadas com o levantador ou só após o saque?

      Regras dos Esportes

      (1 de novembro de 2016 - 13:18)

      Olá Vanessa,

      Somente após o saque. Os jogadores devem respeitar a rotação, sendo que o levantador também deve realizar o saque. O que o técnico pode fazer é uma substituição dupla, retirando o levantador na hora do saque para colocar outro jogador e retirar um atleta que está na rede pelo levantador reserva.

    Vanessa

    (1 de novembro de 2016 - 10:52)

    Logo acima vc respondeu que um jogador pode bater na bola de baixo para cima com a palma da mão????? Pode?

      Regras dos Esportes

      (1 de novembro de 2016 - 13:23)

      Olá Vanessa,

      O jogador pode bater a bola com a mão aberta, desde que ocorra numa única ação.

    Kesley

    (3 de novembro de 2016 - 19:03)

    Gostaria de saber se os jogadores atacantes podem passar a bola de primeira, vinda do saque? De toque ou manchete…

      Regras dos Esportes

      (9 de novembro de 2016 - 10:13)

      Olá Kesley,

      Pode passar sim de primeira de manchete. De toque também é válido.

    Alexandre

    (10 de novembro de 2016 - 08:02)

    Olá, gostaria de saber se a defesa pode defender o ataque com a palma da mão ou levantala com a palma da mão…

      Regras dos Esportes

      (10 de novembro de 2016 - 09:00)

      Olá Alexandre,

      A palma da mão pode ser utilizada para os bloqueios. No levantamento não se deve utilizar a palma, somente as pontas dos dedos.

    Angel

    (10 de novembro de 2016 - 19:08)

    Gostaria de saber quando um jogador encosta na rede com a bola ou sem é infração e para o jogo?

      Regras dos Esportes

      (11 de novembro de 2016 - 17:18)

      Olá Angel,

      Sim, se o jogador estiver envolvido na jogada (seja atacando, seja tentando bloquear) e ele toca a rede, será marcada infração e a equipe adversária receberá um ponto e direito ao saque.

    Ana

    (10 de novembro de 2016 - 20:24)

    Feito o saque, a bola é tocada na borda superior no centro da rede. Gostaria de saber qual atleta deverá recepcionar a bola se ela acabar caindo em cima da linha de ataque?

    Ana

    (10 de novembro de 2016 - 20:27)

    Qual o nome da posição do atleta que mais se movimenta de um lado para o outro e que também faz bloqueio e serve?

      Regras dos Esportes

      (11 de novembro de 2016 - 17:15)

      Olá Ana,

      O jogador que mais participa dos bloqueios em qualquer parte da rede é o central, que é o atleta mais alto da equipe.

    Davi Ramalho

    (15 de novembro de 2016 - 11:19)

    Gostaria de saber de onde vocês pegaram todas essas regras.
    Estou fazendo meu tcc e eu preciso de uma referência sobre o ponto de ERRO ADVERSÁRIO.
    Obrigado.

    Edu

    (15 de novembro de 2016 - 22:47)

    Um jogador que está na posição do fundo pode levantar de toque dentro da área de ataque?

      Regras dos Esportes

      (18 de novembro de 2016 - 08:45)

      Olá Edu,

      Sim, não há necessidade do jogador que faz o levantamento dentro da linha dos três metros esteja numa das três posições de rede. Somente em casos de ataque os jogadores de fundo devem respeitar a distância e saltar, porém levantamentos podem ser feitos por qualquer jogador em qualquer local da quadra.

    Ivandro Finardi

    (16 de novembro de 2016 - 18:17)

    Olá, gistaria de saber se quando ocorre na mesma jogada dois toques seguidos com o pé entre jogadores diferentes o ponto será valido. Ex: o jogador recebe a bola mal, a bola expira para fora da quadra, outro atleta corre e salva com o pé jogando a bola baixa demais para dentro da sua quadra e um terceiro passa para o lado oponente com o pé também. Isso é válido?

      Edu

      (16 de novembro de 2016 - 22:39)

      Sim, é válido, se quiser dar os três toques com o pé é válido também…

      RDE, aguardo resposta das minhas perguntas acima.
      Obrigado.

    Rose

    (18 de novembro de 2016 - 11:58)

    Olá, gostaria de saber se o levantador pode corta?, se pode da bola de “cheque”? levantador roda?

      Regras dos Esportes

      (19 de novembro de 2016 - 10:26)

      Olá Rose,

      Sim, um levantador pode realizar as mesmas jogadas de ataque que os demais jogadores, como cortar. E, assim como todos, deve sim fazer a rotação.

    Elizabete Ferreira

    (30 de novembro de 2016 - 07:03)

    Pode-me dizer qual a característica deste jogo, que mais nenhum jogo coletivo tem???

      Regras dos Esportes

      (1 de dezembro de 2016 - 11:34)

      Olá Elizabete,

      Uma característica marcante do vôlei é a limitação ao número de toques na bola que um time tem quando está no ataque (três toques).

    DEWID

    (8 de dezembro de 2016 - 01:04)

    SE EU PASSAR A BOLA DE PRIMEIRA VINDA DE UM SAQUE DENTRO DA LINHA DOS 3 METROS E CONSIDERADO FALTA?

      Regras dos Esportes

      (8 de dezembro de 2016 - 15:57)

      Olá Dewid,

      Não será falta. A única restrição quanto a devolver o saque de primeira é que não é válido fazer um bloqueio ou cortada a partir do saque adversário.

    Ruan Ramos Tananta

    (12 de dezembro de 2016 - 14:51)

    Quero saber quantos toques a equipe pode da’ na bola antes de passar para a quadra do adversário?

      Regras dos Esportes

      (13 de dezembro de 2016 - 09:34)

      Olá Ruan,

      O limite de toques que uma equipe pode dar é de no máximo três. Caso um time dê o quarto toque antes de passar a bola para o lado adversário, ele perderá automaticamente o ponto.

    Marylin Paula

    (19 de dezembro de 2016 - 12:50)

    Olá, gostaria de saber se receber o saque com apenas uma das mãos, no sentido de cortada, vale?

      Regras dos Esportes

      (19 de dezembro de 2016 - 13:40)

      Olá Marylin Paula,

      Os movimentos de cortada e bloqueio não são válidos para recepção de saque. Caso o jogador faça a recepção deste jeito, cometerá uma falta e o adversário receberá o ponto automaticamente.

    Gabrielen

    (20 de dezembro de 2016 - 02:56)

    Gostaria de saber se qndo recepciono a bola do saque e ela volta pra o campo de quem sacou se vale pra qualquer um dos jogadores ou somente o líbero pode fazer isso?

      Regras dos Esportes

      (23 de dezembro de 2016 - 09:18)

      Olá Gabrielen,

      O lance será válido, desde que a recepção não seja feita em forma de cortada ou bloqueio.

    Renata

    (21 de dezembro de 2016 - 23:50)

    Olá eu tenho uma dúvida , se o saque do adversário vem muito fraco o levantador pode bloquear?

      Regras dos Esportes

      (23 de dezembro de 2016 - 09:20)

      Olá Renata,

      Não pode! As recepções de saque nunca podem ser feitas via bloqueio, somente através de manchete ou toque.

    Fabio

    (22 de dezembro de 2016 - 11:50)

    Olá! Gostaria de saber se é falta, o levantador bater com as costas na rede, ao fazer um levantamento.

      Regras dos Esportes

      (23 de dezembro de 2016 - 09:24)

      Olá Fabio,

      Sim será uma falta. A regra prevê que qualquer contato que seja feito na rede quando o jogador está em ação, ou seja, tem participação na jogada, configura uma falta.

    daniel

    (26 de dezembro de 2016 - 01:14)

    Se o adversário sacar eu posso cortar?

      Regras dos Esportes

      (29 de dezembro de 2016 - 15:30)

      Olá Daniel,

      Não pode. A regra impede que saques sejam bloqueados ou cortados. Caso faço um dos dois movimentos na recepção, o adversário ganha o ponto automaticamente.

    Tiago Ferreira

    (28 de dezembro de 2016 - 21:16)

    Olá, Eu tenho uma dúvida!
    Durante as partidas o time só pode dar três toques na bola, correto.
    Quando a bola bate na rede e volta equivale a um toque é?
    Se os jogadores não tiverem dado os três toques na bola e a mesma bater na rede é voltar pode continuar a disputa, ou será ponto do time adversário?

      Regras dos Esportes

      (29 de dezembro de 2016 - 15:28)

      Olá Tiago,

      A bola, quando escosta na rede, não conta como um toque. Portanto, se numa tentativa de ataque de segunda, a bola bater na rede e voltar, o time ainda terá direito a um toque.

    Daniel Martins

    (29 de dezembro de 2016 - 23:07)

    Hey ! muito interessante, me ajudou muito ! Mas tenho uma duvida, quando é feito o saque, o jogador do meio de rede pode receber a bola? eu estava jogando hoje, e meu amigo, do time adversário, me disse que o meio não podia dar o primeiro toque, no caso receber a bola, isso é verdade? tem alguma regra relacionada a isso?

      Regras dos Esportes

      (2 de janeiro de 2017 - 14:53)

      Olá Daniel,

      No momento um saque adversário, qualquer um dos seis jogadores de sua equipe poderá fazer a recepção. Não há uma regra oficial que impeça um jogador de receber um saque.

    Wallace Liitke

    (1 de janeiro de 2017 - 05:58)

    Olá, gostaria de saber se numa recepção de saque, a bola bate no receptor e ainda no ar está indo para fora em direção ao lado adversário passando por fora da antena, pode-se salvar a bola do outro lado da rede por fora? E se puder ela deve voltar pro jogo por fora da antena, por dentro da antena ou é indiferente?

      Regras dos Esportes

      (2 de janeiro de 2017 - 14:50)

      Olá Wallace,

      Sim, o time poderá salvar a bola do outro lado da quadra. Caso a bola tenha passado por fora da antena, o jogador deverá fazê-la retornar para o lado da quadra de seu time também por fora dela, para que a jogada seja válida. Se a bola sai fora da antena e volta entre as antenas, aí a jogada não será válida, pois somente um ataque adversário pode passar por meio das antenas em direção à sua quadra.

    Wallace Liitke

    (3 de janeiro de 2017 - 11:08)

    Muito obrigado por esclarecer essa minha divida, tenho mais uma pergunta. Aquela bola que você pega no susto com a palma da mão (a famosa bandeija) é uma jogada válida ?

      Regras dos Esportes

      (3 de janeiro de 2017 - 13:10)

      Olá Wallace,

      A regra diz que o jogador não pode conduzir a bola, ou seja, a mesma não pode rolar pela mão do jogador, por exemplo. Entretanto, não há nada que diga que ela não possa ser batida com a palma das mãos. O que ocorre é que, na maioria das vezes, a bola bate na palma e depois percorre pelos dedos, o que configura dois toques e falta. Porém, se o jogador for capaz de dar um único tapa com a palma, num movimento único, não será falta, apesar de não ser visualmente um golpe bonito.

    HIGOR

    (14 de janeiro de 2017 - 21:06)

    ola, gostaria de saber do rodizio , quando uma equipe começa com a posse de bola e começa a sacar e acaba errando o outro time faz o rodizio ou não? Obrigados

      Regras dos Esportes

      (16 de janeiro de 2017 - 18:21)

      Olá Higor,

      Sim, ocorre o rodízio. Toda vez que um time recebe a posse de bola de saque para si ele deve realizar o rodízio.

    Eduardo

    (23 de janeiro de 2017 - 18:52)

    Gostaria de saber se é permitido o levantador passar de primeira a bola para o lado adversário após o saque???

      Regras dos Esportes

      (24 de janeiro de 2017 - 18:07)

      Olá Eduardo,

      Sim, é permitido, desde que não seja através de cortada ou bloqueio, já que esses movimentos são proibidos na recepção de um saque adversário.

    Ismael

    (23 de janeiro de 2017 - 22:38)

    Boa noite, gostaria de saber eu passo a bola para a quadra adversária mas antes de passar ela toca na rede e passa para o lado adversária mais cai na minha quadra???

      Regras dos Esportes

      (24 de janeiro de 2017 - 18:14)

      Olá Ismael,

      Não entendi bem sua pergunta. Não creio que seja possível a bola passar para a quadra adversária e voltar para seu próprio lado sem nenhuma ação do adversário.

    Micael Vilela

    (26 de janeiro de 2017 - 13:13)

    Quando chegar a hora do líbero ir para a posição “5” e depois, e depois para a “4” ( na rede ) ele volta para a posição “6” ?

      Regras dos Esportes

      (27 de janeiro de 2017 - 22:09)

      Olá Micael,

      Não, ele não volta automaticamente. O técnico é obrigado a substituí-lo por outro jogador na rede. Aí no turno seguinte ele pode fazer novamente uma substituição para colocar o líbero em uma das posições de fundo novamente.

        Micael Vilela

        (28 de janeiro de 2017 - 15:24)

        Obrigado

    João Bosco

    (26 de janeiro de 2017 - 22:33)

    Boa noite. Questão: se o levantador estiver nas posições de defesa ele só pode levantar as bolas na área de ataque pulando ou não há isso?!
    Outra: se o líbero levanta de toque na defesa ou de manchete na área de ataque o levantador só poderá “passar a bola” sem atacar. Mas o que caracteriza isso? É que o atacante deverá passar de toque (voleio) ou sem sair do chão?

      Regras dos Esportes

      (27 de janeiro de 2017 - 22:16)

      Olá João,

      Não há necessidade de pular para fazer o levantamento, a linha de três metros serve apenas para demarcar os ataques (cortadas).
      Não entendi direito a segunda pergunta. O levantador, estando nas posições de rede, poderá tanto fazer o levantamento quanto um ataque de segunda. Se estiver numa das posições de fundo, poderá fazer o levantamento ou um ataque, caso salte antes da linha dos três metros.

    Simão Pedro

    (1 de fevereiro de 2017 - 10:25)

    Gostaria de saber se na altura do saque um dos jogadores da segunda linha estiver na linha dos três metros é falta no caso o zona 5 e 6??

      Regras dos Esportes

      (1 de fevereiro de 2017 - 11:19)

      Olá Simão,

      Não é falta. Quando o time vai sacar, os jogadores de fundo (no caso, 5 e 6, como você disse) podem estar dentro da linha de três metros, desde que não estejam à frente dos jogadores de rede (2,3 e 4). Assim, é possível que até cinco jogadores estejam à frente da linha e não haverá falta.

    Walyson Santos

    (4 de fevereiro de 2017 - 15:47)

    Assisti em um Anime de Vôlei ( Haikyuu ) super recomendo que o Libero nao pode fazer um levantamento na linha do ataque , somente se ele estiver no ar ( caso pule atras da linha ) . Isso é valido ?

      Regras dos Esportes

      (5 de fevereiro de 2017 - 00:29)

      Olá Walyson,

      Na verdade a regra impede, caso o líbero faça um levantamento dentro da linha dos três metros, que a ação seja concluída por um ataque acima da altura da rede. Ou seja, o levantamento pode ser feito, porém a equipe não poderá atacar a bola com uma cortada, deverá passar a bola para o outro lado com um passe.

    João Bosco

    (6 de fevereiro de 2017 - 02:30)

    Então, minha questão é semelhante a sua resposta: o líbero levanta a bola na linha dos três e o atacante não pode atacar, somente passar. O que, então, caracteriza esse não atacar, seria não cortar de cima pra baixo, seria só largar? E o que caracteriza o passar a bola: seria tocar com as duvas mãos? Não pular pra cortar, ou não cortar com muita força?

      Regras dos Esportes

      (6 de fevereiro de 2017 - 13:53)

      Olá João,

      O “atacar” é caracterizado por bater na bola quando ela estiver acima da altura da rede. Ou seja, o time não poderia fazer uma cortada, já que a bola estaria acima da rede no momento do impacto. Assim, sobrariam três opções para passar a bola para a quadra adversária: manchete, toque (com as duas mãos) ou fazer uma largada com uma mão.

    João Bosco

    (7 de fevereiro de 2017 - 17:06)

    Muito obrigado pela atenção e pelas respostas. Responda-me mais essas, por favor: essas regras e respostas são diretamente da FIVB ou outra fonte?
    E, vindo um forte saque, é possível passar logo de primeira com um toque de pé? E se pode dar os três toques em um rally com outra parte do corpo (pés, comumente) exceto as mãos?

      Regras dos Esportes

      (7 de fevereiro de 2017 - 22:19)

      Olá João,

      Fico feliz em ajudar. Sim, praticamente tudo que escrevo no site é baseado nas manuais disponibilizados pelas federações, inclusive da FIVB (pode acessar aqui o conteúdo em inglês: http://www.fivb.org/EN/Refereeing-Rules/documents/FIVB-Volleyball_Rules_2017-2020-EN-v06.pdf).
      Sobre a pergunta, sim, pode passar a bola de primeira com o pé. Também é permitido realizar todos os toques com os pés, peito, cabeça etc, já que na regra está previsto que a bola pode tocar qualquer parte do corpo e será um golpe válido.

    Maurício Fachineto

    (9 de fevereiro de 2017 - 19:06)

    Ola, boa noite!
    A minha dúvida é a seguinte, se o jogador vai bloquear o adversário, q bola bate na rede e não passa, mas a bola fez a rede tocar no bloqueio é considerado rede ou não?

      Regras dos Esportes

      (9 de fevereiro de 2017 - 22:34)

      Olá Maurício,

      Não é considerado toque, pois foi um movimento involuntário. A equipe que tentou fazer o ataque perderá o ponto, já que a bola caiu de seu lado da quadra.

    Tomas

    (7 de março de 2017 - 22:04)

    Queria saber se a equipe que não teve o jogador da posição 1 sacando, faz o rodízio normalmente? Ou existe essa história que no primeiro ponto da equipe não tem o rodízio!

      Regras dos Esportes

      (9 de março de 2017 - 23:42)

      Olá Tomas,

      Faz o rodízio normalmente. Quando uma equipe começa o jogo recebendo o saque adversário, seu jogador da posição 1 irá para a posição 6 e só sacará quando rodar a quadra inteira.

    lia

    (11 de março de 2017 - 19:05)

    é permitido tampar a visão do adversário quando está se realizando o saque ?

      Regras dos Esportes

      (13 de março de 2017 - 23:47)

      Olá Lia,

      Não é permitido. No momento do saque, qualquer tentativa de tirar a atenção do adversário propositadamente é considerada uma infração.

    Rodrigo

    (12 de março de 2017 - 23:52)

    Dúvida: depois de realizado o primeiro set! Todos os demais sets as equipes começam o set seguinte no posicionamento que terminaram ou deve sempre iniciar os próximos sets com o posicionamento que iniciaram o jogo?

    João Bosco

    (26 de março de 2017 - 00:23)

    Boa noite.
    1-Se o levantador estiver na zona de trás, ele só poderá levantar dentro da zona de ataque se pular ou pode levantar com os pés no chão?

    2-Se um saque vem forte, o jogador pode dar dos toques involuntáriose devido a força do saque? E se o saque vem flutuante o receptor deve ser preciso no passe ou ele é abonado por ser o primeiro a receber o saque?

      Regras dos Esportes

      (28 de março de 2017 - 12:10)

      Olá João Bosco,

      1- Ele pode fazer levantamentos normalmente. O que não pode ser feito é um ataque saltando, uma bola de segunda, por exemplo.

      2- A recepção de saque é a situação em que a bola pode encostar em mais de um parte do corpo do jogador simultaneamente sem que seja considerado dois toques. No caso, a regra não diferencia entre um saque rápido ou flutuante, sendo válida para os dois casos.

    Humberto

    (7 de abril de 2017 - 17:53)

    Em um terceiro toque do adversário ele passa a bola de manchete, a mesma pode ser bloqueada sobre a rede no campo do time que está passando ela?

      Regras dos Esportes

      (10 de abril de 2017 - 11:03)

      Olá Humberto,

      Nesse caso será válido, pois a regra prevê que todo terceiro toque é considerado um ataque, uma vez que é o último possível. Dessa forma, independente de ser uma cortada, uma manchete ou um passe, o terceiro toque é um ataque, e todo ataque pode ser bloqueado.

    João Bosco

    (19 de abril de 2017 - 12:47)

    Bom dia.
    1. Mas em caso de vir o saque leve e flutuante e o receptor o receber e a bola girar, como um mau toque (tipo dois toques, como acontece nas levantadas), será considerado falta ou não em virtude do saque?
    2. E também se acontecer isso, a primeira bola de recepção, mas agora com a bola passada e não não cortada (com velocidade), será falta, uma vez que o ataque veio flutuante?
    Obrigado.

      Regras dos Esportes

      (19 de abril de 2017 - 15:04)

      Olá João,

      1. A regra não prevê a questão da velocidade, portanto, mesmo em saques flutuantes, não ocorre a chamada de dois toques na recepção.

      2. No caso do bola passada, aí sim, o árbitro apontará dois toques e falta.

    João Bosco

    (21 de abril de 2017 - 08:55)

    Muito claro suas respostas. Valeu. Obrigado.

    Sandi

    (2 de maio de 2017 - 00:20)

    Se a pessoa sacar e eu receber a bola com um toque,o levantador é obrigado a levantar a bola de manchete, ou não ,pode ser com toque mesmo?

      Regras dos Esportes

      (2 de maio de 2017 - 12:11)

      Olá Sandi,

      Poderá fazer o levantamento de toque. Não existe um limite de passes feitos através de toque.

        Sandi

        (2 de maio de 2017 - 21:02)

        Valeu mto obrigado,ajudou demais ,parabéns.

    bruno

    (3 de maio de 2017 - 16:46)

    quando uma equipe comete um erro de posicionamento o q acontece

      Regras dos Esportes

      (4 de maio de 2017 - 11:17)

      Olá Bruno,

      Se um time errar o posicionamento ou os jogadores não respeitarem a rotação, o árbitro dará infração e ponto para o adversário.

    Abreu e Lima

    (8 de maio de 2017 - 17:50)

    Boa tarde!

    1- O que é considerado invasão a ponto de dar ponto a outra equipe. Tem algum caso q eu posso passar pra quadra adversária e não ser considerado invasão?

    2- Posso passar a bola pro campo adversário fazendo um toque por baixo da bola (de baixo para cima) com as pontas dos dedos? (Pra passar por cima do bloqueio, por exemplo)

      Regras dos Esportes

      (8 de maio de 2017 - 19:07)

      Olá Abreu e Lima,

      1- Invasão ocorre quando o jogador ultrapassa o limite imposto pela rede e tira proveito disto ou interfere na jogada. Ou seja, fazer um ataque com a bola do outro lado da rede, disputar a bola na quadra adversária ou gerar contato físico com um adversário.
      Não é considerado invasão quando não há interferência na jogada. Por exemplo, quando um jogador aterriza após um ataque e acaba pisando do outro lado da quadra, ou então, após fazer um bloqueio, a mão do jogador passa para o espaço aéreo adversário.

      2- Sim, esse movimento de toque com os dedos é válido sim e é conhecido como “largada”.

    Abreu e Lima

    (8 de maio de 2017 - 17:52)

    2* O toque por baixo seria apenas com uma das mãos*

    TÂNIA FREIRE

    (18 de maio de 2017 - 17:43)

    Pode um time utilizar-se de 4 toques quando o primeiro toque foram 2 na recepção?
    Pergunto orque porque eu sabia que somente serim permitidos 4 toques se os 2 primeiros fossem do bloqueio.

      Regras dos Esportes

      (19 de maio de 2017 - 15:29)

      Olá Tânia,

      Sim! Na verdade, por mais que a bola bata em duas partes do corpo na recepção, contará com um único toque. Portanto, seria contabilizado como três toques no total (recepção, levantamento e ataque).

    Talita Jales

    (25 de maio de 2017 - 23:29)

    Gostaria de saber se o levantador estando no fundo de quadra, ele pode passar a bola de segunda saltando, mas sem passar a sua mão da rede. Isso pode?

      Regras dos Esportes

      (26 de maio de 2017 - 12:52)

      Olá Talita,

      Sim, é válido, desde que em momento nenhum qualquer parte do corpo do levantador ultrapasse a altura da rede.

    (28 de maio de 2017 - 23:32)

    Posso trocar de posições durante uma partida, por exemplo, se eu começar uma partida como ponteiro, em algum momento do jogo posso ser líbero??

      Regras dos Esportes

      (31 de maio de 2017 - 13:44)

      Olá Zé,

      Você pode participar do jogo em qualquer posição a qualquer momento, mas a única exceção é justamente o líbero!
      Só é permitido que outro jogador se torne líbero caso seu companheiro que estava na função se machuque e não esteja apto a continuar na partida. Neste caso, o técnico pode designar que um atleta de outra posição se torne líbero até o final da partida.

    raquel

    (29 de maio de 2017 - 17:05)

    ola,
    pessoas que tem problemas respiratorios podem praticar esportes tenho bronquite e posso praticar??

      Regras dos Esportes

      (31 de maio de 2017 - 13:43)

      Olá Raquel,

      Alguns esportes, como natação, podem ser benéficos para pessoas que têm bronquite. Entretanto, procure um médico e faça os exames para saber se está apta para a prática esportiva. Jamais faça exercícios físicos sem ter uma avaliação médica!

    denise beatriz lottermann

    (30 de maio de 2017 - 12:06)

    Em qual momento do jogo, o jogador da posiçao 4 pode receber a primeira bola?

      Regras dos Esportes

      (31 de maio de 2017 - 13:47)

      Olá Denise,

      A qualquer momento os jogadores podem fazer a recepção da primeira bola. Se o saque for na direção dele, ele poderá fazer a recepção normalmente, não há nenhuma regra que o impeça.

    Wandeson Alves

    (19 de julho de 2017 - 02:24)

    O levantador pode levantar ou passar a bola com uma mão estando com os pés no chão???
    Boa noite.

    Roberto

    (3 de agosto de 2017 - 10:41)

    Se eu receber de toque a bola sacada e a mesma passar de volta para a quadra adversária, é considerado falta ?

      Regras dos Esportes

      (4 de agosto de 2017 - 12:21)

      Olá Roberto,

      Não será falta! Uma recepção de saque só é considerada falta quando ela é feita acima da altura da rede, como se fosse um bloqueio ou ataque.

    Eduardo

    (3 de agosto de 2017 - 17:29)

    Quais são os momentos do jogo que os dois toques são válidos?

      Regras dos Esportes

      (4 de agosto de 2017 - 12:22)

      Olá Eduardo,

      Os dois toques só são válidos na recepção de saque, em que a regra permite que a bola encoste em mais de uma parte do corpo simultaneamente sem que seja marcada uma falta.

    Vanessa

    (13 de agosto de 2017 - 12:23)

    Quando um jogador saca e o time adversário recebe a bola mas não consegue controlar, ou seja, o jogador recebe a bola mas a bola toca o chão ou sai da quadra, isso também é um ace?

      Regras dos Esportes

      (14 de agosto de 2017 - 12:36)

      Olá Vanessa,

      Não conta para a estatística como Ace. O Ace só ocorre quando a bola toca diretamente na quadra após um saque, sem qualquer contato com outro jogador.

    diego

    (30 de setembro de 2017 - 01:15)

    o uso dos pés quantas vezes por ponto?

      Regras dos Esportes

      (4 de outubro de 2017 - 14:07)

      Olá Diego,

      Não há limite de toques com os pés realizados durante um ponto.

    Suélle Hepp Hostaetter

    (4 de outubro de 2017 - 19:17)

    ola! Gostaria de saber, se o levantador bloquear a bola, ele pode trocar nela novamente sem que a bola toque na rede ou em qualquer jogador?

      Regras dos Esportes

      (5 de outubro de 2017 - 13:56)

      Olá Suélle,

      Sim, ele poderá tocar novamente na bola. O bloqueio não conta como toque, portanto, caso ele realize um bloqueio e em seguida faça um levantamento, o movimento será válido.

    Aylla

    (12 de outubro de 2017 - 18:41)

    Quanto tempo um jogador tem para sacar e ate onde ele pode posicionar seus pés?

      Regras dos Esportes

      (13 de outubro de 2017 - 12:35)

      Olá Aylla,

      O jogador pode pisar até o espaço imediatamente anterior à linha de fundo antes de saltar. Sobre o tempo para saque, a regra 12.4 prevê que o jogador tem até 8 segundos para sacar após o apito do árbitro.

    SILAS OLIVEIRA

    (22 de outubro de 2017 - 16:51)

    Ola, gostaria de saber o seguinte, se eu tenho um sacador muito bom, eu posso fazer varias substituições para que ele saque varias vezes inclusive um saque apos o outro, trocando ele sempre com quem for pro saque? Se nao qual intervalo de tempo ou de pontos que posso fazer isso Att

      Regras dos Esportes

      (24 de outubro de 2017 - 11:20)

      Olá Silas,

      Isso não pode ser feito. Primeiro pelo fato de que existe um limite de seis substituições por set. Outro fator que impede tal estratégia é que um jogador substituído só pode voltar à quadra substituindo o reserva que havia entrado em seu lugar.

    Felismar

    (1 de novembro de 2017 - 18:31)

    Se minha equipe sofreu ponto, ao devolver a bola por cima da rede, será novo ponto para a equipe que já havia pontuado?

      Regras dos Esportes

      (4 de novembro de 2017 - 09:51)

      Olá Felismar,

      Oficialmente não há uma regra que puna uma equipe por devolver a bola por cima da rede. A instrução geral é devolver por baixo da rede, com a bola rolando, porém não é uma regra.

    Jefferson

    (6 de novembro de 2017 - 12:21)

    Se um jogador ultrapassar o corpo todo para o campo adversário, sem atrapalhar a jogada e sem tocar os pés, considera-se invasão?

      Regras dos Esportes

      (7 de novembro de 2017 - 10:03)

      Olá Jefferson,

      Não é invasão! A invasão se configura quando o jogador passa para o outro lado da quadra e interfere diretamente na partida ou fica com os pés no chão na metade adversária.

    Pablo Vitória

    (9 de novembro de 2017 - 15:22)

    Boa tarde, queria saber se o levantador levantar a bola e ela passar um pouco na hora do levantamento para a quadra adversária, mas, mesmo assim eu atacar a bola, pois, era o terceiro toque, o ponto é válido ou não?

      Regras dos Esportes

      (10 de novembro de 2017 - 18:13)

      Olá Pablo,

      O ponto é válido neste caso, desde que a parte da bola que você toque esteja ocupando o seu lado da quadra.
      Caso ela esteja completamente na quadra adversária, você já não poderá mais atacar, pois será considerado invasão.

    Lúcia

    (10 de janeiro de 2018 - 21:21)

    Se o jogador passar a bola com a cabeça é válido?

      Regras dos Esportes

      (25 de janeiro de 2018 - 11:08)

      Olá Lúcia,

      É válido sim! Todas as partes do corpo podem ser utilizadas na partida de vôlei, desde que sejam realizadas em um toque único.

    Adriana

    (25 de janeiro de 2018 - 15:53)

    Boa tarde!Gostaria de saber se ao lançar a bola de segunda ela ficar na rede a mesma pessoa que lançou pode tentar novamente? ou tem que ser outro jogador, porque isso seriam dois toques

      Regras dos Esportes

      (11 de fevereiro de 2018 - 09:47)

      Olá Adriana,

      Outro jogador teria que fazer o terceiro toque. Uma vez que em nenhum momento a bola encostou em um adversário, seriam considerados dois toques. A situação só mudaria se a bola tocasse no bloqueio adversário. Nesse caso, qualquer jogador da equipe que atacou poderia encostar na bola.

    Juliana

    (2 de fevereiro de 2018 - 19:14)

    Se tocar com o pé na bola para que ela continue em jogo é falta??

      Regras dos Esportes

      (11 de fevereiro de 2018 - 09:45)

      Olá Juliana,

      Não é falta! Os pés podem ser utilizados como recurso num jogo de vôlei para que a bola continue em jogo.

    Amiraldo de Aviz Silva

    (19 de junho de 2018 - 09:51)

    Gostaria de saber se a primeira bola vinda do saque de um time adversária pode ser passada de primeira, ou seja, o primeiro toque na bola que a equipe teve passou para a equipe adversária?

      Regras dos Esportes

      (4 de julho de 2018 - 17:49)

      Olá Amiraldo,

      A bola pode ser passada de primeira sim, desde que o toque não ocorra acima do nível da rede (o que seria considerado um ataque ou bloqueio). Entretanto, se for de manchete ou toque abaixo da altura da rede, será válido sim!

    Luana

    (21 de junho de 2018 - 09:32)

    Olá.
    Uma pequena dúvida no vôlei. No saque a defesa do outro time pode ser defendida com o pé? Isso sem passar a bola para o time adversário. Pode ou não?

    FAGUNDES HENRIQUE

    (23 de junho de 2018 - 13:40)

    O sacador deve obrigatoriamente sacar a bola de forma que ela ultrapasse a linha dos 3? Ou não a problema em sacar na zona de ataque?

      Regras dos Esportes

      (4 de julho de 2018 - 17:41)

      Olá Fagundes,

      Não há obrigatoriedade da bola ultrapassar a linha dos três metros. Ela pode, por exemplo, cair do outro lado da quadra assim que ultrapassar a rede e o saque será válido.

    Michael

    (12 de julho de 2018 - 14:09)

    1) Quando o saque é feito, time adversário recepciona a bola no primeiro jogador ele da 2 toques? (ele consegue a façanha de manchete e a bola bate no seu rosto, ou queixo) como fica? É considerado 2 toques? E o próximo toque a bola deve ir para a quadra adversária ou pode realizar mais levantamento e concluir com o ataque?

      Regras dos Esportes

      (4 de agosto de 2018 - 16:48)

      Olá Michael,

      No movimento da recepção de saque, a bola pode até tocar em duas partes do corpo, desde que ocorra um único movimento (no seu exemplo, se a manchete foi mal feita e a bola raspou no rosto ou queixo no jogador, a recepção seria válida). Assim, não é considerado dois toques e a equipe continua com o direito a mais dois toques (levantamento e ataque, por exemplo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *