Regras do Taekwondo

OBJETIVO

    Atingir o adversário, com chutes e socos, as áreas determinadas por protetores para marcar pontos.



ÁREA DE COMBATE

Regras do Taekwondo

DURAÇÃO DO COMBATE

    Três rounds de dois minutos cada;
    – Intervalo de um minuto para descanso dos atletas entre os rounds;
    – Cronômetro é pausado a cada interrupção do árbitro;
    – Persistindo o empate após o final do terceiro round, é disputado um round adicional. O primeiro atleta a marcar um ponto torna-se o vencedor do confronto.


CATEGORIAS

    Os competidores são divididos de acordo com seu peso, para disputar os torneios.

    Categorias na disputa feminina:
    – Até 46 kg
    – Até 49kg (categoria olímpica)
    – Até 53 kg
    – Até 57 kg (categoria olímpica)
    – Até 62 kg
    – Até 67 kg (categoria olímpica)
    – Até 73 kg
    – Acima de 73 kg

    * Categoria acima de 67 kg utilizada somente nas Olimpíadas.

    Categorias na disputa masculina:
    – Até 54 kg
    – Até 58 kg (categoria olímpica)
    – Até 63 kg
    – Até 68 kg (categoria olímpica)
    – Até 74 kg
    – Até 80 kg (categoria olímpica)
    – Até 87 kg
    – Acima de 87 kg

    * Categoria acima de 80 kg utilizada somente nas Olimpíadas.

GOLPES E PONTUAÇÃO

    – Os golpes são válidos somente em duas regiões do corpo: tronco (no protetor) e cabeça;
    – Golpes permitidos são socos (somente no tronco) e chutes;
    – Os pontos são distribuídos da seguinte forma:
    + Soco no tronco (protetor): 1 ponto;
    + Chute no tronco (protetor): 1 ponto;
    + Chute giratório no tronco (protetor): 3 pontos;
    + Chute na cabeça: 3 pontos;
    + Chute giratório na cabeça: 4 pontos.

    – Os pontos são, inicialmente, atribuídos pelo sistema eletrônico nos equipamentos do atleta. Porém, para diferenciação de pontos em chutes giratórios, os responsáveis são os juízes. São necessárias as confirmações de pelo menos dois dos três juízes nas laterais para que o golpe e os pontos sejam validados.


DEFINIÇÃO DO VENCEDOR

    Existem quatro formas de um competidor tornar-se o vencedor do confronto:

    – Pontos: ao final dos três rounds, ter mais pontos que o adversário. Em caso de empate após os três rounds, fazer um ponto antes do adversário no round adicional;

    – Nocaute: o competidor acerta um golpe que derruba o adversário e o mesmo não consegue se recuperar em condições de prosseguir o combate;

    – Diferença de 12 pontos: se, ao final do segundo round ou a qualquer momento do terceiro round, um dos competidores tiver vantagem de 12 pontos ou mais sobre o adversário, o combate é encerrado;

    – Penalidade: o adversário comete uma infração grave que cause sua desclassificação.


PENALIDADES

    As penalidades no taekwondo são divididas em duas categorias:

    – Kyong-go: advertência para o atleta que não cumpre as regras do taekwondo. É atribuído quando o competidor:
    + Cruza a linha da área de competição ou se joga no chão propositadamente;
    + Atrasa o início do confronto;
    + Segura ou empurra o oponente;
    + Golpeia o adversário abaixo da cintura;
    + Acerta um soco no adversário na cabeça;
    + Golpeia o adversário com os joelhos;
    + Ataca um oponente caído no chão;
    + Conduta antidesportiva do competidor ou seu técnico.

    – Gam-jeom:
    punição ao atleta, que dá ao adversário, automaticamente, um ponto no combate. É atribuído:
    + A cada dois Kyong-go acumulados;
    + Excesso de conduta antidesportiva (ofensas ao árbitro ou adversários, xingamentos, etc).

    Em casos mais sérios, o árbitro pode desqualificar o competidor. Isto ocorre quando:
    + O competidor recebe 10 Kyong-go ou cinco Gam-jeom como penalidades;
    + O competidor intencionalmente e repetidamente infringe as regras do taekwondo;
    + O competidor manipula o sensor de pontuação em seu uniforme.


GLOSSÁRIO

    – Dobok: uniforme utilizado pelos praticantes do taekwondo. Geralmente branco, é uma espécie de kimono, composto por casaco e calça.

    – Hogu: protetor de tronco, geralmente em cores destacadas, como azul e vermelho. Somente golpes no hogu são válidos para pontuações no tronco.

    – Protetor de cabeça: utilizado pelos atletas para evitar lesões, protege a cabeça inteira, com exceção do rosto.

    – Shijak: comando dado pelo árbitro para que o combate se inicie ou seja retomado.

    – Kal-yeo: comando dado pelo árbitro para que o combate seja interrompido e os atletas se afastem.



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