Regras do Tênis

DURAÇÃO DA PARTIDA

    Não há um tempo estabelecido para uma partida de tênis. O vencedor é definido numa melhor de 3 sets (5 sets em torneios masculinos de Grand Slam e Copa Davis).



QUADRA

Regras do Tênis

INÍCIO DA PARTIDA

    • Antes do jogo, o árbitro de cadeira se reúne com os jogadores e faz um sorteio. O vencedor ganha o direito a escolher entre:
    • – Começar sacando ou recebendo;
    • – Em qual lado da quadra começa jogando.
    O outro jogador fica com a outra opção de escolha.

PONTOS

    • Existem duas formas de se pontuar:

– Winner: bater na bola de forma que ela quique dentro da parte válida da quadra do adversário e depois dê um segundo quique, desta vez em qualquer lugar da quadra, sem que o oponente consiga tocá-la;

– Erro: o adversário bate a bola e ela não passa pela rede ou dá o primeiro quique na parte considerada fora da quadra ou comete uma dupla falta.

CONTAGEM E PLACAR

Games

    • – O tênis possui uma contagem bastante singular. Os pontos são representados por posições do relógio: 15, 30, 40 (simplificação do 45) e 60;
    • – Quando o árbitro chama o placar, a primeira pontuação corresponde ao jogador que está no saque e a segunda ao que está recebendo. Por exemplo: se o placar está 30-15, significa que o tenista que está sacando fez dois pontos (30) e o que está recebendo fez um (15). Se o placar estiver 15-30, o sacador fez um ponto (15) e o recebedor fez dois (30);
    • – Quando um jogador vence quatro pontos, ele vence também o game;
    • – Se os jogadores estiverem empatados em 40 a 40, é necessário que um jogador abra dois pontos de vantagem para que o game seja encerrado. Nessa situação, se o jogador vence um ponto, diz-se que ele está com a vantagem. Se o outro tenista vence o ponto seguinte, eles voltam a estar empatados em 40 a 40;
    • – Quando a vantagem é do tenista que está sacando, diz-se que é “vantagem a favor”;
    • – Quando a vantagem é do tenista que está recebendo, diz-se que é “vantagem contra”.

Sets
– O jogador que ganhar seis games primeiro dentro de um set vence o mesmo;
– Se os jogadores empatarem em 5 games a 5, é preciso que um jogador vença dois games consecutivos para que o set termine (em 7 a 5);
– Se os jogadores empatarem em 6 games a 6, disputam um tiebreak para determinar o vencedor do set.

Tiebreak
– O jogador que recebeu o último game começa sacando o primeiro ponto do tiebreak;
– Após o primeiro ponto, os jogadores se revezam, sacando dois pontos seguidos cada um;
– Vence o tiebreak (e, consequentemente, o set) aquele que marcar 7 pontos primeiro (a contagem no tiebreak é normal, de 0 a 7).
– Caso os jogadores empatem em 6 a 6, é preciso que um deles abra uma vantagem de dois pontos para que o tiebreak termine.
– No terceiro set de Grand Slams (exceção US Open) femininos e na FedCup não há tiebreak e a partida só termina quando uma jogadora abre dois games de vantagem sobre a outra;
– No quinto set de Grand Slams (exceção US Open) masculinos e na Copa Davis não há tiebreak e a partida só termina quando um jogador abre dois games de vantagem sobre o outro.

SAQUE

    • – Todo ponto começa com a bola colocada em jogo através do saque;
    • – Um saque é válido quando a bola quica dentro da área de saque na quadra adversária. A área é sempre cruzada em relação ao lado em que o jogador saca;
    • – Se o jogador não acerta a bola dentro da área em seu 1º saque, ele comete um fault. Ele tem direito ao 2º saque, porém, caso falhe novamente, comete uma dupla falta e o adversário ganha o ponto automaticamente;
    • – Todo game é iniciado do lado direito (“lado do iguais”) da linha divisória. Depois disso, a cada ponto, o jogador troca de lado (nas contagens 0-0, 15-15, 30-0 ou 0-30, 40-15 e 40-40 o saque é à direita da linha; em contagens de 15-0 ou 0-15, 30-15 ou 15-30, 40-0 ou 0-40, placares de “vantagem”, o saque é à esquerda da linha ou “lado da vantagem” );
    • – O jogador que está sacando tem direito a dois saques para colocar a bola em jogo. Caso ele falhe nas duas tentativas, comete uma dupla falta e o adversário ganha automaticamente o ponto;
    • – Se em um saque, a bola toca na fita superior da rede e cai dentro da área de saque, ocorre um “let”. Isso significa que o jogador deverá repetir o saque, sem nenhum tipo de penalização;
    • – O jogador não pode pisar dentro da quadra antes de encostar a raquete na bola. Se o fizer, cometerá um “foot fault” e o saque será contado como um fault. Se ocorrer no 1º saque, ele ainda terá direito ao 2º saque. Porém, se acontecer no 2º, comete uma dupla falta;
    • – O jogador deve respeitar a linha divisória, localizada no centro da linha de fundo. Quando está sacando do “lado do iguais”, ele deve permanecer sempre à direita dessa divisória até terminar o movimento. Da mesma forma, quando saca do “lado da vantagem”, deve permanecer à esquerda dela. Caso ele invada o lado errado, comete um “foot fault” e o saque será contado como um fault. Se ocorrer no 2º saque, ele comete uma dupla falta;
    – Os jogadores se revezam, cada um sacando um game inteiro até que o outro tenha sua vez de sacar.

GOLPES

Forehand ou direita:

    • batida de fundo de quadra com o lado em que o tenista tem a mão dominante. Para destros, é do lado direito. Para canhotos, esquerdo. Costuma ser o golpe de confiança da maioria dos jogadores.

*Apesar dos canhotos usarem o lado esquerdo, é comum dizer que esse é seu golpe de “direita”.

– Backhand ou esquerda: batida de fundo de quadra com o lado em que a mão do tenista não é dominante. Para destros, é o lado esquerdo. Para canhotos, direto.
*Apesar dos canhotos usarem o lado direito, é comum dizer que esse é seu golpe de “esquerda”.

– Saque: realizado para iniciar o ponto. A forma mais comum de sacar é arremessar a bola para cima e, com ela alguns palmos acima do nível da cabeça, acertá-la com a raquete num movimento de cima para baixo, com o objetivo de gerar maior aceleração.

– Slice: batida em que o jogador “corta” a bola, num movimento de cima para baixo, colocando o efeito de under spin. Utilizado em momentos em que o tenista tenta se defender de um ataque do adversário ou para gerar variação, mudando a velocidade e o ritmo durante a disputa do ponto.

– Voleio: jogada em que o tenista bate na bola sem que ela quique uma vez na quadra, apenas bloqueando sua trajetória. Em geral, o jogador utiliza o voleio quando está perto da rede.

– Swing volley: variação do voleio, porém, ao invés de apenas bloquear a bola, o tenista faz o movimento completo da batida.

– Smash: quando a batida do adversário resulta em uma bola com muita altura e sem força, o tenista pode optar pelo smash, ou seja, por bater na bola por sobre sua cabeça, num movimento de cima para baixo, para gerar maior potência (como no saque).

EFEITOS

    • No tênis, os jogadores aplicam diferentes efeitos na bolinha, utilizados em diferentes situações.

– Chapado: o jogador bate a bola de frente, sem colocar muito efeito, para que ela siga uma linha reta em velocidade. Batidas chapadas são muito utilizadas por jogadores agressivos, que buscam a todo o momento o winner para definir o ponto rapidamente.

– Top spin: efeito em que o jogador bate na bola “raspando” as cordas da raquete de baixo para cima, gerando muita rotação para frente. Ao quicar no chão, a bola ganha altura e velocidade. Utilizado quanto o tenista quer jogar com maior margem de segurança, pois a bola passa mais alta pela rede e com menos força que uma batida chapada.

– Under spin: efeito em que o jogador bate na bola “raspando” as cordas da raquete de cima para baixo, gerando rotação para trás. Ao quicar no chão, a bola perde velocidade e altura, além de não continuar seguindo em frente em sua trajetória. Utilizado em slices e drop shots.

– Side spin: efeito em que o jogador bate na bola “raspando” as cordas de um lado para o outro, gerando efeito lateral. Ao quicar no chão, a bola corre para o lado e perde velocidade. Utilizado em drop shots e voleios.

FALTAS

    • Se um jogador viola uma das regras do tênis, ele pode ser penalizado ou perder um ponto. Alguns exemplos de falta são:
    • – Não respeitar a área de saque gera um foot fault, que tem o mesmo valor que um saque errado (fault);
    • – Tocar a rede com qualquer parte do corpo ou com a raquete com o jogo em andamento não é permitido. O adversário vence automaticamente o ponto que está sendo disputado caso isso ocorra;
    • – Tocar a bola com qualquer parte do corpo, mesmo que de forma não intencional. Caso ocorra, o adversário vence o ponto em disputa automaticamente;
    • – Tocar a bola enquanto ela ainda está ocupando o espaço aéreo da quadra adversária. (Exceção ocorre quando a bola quica em sua quadra e volta para o lado do oponente. Nesse caso, o jogador pode tocar na bola).

ADVERTÊNCIAS

    • O jogador pode ser advertido em caso de atitude antiesportiva. Alguns exemplos são:
    • – Quebrar raquetes, pois é considerado abuso de material esportivo;
    • – Demorar mais que 25 segundos para sacar após o término do ponto anterior;
    • – Discutir com o árbitro principal e os juízes de linha;
    • – Uso excessivo de palavrões e xingamentos;
    • – Fazer barulhos propositais para distrair o adversário durante o ponto, como bater a raquete no chão repetidamente ou gritar durante a batida do oponente.
    • O acúmulo de duas advertências faz com que o jogador perca automaticamente o ponto a ser disputado.
    • Três advertências geram a perda do game que está em andamento ou que está por iniciar.
    • A quarta advertência causa ao jogador a perda direta da partida, independente do placar.

VIRADA DE QUADRA

    • – Para evitar que condições climáticas favoreçam ou prejudiquem um jogador, os tenistas trocam de lado da quadra após o primeiro game do jogo e depois a cada dois games.
    • – Para não se confundir quanto ao momento de mudar de lado, basta somar o total de games disputados no set. Quando a soma resulta em um número ímpar, os jogadores devem inverter o lado da quadra em que estão;
    • – No momento da virada de quadra, os jogadores têm o direito de sentar em suas cadeiras para descansar durante noventa segundos;
    – Quando um set se encerra e outro tem início, a contagem de games é zerada para virada de quadra. Assim, os jogadores trocam de lado e disputam um game. Após isso, a virada volta a ocorrer a cada dois games.

PARTIDAS DE DUPLAS

    • Em jogos de duplas, as regras do tênis são basicamente as mesmas, com alguns detalhes:
    • – Os corredores laterais são considerados como parte válida da quadra, portanto, a bola pode quicar dentro deles ou sobre suas linhas e continuará em jogo;
    • – A área de saque é a mesma utilizada nas partidas de simples;
    • – Assim como em jogos de simples, as duplas se revezam no saque. Entretanto, dentro da própria dupla, os jogadores são obrigados a também se revezar. Por exemplo, duplas A e B estão se enfrentando. Tenista A1 saca o 1º game, tenista B1 o 2º game, A2 saca o 3º e B2 saca o 4º. Concluído o revezamento, eles voltam a sacar na mesma ordem (A1 saca o 5º game, B1 saca o 6º etc.). No tiebreak, a mesma lógica é aplicada, com as duplas revezando os saques a cada dois pontos;
    – Quando está recebendo o saque, a dupla deve decidir quem ficará de qual lado. Os jogadores devem se revezar, cada um recebendo os saques alternadamente.

GLOSSÁRIO

– Pneu: quando um set termina em 6-0 para um jogador diz-se que ela aplicou um pneu.

– Bate-pronto: quando a bola quica muito perto dos pés do jogador e ainda assim ele consegue a batida, diz-se que ele executou um bate-pronto.
– Passada: quando um jogador sobe até a rede para tentar um voleio, mas seu adversário consegue um winner, dizemos que ele levou uma passada.

– Lob: jogada em que o tenista bate na bolinha com altura e spin o suficiente para tentar encobrir o adversário que está na rede.

– Drop shot: conhecida também como curtinha ou deixada, é uma jogada em que o tenista bate na bola com muito efeito, de forma que ela quique na quadra adversária o mais perto da rede possível.

– Ziquizira: jogada em que o tenista coloca muito underspin em um drop shot e a bola, após quicar na quadra adversária, volta à quadra do próprio jogador que executou o golpe.

– Gran Willy: jogada em que o tenista, após ser encoberto pelo adversário, corre atrás da bola e, de costas para a quadra, consegue uma batida por entre as pernas.

43 comentários em “Regras do Tênis”

  1. Boa noite, gostaria de saber se no saibro, o modo correto de marcar bola fora, tem que ter um dedo entre a linha e a marca da bola?

    1. Olá Flávia,

      Essa é uma questão meio delicada rs
      Ao limpar a linha, com aquela escova limpa linhas, parte da quadra ao seu redor fica com o saibro baixo, o que dificulta saber se a bola bateu exatamente ou não naquela região. Em geral, os juízes de cadeira consideram um espaço maior entre a linha e a marca da bola, levando em conta essa parte “mais baixa”, ou seja, buscam um espaço mínimo em que o saibro esteja mais alto para chamar a jogada como “fora”. Se ficarem em dúvida, a tendência é de que permaneçam com a chamada inicial do juiz de linha.

  2. Tenho uma duvida se jogando em single (1 contra 1) posso rebater a bola antes q ela quique na minha quadra? As vezes na duvida se vai quicar dentro ou fora, rebato a bola pra quadra adversária antes q ela toque o solo e gostaria de saber se é válido.

  3. Olá, gostaria de saber qual é o correto a ser feito. Se o sacador no tiebreak por engano saca 3 vezes em vez de 2, como se conserta a situação? O outro jogador saca 1 vez para consertar ou saca 3 vezes igual ao outro para se manter o numero de saques igual?

    1. Olá Vinicius,

      Numa partida oficial, um árbitro não permite que o jogador saque 3 vezes seguidas. Porém, digamos que seja um jogo de clube, nada muito formal. Nesse caso o mais indicado seria o jogador seguinte sacar 3 vezes também e depois a situação é normalizada, com cada um sacando 2 vezes.

  4. ola, minha duvida é a seguinte, quem saca o segundo set, se o primeiro terminou em um tie-break, quem acabou sacando ou recebendo?

    1. Olá Eliab,

      Nesse caso, começará sacando o jogador que não começou o tie-break, independente de quem terminou sacando. Por exemplo, se eu saquei o primeiro ponto do tie-break, você começará sacando no primeiro game do segundo set.

  5. Boa noite, hj aconteceu uma situação muito chata, estávamos jogando dupla e meu adversário foi sacar e meu parceiro receberia só que o saque dele foi em minha direção e para me defender coloquei a raquete na frente para me defender o juiz deu ponto para dupla adversária ele está correto?

    1. Olá Luciano,

      O árbitro está correto sim. Como era a vez do seu parceiro receber o saque, somente ele pode bater a bola após o saque. Por mais que ela venha em sua direção, qualquer toque seu é considerado falta e ponto para o adversário.

    1. Olá Marcos,

      Sim. Ainda que não seja uma prática muito “amigável”, não há nada na regra que impeça tal ação. Ainda mais em duplas, é bem comum o jogador levar uma bolada em um momento ou outro.

  6. Eu comecei o primeiro set sacando e meu adversario sacou o ultimo game deste set .
    Que iniciará o saque do segundo set , eu por causa da sequencia ?
    Ou meu adversário pela inversao ( cada jogador inicia um set sacando ate que termine o jogo ) ?
    Gostaria de tirar essa duvida !

  7. FRANCISCO EDISON SAMPAIO

    Como funciona a troca de raquete durante o jogo? Isto é, em que ocasiões o tenista pode e não pode trocar de raquete?

  8. Se eu estiver jogando duplas e durante a troca de bolas o adversário fura a bola e o outro da dupla consegue pegar. É válido o ponto ? O adversário tenta pegar e fura, mas o companheiro consegue pegar. Vale o ponto ?

    1. Olá Gustavo,

      Vale sim! O que vale é tocar na bola, se um dos jogadores erra completamente o tempo da batida e “fura”, seu companheiro poderá fazer a batida, já que terá ocorrido somente um toque.

  9. Olá!
    O primeiro saque deve ser sempre do lado direito no inicio de cada game ?
    E a sequência dos saques deve alternar a cada serviço?
    O primeiro saque do lado direito e no próximo saque deve ser do lado esquerdo e depois volta p direito e em seguida p lado esquerdo e assim por diante?
    No saque em todos os games o jogador tem direito a um let ou só no saque de inicio?
    Desde já agradeço muitissimo as respostas.
    Sucesso!

    1. Olá Hebert,

      Exatamente! Todo game começa com o sacador do lado direito. Após o ponto, ele vai para o lado esquerdo. Depois direito e assim por diante.
      O let acontece em todos os momentos do jogo. Se o jogador saca, a bola raspa a rede e cai na área de saque, ele tem direito a repetir o saque, sem um limite de lets!

  10. Boa noite, surgiu uma dúvida entre meu marido e eu.
    Se a bola estiver fora da quadra e o jogador rebater antes dela cair no chão, e ele errar a devolução, ele perde o ponto?

    1. Olá Victoria,

      Sim, ele perderá o ponto. Mesmo que a bola fosse claramente para fora, a partir do momento que o jogador decide rebater, o jogo continua normalmente. Portanto, se ele erra a bola seguinte, perderá o ponto.

  11. numa partida de tenis o jogador manda a bola na rede seu adversario no mesmo instante ao tentar tocar a bola toca na rede. De quem é o ponto?

    1. Olá Marco Antonio,

      Depende do que ocorrer antes: a bola tocar o chão ou o adversário tocar a rede. Neste caso que você citou, se o oponente toca a rede no mesmo instante em que a bola bateu nela, o ponto será do jogador que havia mandado a bola na rede. Isso porque um ponto só termina quando a bolinha encosta no chão, ou seja, quando ela toca na rede, mesmo que venha a cair do mesmo lado da quadra, ela ainda está em jogo.

  12. Olá, gostaria de saber se em uma partida de duplas, no momento do saque o jogador que não vai recer o saque pode se mexer, tipo ir para frente ou para os lados. Ou se precisa ficar parado nem praticar nenhum movimento.

    Obrigado

    1. Olá Nilton,

      Ambos os jogadores da dupla oponente podem se mexer livremente, desde que o árbitro entenda que eles não estão tentando distrair deliberadamente o sacador. Ficar pulando no lugar ou se mover horizontalmente é perfeitamente normal e aceitável.

  13. Olá. Tenho uma dúvida. Se o jogador bate a bola e ela fura a rede, caindo na quadra do adversário, de quem é o ponto?
    Obrigado,
    Eduardo

    1. Olá Eduardo,

      O ponto será do adversário, será considerado que a bola bateu na rede. As jogadas só são válidas se a bola passa acima da rede ou ao redor dela, nunca passando pelo meio da mesma.

    1. Olá Sissi,

      Não pode! Para um ponto ter início, a bola deve obrigatoriamente tocar na área de saque. Se ela bater na raquete ou no próprio corpo do adversário antes de quicar na quadra, o ponto é dado automaticamente para o sacador.

  14. Se eu bater a bola e esta bater no poste da rede e cair na quadra adversária , o ponto é de quem, isto é o poste é considerado rede? Obrigado

  15. Se a bola quicar na quadra adversária e com efeito voltar para minha quadra, sem que o adversário toque nela, de quem é o ponto?

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