Regras do Levantamento de Peso (Halterofilismo)

OBJETIVO

    O objetivo do atleta é levantar, acima da altura de sua cabeça e com os braços esticados, a maior quantidade de peso somada entre as provas de “arranque” e “arremesso”.



ARRANQUE

    Na modalidade de arranque, o atleta levanta a barra num único movimento. Começando com a barra no chão, o halterofilista se inclina e a levanta acima da cabeça, conseguindo o impulso ao flexionar as pernas durante o movimento. Para finalizar, o atleta estica as pernas, mantendo a postura ereta para que o levantamento seja válido.


ARREMESSO

Na modalidade de arremesso, o atleta levanta a barra em dois movimentos. Inicialmente, com a barra no chão, o halterofilista se inclina e a levanta até a altura dos ombros. Num segundo momento, o atleta lança rapidamente a barra para cima, separando simultaneamente as pernas, estendendo uma para trás e flexionando parcialmente a outra para frente. Após esse arremesso, o halterofilista lentamente vai adotando a postura ereta do corpo e estendendo os braços para que a barra se mantenha acima de sua cabeça, tornando o levantamento válido.


FORMATO DE DISPUTA

    Os atletas do levantamento de peso são divididos em categorias de acordo com peso corporal (veja seção abaixo). Após a divisão em categorias, a disputa é feita em rodadas de levantamento. Inicialmente, são feitas três rodadas na modalidade de arranque e, em seguida, três rodadas na modalidade arremesso. Cada halterofilista tem o direito a uma tentativa de levantamento por rodada, sendo que o próprio atleta escolhe a quantidade de peso que tentará levantar. Ao final, é considerado apenas o melhor resultado de arranque e o melhor resultado de arremesso. A soma dessas duas marcas define o total final de cada participante. Aquele que conseguir o melhor total final termina a competição como campeão.

CATEGORIAS DO LEVANTAMENTO DE PESO

    Com a intenção de proporcionar uma disputa mais justa entre os competidores, a modalidade é dividida de acordo com o peso corporal dos atletas. A pesagem é feita horas antes do início da competição, para garantir que todos estejam dentro do limite de peso especificado.

    Na disputa feminina, as categorias são divididas em atletas cujo peso corporal é de:
    – Até 48 kg
    – Até 53 kg
    – Até 58 kg
    – Até 63 kg
    – Até 69 kg
    – Até 75 kg
    – Acima de 75 kg

    Na disputa masculina, da seguinte forma:
    – Até 56 kg
    – Até 62 kg
    – Até 69 kg
    – Até 77 kg
    – Até 85 kg
    – Até 94 kg
    – Até 105 kg
    – Acima de 105kg


EQUIPAMENTOS

    Barra: estrutura metálica, utilizada como sustentação para pesos e apoio para os atletas realizarem o levantamento. Na disputa feminina, a barra mede 2,01 metros e pesa 15 kg. Na masculina, 2,20 metros e 20 kg.

    Anilha: peças de metal emborrachadas, que são encaixadas nas barras, com o intuito de aumentar o peso total. Competições internacionais seguem um padrão de cores para as anilhas: verdes para 10 kg, amarelas 15 kg, azuis 20 kg e vermelhas 25 kg. Existem também variações menores, para aumentar o peso total em menor quantidade, seguindo também um padrão: verdes para 1 kg, amarelas 1,5 kg, azuis 2 kg, vermelhas 2,5 kg, brancas tanto para 0,5 kg quanto 5 kg.

    Colar: estrutura metálica utilizada para fixar as anilhas à barra, impedindo que elas se movam durante o levantamento. Cada colar pesa 2,5 kg.



Continua com dúvidas nas regras?

Acesse nosso Tira-Dúvidas e veja as principais perguntas já respondidas!


Um comentário sobre “Regras do Levantamento de Peso (Halterofilismo)

    Jose De Oliveira

    (30 de março de 2018 - 01:14)

    Sensacional e muito informativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *