OBJETIVO
- Percorrer a maior distância possível em um único salto, seguindo as regras estabelecidas para que o movimento seja considerado válido.
FORMATO
- – Cada competidor tem direito a um número pré-determinado de saltos, de acordo com as regras da competição, sendo, de forma geral, um mínimo de três;
– Somente o maior salto de cada atleta é contabilizado ao final da competição para a definição da classificação final.
MOVIMENTO
- O movimento de um saltador é composto por quatro momentos básicos.
– O primeiro é de corrida. O atleta utiliza o espaço da pista para obter aceleração até chegar à tábua;
– O segundo momento é do impulso. O saltador, embalado pela velocidade que atingiu durante a corrida, tenta se aproximar ao máximo da linha, para então saltar, buscando a melhor angulação para avançar a maior distância horizontal possível;
– O terceiro é o do vôo. Com o corpo no ar, o atleta tenta, num primeiro instante, inclinar sua cintura para frente e manter as extremidades (braços e pernas) sem tensão, para obter maior distância percorrida;
– Por fim, o movimento se encerra com a queda na areia. O atleta deve buscar ao máximo aterrisar com equilíbrio suficiente para que seu corpo não penda para trás no impacto, a fim de que não perca alguns centímetros valiosos na medição.
MEDIÇÃO
- A distância percorrida é medida entre a linha limite de corrida, demarcada na tábua, e o ponto de primeiro contato do atleta com a caixa de areia. Por exemplo, se um saltador parar em pé sobre a areia, o local onde seu calcanhar tocou será considerado para a marcação, e não a ponta de seu pé.
A TÁBUA
- – A tábua demarca o local em que é finalizada a pista de corrida e o início da área de medição do salto;
– Sobre ela, há a demarcação de uma linha (na maioria das vezes, vermelha). O saltador pode correr e tomar impulso pisando na tábua, desde que não pise ou ultrapasse tal linha;
– Caso ele não siga a regra, o salto é automaticamente considerado inválido, independente da distância percorrida.
GLOSSÁRIO
- – Queimar o salto: diz-se que o competidor “queimou o salto” quando ele pisa ou ultrapassa a linha que demarca o fim da pista de corrida, tornando o mesmo inválido.
– Grupado: estilo de salto em que o saltador estende pernas e braços para frente, fazendo o movimento de vôo quase que “sentado”.
– Em arco: estilo de salto em que o saltador mantém seu corpo numa posição vertical, com braços soltos e pernas relaxadas, num movimento semelhante a estar “correndo” no ar.
Nao entendo que com tanta areia com é que se pode ver certo o local da batida do calcanhar!
Não é possível comentar.