Regras do Tênis de Mesa

DURAÇÃO DA PARTIDA E GAMES

    O tênis de mesa não tem uma duração de tempo definida. O jogo é disputado numa melhor de sete games, sendo que um game é vencido pelo primeiro jogador a fazer 11 pontos.
    Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game.



MESA

Regras Tênis de Mesa

INÍCIO DE PARTIDA

    Antes de o jogo começar, o árbitro se reúne com os jogadores para um sorteio. O vencedor pode fazer uma das escolhas:
    – Começar sacando/recebendo;
    – Escolher o lado da mesa.
    O adversário faz a escolha entre as opções que restarem.


PONTOS

    Basicamente, existem duas formas de se pontuar:
    – O jogador bate a bola e ela, após pingar uma vez na mesa no oponente, volta a pingar na mesa ou solo sem que o adversário encoste nela;
    – O adversário comete um erro de batida, sendo incapaz de fazer a bola pingar na mesa.


SAQUE NO TÊNIS DE MESA

    – Todo ponto é iniciado por um saque;
    – Os jogadores se revezam no saque durante um set, cada um sacando dois pontos consecutivos. Caso o placar do set esteja empatado em 10 a 10, passam a revezar o saque a cada ponto;
    – Os jogadores se revezam para começar sacando um set. Isso significa que se jogador A começou sacando o 1º set, B começará sacando o 2º set, A o 3º e assim por diante;
    – Para um saque ser válido, o jogador deve fazer com que a bola pingue em seu lado da mesa uma vez e depois quique novamente, desta vez do lado adversário, sem que toque a rede;
    – O sacador deve lançar a bola verticalmente a uma altura mínima de 16 centímetros e bater ela na descendente;
    – No momento do saque, a bola deve estar atrás da linha de fundo da mesa;
    – O jogador não pode esconder a bola ou obstruir a visão do adversário durante o saque;
    – Caso a bola não passe pela rede, não pingue na mesa do sacador ou vá diretamente para fora, o adversário vence o ponto automaticamente.


TROCA DE LADO E INTERVALOS

    – A cada início de set, os jogadores invertem o lado da mesa em que jogam;
    – No 7º set, quando um dos jogadores atinge a marca de cinco pontos primeiro, eles invertem novamente o lado da mesa;
    – Entre o final de um set e o início do próximo, os jogadores têm um minuto de intervalo;
    – A cada seis pontos disputados, os jogadores podem fazer rápido uso de uma toalha para secar as mãos antes que o próximo ponto tenha início.

FALTAS

    Faltas ocorrem quando um jogador não segue as regras do tênis de mesa. Exemplos:
    – O jogador encosta a mão livre na mesa durante a disputa do ponto;
    – O jogador encosta na rede durante a disputa do ponto;
    – O jogador move a mesa durante a disputa do ponto;
    – O jogador bate duas vezes consecutivas na bolinha;
    Em todos os casos, a disputa é interrompida e o adversário vence automaticamente o ponto.


DURAÇÃO DA PARTIDA

    Se um set ultrapassar 10 minutos de duração e cada jogador tiver feito menos de nove pontos, o árbitro implementa o sistema de aceleração, para que a partida se torne mais dinâmica. As seguintes alterações ocorrem:
    – Os jogadores se revezam no saque a cada ponto disputado;
    – Se o recebedor conseguir 13 devoluções durante uma troca de bolas, ele vence automaticamente o ponto.
    Após ser ativado, o sistema continua válido até o final do jogo.


JOGO DE DUPLAS

    O esporte também pode ser disputado em duplas. Neste caso, algumas regras do tênis de mesa são diferentes:
    – Para um saque ser válido, a bola deve quicar em uma metade da própria mesa do sacador e, em seguida, quicar na metade cruzada da mesa do recebedor;
    – Um jogador faz dois saques consecutivos para o mesmo recebedor, que, em seguida, faz dois saques para o mesatenista do outro time que não sacou e assim por diante. Por exemplo: A1 saca duas vezes para B1, que depois saca duas vezes para A2, que saca para B2, que saca para A1. Essa sequência permanece durante todo o set;
    – No set seguinte, os jogadores invertem o jogador para o qual sacam. Por exemplo: se A1 sacou para B1 no 1º set, agora ele sacará para B2;
    – A dupla que começou recebendo no set anterior começa sacando o set seguinte;
    – Durante a disputa do ponto, os jogadores da dupla se revezam para rebater. Portanto, um jogador nunca bate duas vezes seguidas. Caso a dupla falhe para se revezar, os adversários automaticamente vencem o ponto. Por exemplo: a sequência durante a troca de bola é A1-B1-A2-B2-A1-B1… se A2 não conseguir fazer a próxima batida, a dupla B vence o ponto.


GLOSSÁRIO

    – Caneteiro: um dos estilos dos mesatenistas segurarem a raquete. O nome faz referência à posição dos dedos, que é semelhante a quando se escreve com uma caneta, envolvendo-a entre polegar, indicador e médio. Devido à posição da mão, somente um lado da raquete é utilizado durante a partida.

    – Clássico ou Classista: outro estilo que pode ser adotado pelos mesatenistas para segurar a raquete. Neste caso, a empunhadura é semelhante ao tênis de campo, com o cabo em contato com a palma da mão e envolto por todos os dedos, com exceção do indicador, que serve de apoio por trás. Ambos os lados da raquete podem ser utilizados durante os pontos.

    – Forehand: golpe executado do lado correspondente à mão dominante do jogador (direita dos destros, esquerda dos canhotos), com a palma apontada para a rede.

    – Backhand: golpe executado do lado oposto à mão dominante do jogador (esquerda dos destros, direita dos canhotos), com as costas da mão apontadas para a rede.

    – Choto: movimento realizado pelos caneteiros para bater o backhand, com a bola à frente do corpo.

    – Top spin: efeito gerado ao “raspar” a raquete de baixo para cima na bola. Faz com que, após quicar na mesa, o golpe ganhe aceleração e altura.

    – Back spin: efeito gerado ao “raspar” a raquete de cima para baixo na bola. Faz com que, após quicar na mesa, o golpe perca velocidade e altura.


20 comentários em “Regras do Tênis de Mesa”

  1. Tenho uma dúvida porque em alguns sites sobre as regras do tênis de mesa uns indicam que tem que ser 11 pontos e outros indicam 21, até nos jogos on LINE vai até 21.por gentileza alguém esclareça minha dúvida.obrigada.

    1. Olá Edinéia,

      Até anos atrás, as regras oficiais previam que cada game fosse até 21 pontos. Entretanto, numa tentativa de deixar o jogo mais rápido, a Federação decidiu por reduzir este número para 11 pontos por game.

  2. A bola precisa passar sempre p cima da rede? Pq parece q vi um jogo no qual a bola não passou e foi ponto do cara q atacou sem passar por cima da rede

    1. Olá Vitor,

      Se a bola encostar na rede e cair na mesa do adversário, o saque deverá ser realizado novamente. Se a bola encostar na rede e sair, o ponto será do adversário.

      Obrigado pelo comentário!

  3. Se a bolinha bater no canto da mesa e não subir, ou bater na lateral da mesa, é ponto de quem acertou? Se houver limite ao relar na mesa, qual é?

    1. Olá Daniel,

      A superfície do jogo é somente a parte superior da mesa. Portanto, se uma bola “raspa” na mesa pela parte de cima (demarcada pela linha branca), a jogada é válida.
      Entretanto, se a bola bate na lateral da mesa, considera-se que ela está fora de jogo e o ponto vai para o adversário.

    1. Olá Lucas,

      O suporte é considerado parte da rede, por isso a continuação da jogada é a mesma. Portanto, se a bola desvia nele e quica dentro da mesa do adversário, o ponto continuará normalmente.

  4. Se jogar a bolinha para o lado da mesa do aadversário e ela voltar para a minha sem interferência do adversário?
    O ponto séria meu ou do adversário?

  5. no ping pong se o adversário sacar e quicar só na parte da mesa dele e bate na minha raquete fora da mesa o ponto e de quem ?

    1. Olá Stephanie,

      O ponto seria do adversário. Seria considerado que você rebateu para fora, independente do golpe adversário ter quicado na mesa ou não.
      Se a bolinha batesse na sua raquete e depois quicasse na mesa dele, aí o ponto continuaria normalmente.

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