DURAÇÃO DA PARTIDA E GAMES
-
O tênis de mesa não tem uma duração de tempo definida. O jogo é disputado numa melhor de sete games, sendo que um game é vencido pelo primeiro jogador a fazer 11 pontos.
Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game.
MESA
INÍCIO DE PARTIDA
-
Antes de o jogo começar, o árbitro se reúne com os jogadores para um sorteio. O vencedor pode fazer uma das escolhas:
– Começar sacando/recebendo;
– Escolher o lado da mesa.
O adversário faz a escolha entre as opções que restarem.
PONTOS
-
Basicamente, existem duas formas de se pontuar:
– O jogador bate a bola e ela, após pingar uma vez na mesa no oponente, volta a pingar na mesa ou solo sem que o adversário encoste nela;
– O adversário comete um erro de batida, sendo incapaz de fazer a bola pingar na mesa.
SAQUE NO TÊNIS DE MESA
-
– Todo ponto é iniciado por um saque;
– Os jogadores se revezam no saque durante um set, cada um sacando dois pontos consecutivos. Caso o placar do set esteja empatado em 10 a 10, passam a revezar o saque a cada ponto;
– Os jogadores se revezam para começar sacando um set. Isso significa que se jogador A começou sacando o 1º set, B começará sacando o 2º set, A o 3º e assim por diante;
– Para um saque ser válido, o jogador deve fazer com que a bola pingue em seu lado da mesa uma vez e depois quique novamente, desta vez do lado adversário, sem que toque a rede;
– O sacador deve lançar a bola verticalmente a uma altura mínima de 16 centímetros e bater ela na descendente;
– No momento do saque, a bola deve estar atrás da linha de fundo da mesa;
– O jogador não pode esconder a bola ou obstruir a visão do adversário durante o saque;
– Caso a bola não passe pela rede, não pingue na mesa do sacador ou vá diretamente para fora, o adversário vence o ponto automaticamente.
TROCA DE LADO E INTERVALOS
-
– A cada início de set, os jogadores invertem o lado da mesa em que jogam;
– No 7º set, quando um dos jogadores atinge a marca de cinco pontos primeiro, eles invertem novamente o lado da mesa;
– Entre o final de um set e o início do próximo, os jogadores têm um minuto de intervalo;
– A cada seis pontos disputados, os jogadores podem fazer rápido uso de uma toalha para secar as mãos antes que o próximo ponto tenha início.
FALTAS
-
Faltas ocorrem quando um jogador não segue as regras do tênis de mesa. Exemplos:
– O jogador encosta a mão livre na mesa durante a disputa do ponto;
– O jogador encosta na rede durante a disputa do ponto;
– O jogador move a mesa durante a disputa do ponto;
– O jogador bate duas vezes consecutivas na bolinha;
Em todos os casos, a disputa é interrompida e o adversário vence automaticamente o ponto.
DURAÇÃO DA PARTIDA
-
Se um set ultrapassar 10 minutos de duração e cada jogador tiver feito menos de nove pontos, o árbitro implementa o sistema de aceleração, para que a partida se torne mais dinâmica. As seguintes alterações ocorrem:
– Os jogadores se revezam no saque a cada ponto disputado;
– Se o recebedor conseguir 13 devoluções durante uma troca de bolas, ele vence automaticamente o ponto.
Após ser ativado, o sistema continua válido até o final do jogo.
JOGO DE DUPLAS
-
O esporte também pode ser disputado em duplas. Neste caso, algumas regras do tênis de mesa são diferentes:
– Para um saque ser válido, a bola deve quicar em uma metade da própria mesa do sacador e, em seguida, quicar na metade cruzada da mesa do recebedor;
– Um jogador faz dois saques consecutivos para o mesmo recebedor, que, em seguida, faz dois saques para o mesatenista do outro time que não sacou e assim por diante. Por exemplo: A1 saca duas vezes para B1, que depois saca duas vezes para A2, que saca para B2, que saca para A1. Essa sequência permanece durante todo o set;
– No set seguinte, os jogadores invertem o jogador para o qual sacam. Por exemplo: se A1 sacou para B1 no 1º set, agora ele sacará para B2;
– A dupla que começou recebendo no set anterior começa sacando o set seguinte;
– Durante a disputa do ponto, os jogadores da dupla se revezam para rebater. Portanto, um jogador nunca bate duas vezes seguidas. Caso a dupla falhe para se revezar, os adversários automaticamente vencem o ponto. Por exemplo: a sequência durante a troca de bola é A1-B1-A2-B2-A1-B1… se A2 não conseguir fazer a próxima batida, a dupla B vence o ponto.
GLOSSÁRIO
-
– Caneteiro: um dos estilos dos mesatenistas segurarem a raquete. O nome faz referência à posição dos dedos, que é semelhante a quando se escreve com uma caneta, envolvendo-a entre polegar, indicador e médio. Devido à posição da mão, somente um lado da raquete é utilizado durante a partida.
– Clássico ou Classista: outro estilo que pode ser adotado pelos mesatenistas para segurar a raquete. Neste caso, a empunhadura é semelhante ao tênis de campo, com o cabo em contato com a palma da mão e envolto por todos os dedos, com exceção do indicador, que serve de apoio por trás. Ambos os lados da raquete podem ser utilizados durante os pontos.
– Forehand: golpe executado do lado correspondente à mão dominante do jogador (direita dos destros, esquerda dos canhotos), com a palma apontada para a rede.
– Backhand: golpe executado do lado oposto à mão dominante do jogador (esquerda dos destros, direita dos canhotos), com as costas da mão apontadas para a rede.
– Choto: movimento realizado pelos caneteiros para bater o backhand, com a bola à frente do corpo.
– Top spin: efeito gerado ao “raspar” a raquete de baixo para cima na bola. Faz com que, após quicar na mesa, o golpe ganhe aceleração e altura.
– Back spin: efeito gerado ao “raspar” a raquete de cima para baixo na bola. Faz com que, após quicar na mesa, o golpe perca velocidade e altura.
20 comentários sobre “Regras do Tênis de Mesa”
carol
(19 de maio de 2016 - 21:41)muito bom,mi ajudou bastante no meu trabalho
Miih Mendes
(10 de novembro de 2016 - 20:18)Amei me ajudou bastante no meu trabalho de escola super ótimo!????????
Eduarda Galvão
(27 de abril de 2017 - 11:34)Psse Ajudou Muito, Explicação Completaa’
Edinéia
(8 de agosto de 2017 - 23:28)Tenho uma dúvida porque em alguns sites sobre as regras do tênis de mesa uns indicam que tem que ser 11 pontos e outros indicam 21, até nos jogos on LINE vai até 21.por gentileza alguém esclareça minha dúvida.obrigada.
Regras dos Esportes
(14 de agosto de 2017 - 12:40)Olá Edinéia,
Até anos atrás, as regras oficiais previam que cada game fosse até 21 pontos. Entretanto, numa tentativa de deixar o jogo mais rápido, a Federação decidiu por reduzir este número para 11 pontos por game.
Tadeu rio
(30 de agosto de 2017 - 02:20)A bola precisa passar sempre p cima da rede? Pq parece q vi um jogo no qual a bola não passou e foi ponto do cara q atacou sem passar por cima da rede
Regras dos Esportes
(18 de setembro de 2017 - 11:48)Olá Tadeu,
Não há necessidade! Se o jogador conseguir ângulo suficiente para fazer a bola passar em volta da rede e bater na mesa adversária, a jogada será válida.
Vitor Padula
(28 de setembro de 2017 - 20:50)quando ocorre o saque , se queimar é ponto do adversario ou segue a partida ? obrigado e muito bacana o site !
Regras dos Esportes
(4 de outubro de 2017 - 14:07)Olá Vitor,
Se a bola encostar na rede e cair na mesa do adversário, o saque deverá ser realizado novamente. Se a bola encostar na rede e sair, o ponto será do adversário.
Obrigado pelo comentário!
Ygor
(17 de outubro de 2017 - 13:55)Boa tarde eu tenho que deixa a bola pinga na minha mesa pra devolver? Ou posso jogar de volta sem a bola ter pingado
Regras dos Esportes
(18 de outubro de 2017 - 13:20)Olá Ygor,
Você deve deixar a bola pingar em seu lado da mesa para poder rebater. Caso você bata no bolinha ainda no ar, o ponto será automaticamente do adversário.
Taliz Castro
(27 de junho de 2018 - 02:32)O que acontece quando o adversário joga a bolinha e ela não iria pingar no meu lado da mesa, mas eu coloco a raquete sem querer?
Daniel
(3 de agosto de 2018 - 13:20)Se a bolinha bater no canto da mesa e não subir, ou bater na lateral da mesa, é ponto de quem acertou? Se houver limite ao relar na mesa, qual é?
Regras dos Esportes
(4 de agosto de 2018 - 16:53)Olá Daniel,
A superfície do jogo é somente a parte superior da mesa. Portanto, se uma bola “raspa” na mesa pela parte de cima (demarcada pela linha branca), a jogada é válida.
Entretanto, se a bola bate na lateral da mesa, considera-se que ela está fora de jogo e o ponto vai para o adversário.
Lucas
(11 de agosto de 2018 - 08:38)Se a bola bate no suporte da rede e volta para a mesa adversária, o jogo segue ou é ponto do adversário?
Regras dos Esportes
(13 de agosto de 2018 - 22:03)Olá Lucas,
O suporte é considerado parte da rede, por isso a continuação da jogada é a mesma. Portanto, se a bola desvia nele e quica dentro da mesa do adversário, o ponto continuará normalmente.
kiritto02
(14 de setembro de 2018 - 11:09)Se jogar a bolinha para o lado da mesa do aadversário e ela voltar para a minha sem interferência do adversário?
O ponto séria meu ou do adversário?
Regras dos Esportes
(21 de setembro de 2018 - 22:35)Olá Kiritto,
O ponto será seu. Como o adversário não foi capaz de tocar na bolinha, não importa o local do segundo quique, o ponto será seu.
Stephanie
(19 de setembro de 2018 - 15:07)no ping pong se o adversário sacar e quicar só na parte da mesa dele e bate na minha raquete fora da mesa o ponto e de quem ?
Regras dos Esportes
(21 de setembro de 2018 - 22:38)Olá Stephanie,
O ponto seria do adversário. Seria considerado que você rebateu para fora, independente do golpe adversário ter quicado na mesa ou não.
Se a bolinha batesse na sua raquete e depois quicasse na mesa dele, aí o ponto continuaria normalmente.