Regras do Vôlei de Praia

JOGADORES E POSICIONAMENTO

    – Cada equipe é composta por dois jogadores;
    – Não há substitutos. Em caso de lesão, a equipe perde automaticamente a partida;
    – Ao contrário do vôlei de quadra, os jogadores não têm posicionamento específico. Ambos podem se mover, atacar e defender livremente na quadra.



QUADRA

    – A quadra tem 16 metros de comprimento por 8 metros de largura;
    – É composta por areia, rede e linhas que delimitam seus limites;
    – A rede tem altura de 2,24 metros na disputa feminina;
    – Na disputa masculina, a altura da rede é de 2,43 metros.


DURAÇÃO DA PARTIDA E SETS

    – Não há tempo de duração estabelecido para uma partida. Elas são disputadas em melhor de três sets, sendo a primeira dupla a ganhar dois sets a vencedora do jogo;
    – Para vencer um set, a dupla deve acumular 21 pontos. Em caso de empate em 20 a 20, o set só é finalizado quando uma das equipes abre uma vantagem de dois pontos;
    – Em caso de empate por 1 set a 1, o terceiro set é disputado em formato de tiebreak. A dupla que alcançar a marca de 15 pontos primeiro vence a partida. Se o placar atingir 14 a 14, o jogo é finalizado quando uma das equipes abre vantagem de dois pontos.

PONTOS

    Uma dupla marca um ponto com:
    – Acerto da quadra adversária: conseguem fazer com que a bola toque o chão da quadra adversária, seja por meio de um ataque, um bloqueio ou um saque (ace) bem sucedido;
    – Erro adversário: quando o oponente joga a bola na rede, para fora dos limites da quadra ou comete uma falta.


SAQUE

    – Todos os pontos devem ser iniciados com um saque. Um dos componentes da dupla deve se posicionar atrás da linha de sua quadra, a qualquer distância e colocar a bola em jogo. Caso ele pise na linha ou invada a quadra antes de terminar o movimento do saque, o mesmo é invalidado e o time adversário ganha automaticamente o ponto;
    – Quando uma equipe que está no saque vence o ponto, ela continua a sacar. O mesmo sacador é mantido, até que o adversário vença um ponto. Quando o time recebedor vence um ponto, ele recebe o direito de sacar;
    – A cada troca de direito de saque, as duplas devem inverter o sacador. Por exemplo, se jogador A está sacando e o adversário marca um ponto, na próxima vez que sua equipe fizer um ponto, jogador B que deverá sacar;
    – No momento do saque, a dupla que estiver na defesa deve estar dentro de sua quadra. Da mesma forma, o companheiro do sacador também deve estar dentro de seu lado da quadra. Caso um dos lados falhe em cumprir essa regra, a equipe adversária recebe automaticamente um ponto.


PENALIDADES

    Existem faltas que podem ser aplicadas se o jogador não respeitar algumas regras do vôlei de praia, que garantem automaticamente um ponto e o direito ao saque para o adversário. São elas:

    – Dois toques: o mesmo jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola;

    – Condução: o jogador não pode empurrar ou carregar a bola, apenas dar um toque, soco ou tapa em movimento único;

    – Um time não pode dar mais de três toques na bola sem que ela retorne à quadra adversária. Se um jogador da equipe der um quarto toque, ocorre a falta. No vôlei de praia, bloqueios são contabilizados como toque;

    – O jogador não pode tocar a fita superior da rede ou puxá-la propositalmente;

    – O jogador não pode bloquear um saque;

    – O jogador não pode fazer um ataque à quadra adversária sem que a bola passe no espaço entre as duas antenas da rede (não pode passar “por fora” nem tocar uma delas).


GLOSSÁRIO

    – Recepção: é o primeiro toque dado pela equipe que não está sacando. Pode ser feita por qualquer um dos dois jogadores da dupla.

    – Manchete: consiste num movimento de defesa em que o jogador estica os braços e junta as mãos, formando um V. A manchete ideal é realizada com o a bola batendo no antebraço do jogador, com o intuito de absorver o impacto do ataque ou saque adversário.

    – Cortada: jogada mais comum de ataque, consiste no movimento vertical, de cima para baixo, do o braço, enquanto o jogador está em suspensão no ar, para gerar aceleração na bola, com o intuito de cravar a bola no chão da quadra adversária ou explorar o bloqueio do oponente, em busca de vencer o ponto.

    – Bloqueio: é realizado quando o time adversário está atacando. Os jogadores esticam os braços para o alto e saltam, criando uma “parede” para impedir que a bola passe e, se possível, ainda consigam cravar a bola na quadra adversária, para pontuar. É comum ver apenas bloqueios individuais no vôlei de praia, enquanto o outro jogador fica mais afastado, para prevenir bolas por cobertura.

    – Explorar o bloqueio:
    em determinados ataques, o jogador pode ser ver diante de um bloqueio adversário e decidir, ainda assim, fazer o ataque no mesmo, com o intuito de que a bola desvie, vá para fora da quadra e sua equipe pontue.

    – Reco: movimento em que o jogador da defesa está próximo da rede e, no momento do ataque adversário, recua na quadra, para tentar realizar uma defesa ao invés de tentar um bloqueio.

1 comentário em “Regras do Vôlei de Praia”

  1. Octavio Martins de Lima (Ico)

    Ilustres amigos:
    Considerando que a levantada pode ser realizada com as duas mãos como no vôlei tradicional

    Considerando que é proibido dois toques ou condução tanto no vôlei de praia quanto no vôlei de areia…

    PORQUÊ não é permitido passar a bola aí campo adversário com o mesmo movimento permitido na levantada?

Não é possível comentar.