Conheça as regras do hóquei no gelo e entenda como são feitos os gols, quais são as posições dos jogadores e quais tipos de infrações devem ser marcadas.
OBJETIVO
O objetivo do hóquei é marcar mais gols que a equipe adversária durante os três períodos de jogo. Em algumas competições, em caso de empate, o vencedor é decidido por meio de uma disputa de shootout (pênaltis).
DURAÇÃO E INÍCIO DA PARTIDA
- Três períodos de 20 minutos cada;
- O cronômetro é pausado quando o disco sai de jogo ou o árbitro interrompe a partida em virtude de uma infração;
- Cada equipe tem direito a um pedido de tempo (timeout) de 30 segundos durante o jogo, que pode ser solicitado quando a partida for interrompida;
- Se os bancos de reserva ficarem na mesma lateral da pista, cada equipe começa a partida defendendo o gol mais próximo ao seu respectivo banco;
- Se os bancos de reserva ficarem em laterais opostas da pista, a equipe da casa escolhe qual gol deseja defender no primeiro período;
- Ao final de cada período, as equipes trocam o gol que defendem para a disputa do próximo período;
- Todos os períodos são iniciados com um face-off no ponto central da pista.
A PISTA DE HÓQUEI NO GELO

JOGADORES
- Na pista: seis para cada equipe (um goleiro e cinco jogadores de linha);
- Reservas: 13 reservas de linha, dois goleiros;
- Substituições: ilimitadas. Podem ser realizadas com a partida em andamento. O substituto só pode entrar na pista quando o jogador substituído já estiver fora dela.
POSIÇÕES E FUNÇÕES DOS JOGADORES DE HÓQUEI NO GELO
- Goleiro (goaltender): responsável por defender o gol de sua equipe contra os ataques adversários. Deve possuir reflexos rápidos e força física para que consiga se movimentar com o pesado equipamento que veste. Utiliza o corpo inteiro para bloquear os tiros do oponente à sua meta, além do bastão (stick).
- Defensor (defenseman): divididos em defensor-direito e defensor-esquerdo, são responsáveis por cobrir metade da zona defensiva de sua equipe, com o intuito de impedir que os adversários atirem contra o gol de seu time. Auxiliam na construção de jogadas de ataque.
- Ponta (winger): divididos em ponta-direita e ponta-esquerda, jogam pelas laterais do ataque. São os responsáveis por fazer as jogadas pelos lados e fundo da pista, além de construir lances para as finalizações do central. Em algumas ocasiões, se posicionam à frente do goleiro adversário, para obstruir sua visão e abrir espaço para o arremate de um de seus companheiros.
- Central (center): jogador que atua centralizado na zona de ataque, costuma ser a principal arma ofensiva da equipe e é o responsável por marcar os gols. Faz uma movimentação vertical, avançando quando seu time está em posse do disco e recuando para auxiliar a defesa contra investidas adversárias.
O PUCK (DISCO)
Puck é o nome do disco usado nos jogos de hóquei no gelo. Ele deve estar em conformidade com as seguintes especificações:
- Material: borracha vulcanizada ou outro material aprovado pela liga/competição;
- Cor: majoritariamente preta (logotipos e marcas são aceitos, desde que não excedam 35% da área do puck;
- Diâmetro: 7,62 centímetros (3 polegadas);
- Espessura: 2,54 centímetros (1 polegada);
- Peso: 156 a 170 gramas (5,5 a 6 onças).
O GOL
Um gol ocorre quando um jogador faz um disparo usando o bastão e o disco ultrapassa completamente a linha de gol entre as traves (desde que elas estejam posicionadas corretamente na pista).
No hóquei, um gol é considerado válido nas seguintes situações:
- Um jogador está dentro de sua zona ofensiva e faz um disparo ao gol;
- Um jogador está na zona neutra ou zona defensiva, faz um disparo ao gol e nenhum companheiro está “impedido” (offside) na zona ofensiva;
- Um jogador faz um disparo, o disco desvia nos patins ou no corpo de um companheiro de equipe de forma não intencional e termina no gol;
- Um adversário dispara o disco contra o próprio gol (gol contra);
- Um adversário toca no disco com qualquer parte do corpo ou equipamento e ele termina no gol.
Um gol será invalidado se uma das seguintes situações ocorrer:
- Um jogador da equipe que estiver atacando bate ou arremessa o disco, propositalmente, com qualquer equipamento ou parte do corpo que não seja o bastão;
- Um jogador faz um movimento de chute nítido (moção de pêndulo) e marca um gol;
- O disco desvia em um árbitro e vai diretamente ao gol (NHL) ou mesmo que volte a encostar em qualquer jogador (IIHF) sem intenção;
- Um jogador inelegível da equipe que marcou o gol estiver dentro da pista;
- Um jogador bate no disco com o bastão acima da altura do travessão (nesse caso, é considerada a posição do disco no momento do contato com o bastão);
- O árbitro marca uma infração da equipe que estava no ataque na jogada ou no momento do gol;
- O goleiro ou qualquer outro jogador da equipe que está na defesa é empurrado para dentro do gol junto com o disco;
- As traves estão acidentalmente fora da posição correta;
- O árbitro sinaliza que a jogada deve ser parada, mesmo que esteja sem o apito;
- O disco termina de cruzar totalmente a linha de gol após o período em andamento ter sido expirado.
FACE-OFF
- Cada vez que um período começa ou o jogo é reiniciado após uma paralização, as equipes disputam a posse do disco por meio de um face-off.
- Em um face-off, cada time designa um jogador para disputar o disco. Os jogadores escolhidos ficam de frente um para o outro e não podem movimentar seus corpos ou bastões antes que o árbitro solte o disco no ar.
- Uma vez em jogo, os atletas movem seus bastões para tentar ficar com a posse do disco para si ou passá-lo para um de seus companheiros.
- Os face-offs ocorrem em nove pontos distintos da pista (conforme indicados na imagem). Um período sempre é iniciado no ponto de face-off central. A cada paralização, a partida é reiniciada no ponto mais próximo onde o puck estava quando o jogo foi interrompido ou em que a infração foi cometida. A exceção ocorre quando o disco sai da pista. Neste caso, a disputa ocorre rente à lateral da pista.
OFFSIDE (IMPEDIMENTO)
O offside é uma infração semelhante ao impedimento no futebol e foi criado para impedir que um jogador fique parado próximo ao gol adversário, esperando receber um passe quando sua equipe recuperar a posse do disco.
A regra do offside no hóquei estipula que os jogadores do time que está em posse do disco só podem ultrapassar a linha azul e entrar na zona ofensiva após o disco ultrapassar completamente essa mesma linha. Isso significa que, se qualquer um dos jogadores estiver na zona ofensiva antes que o disco chegue até ela, ele estará “impedido” (offside).
Para que o offside seja marcado, um jogador deve entrar na zona ofensiva antes do disco e uma das ações a seguir ocorrer:
- Um companheiro de equipe passar o disco para ele;
- Um companheiro de equipe em posse do disco cruzar a linha de zona neutra e entrar na zona ofensiva;
- Qualquer ação ou tentativa de bloqueio de um defensor adversário for realizada dentro da zona ofensiva.
Se uma equipe estiver na zona ofensiva e o disco voltar à zona neutra, todos os jogadores do ataque também deverão cruzar a linha azul para retornar à zona neutra. Se não fizerem isso e o disco ultrapassar novamente a linha, avançando para a zona ofensiva, eles estarão “impedidos” e o offside será marcado.
Nesses casos, a partida é interrompida e é reiniciada com um face-off no ponto mais próximo na zona neutra em que a infração aconteceu.
ICING
A infração de icing no hóquei ocorre quando um jogador que está atrás da linha central vermelha bate no disco e ele ultrapassa a linha de gol adversária, indo para o fundo da pista. Neste caso, a partida é interrompida e tem reinício com um face-off no ponto da zona defensiva mais próximo ao local em que o disco foi disparado pelo jogador infrator.
O icing não será marcado se uma das seguintes situações ocorrer:
- O disco desvia em um adversário antes de cruzar a linha de gol;
- O time que dispara o disco está com menos jogadores na pista que a equipe adversária;
- O árbitro julga que a equipe adversária poderia alcançar o disco antes que ele ultrapassasse a linha de gol;
- O árbitro interpreta que a jogada foi uma tentativa de passe e o companheiro de equipe do jogador infrator não conseguiu dominar o disco;
- O tiro se transforma em um gol/vá em direção ao gol e exige uma defesa do goleiro.
Nesses casos citados, a jogada é considerada normal e a partida prossegue.
FALTAS E PUNIÇÕES NO HÓQUEI NO GELO
Além das infrações de offside e icing, nas quais os jogadores não são punidos, existem outros tipos de faltas que prejudicam diretamente o time infrator. Elas são divididas em diferentes categorias:
Punição menor (minor penalty)
Ocorre quando um jogador:
- Utiliza indevidamente o bastão (atinge ou tenta atingir propositalmente o adversário, atinge acidentalmente um oponente acima dos ombros ou arremessa o bastão);
- Agarra um adversário;
- Atinge um adversário abaixo dos joelhos;
- Acerta uma cotovelada ou joelhada;
- Utiliza equipamentos fora dos padrões estabelecidos pela liga;
- Segura o disco com as mãos;
- Causa atrasos na partida deliberadamente;
- Sendo goleiro, ultrapassa a linha central que divide a pista;
- Simula uma queda para tentar induzir uma falta;
- Impede o goleiro de realizar uma defesa, empurrando-o ou encostando nele. Bloquear o campo de visão do goleiro adversário com o corpo não é considerado falta.
Para todos esses casos, o jogador que fez a falta é excluído do jogo por dois minutos cronometrados. Durante esse período, sua equipe deve permanecer com um atleta a menos na pista. Caso o time adversário faça um gol, o jogador poderá retornar à pista, mesmo que dois minutos ainda não tenham passado.
OBS.: uma equipe não pode ter menos que quatro atletas no jogo. Caso um terceiro jogador do mesmo time seja penalizado, ele deverá ser substituído por um reserva e cumprir os dois minutos de exclusão após o término da punição do primeiro infrator.
Punição maior (major penalty)
São faltas mais graves que as menores, que podem causar lesões nos adversários:
- Atingir um adversário com a lâmina do bastão;
- Empurrar um adversário pelas costas, resultando em uma lesão;
- Acertar uma cotovelada ou joelhada que cause uma lesão no adversário;
- Atingir um adversário abaixo dos joelhos, resultando em uma lesão;
- Atingir um adversário pelo seu lado “cego”;
- Empurrar violentamente um adversário que esteja de frente para o vidro que contorna a pista;
- Acertar uma cabeçada no adversário propositalmente;
- Começar ou participar de uma briga.
Para todos esses casos, o jogador que fez a falta é excluído do jogo por cinco minutos cronometrados e sua equipe deve permanecer com um atleta a menos na pista. A exceção ocorre em caso de briga envolvendo jogadores das duas equipes. Neste caso, ambos podem ser substituídos e cada time continua com seis atletas na pista.
Punição por má conduta (misconduct penalty)
Os jogadores também são punidos quando demonstram conduta antidesportiva:
- Discutir ou demonstrar descontentamento de forma exagerada com os árbitros;
- Uso abusivo de palavrões e xingamentos;
- Intervir ou distrair um oponente que esteja numa cobrança de pênalti;
- Provocar um oponente, incitando a violência;
- Jogar propositalmente qualquer parte do equipamento de jogo para fora da pista;
- Sair do banco de reservas para reclamar com os árbitros.
Para casos de má conduta, o jogador é excluído da partida por 10 minutos, podendo ser substituído imediatamente por um de seus companheiros de equipe.
Expulsão por má conduta (game misconduct penalty)
Em casos ainda mais graves de conduta antidesportiva, a punição para o infrator é a expulsão da partida. A expulsão por má conduta ocorre se o jogador:
- Agredir ou confrontar fisicamente árbitros, torcedores, técnicos ou integrantes das comissões técnicas;
- Impedir que os árbitros cumpram sua função;
- Ser o primeiro a entrar em uma briga entre outros dois jogadores;
- Sair da área de infração antes que o tempo de punição tenha sido cumprido;
- Excesso de gestos obscenos;
- Provocações de caráter racial.
Por tais comportamentos, o jogador é expulso da partida e não pode retornar à pista ou ficar no banco de reservas. Ele pode ser substituído imediatamente por um de seus companheiros de equipe.
Exclusão da partida (match penalty)
- Quando um jogador tenta, deliberadamente, causar uma lesão em um adversário, ele é automaticamente excluído da partida. O mesmo ocorre nos casos em que ele comete uma infração, como cabeçada, joelhada, cotovelada, agressão com bastão, empurrão pelas costas e o adversário acaba lesionado;
- Após ser expulso, seu time deve designar um jogador que esteja no banco de reservas para substituí-lo. Esse jogador deverá permanecer na área de infração durante cinco minutos cronometrados, até que possa entrar na pista, deixando a equipe com um jogador a menos durante este período;
- O jogador que fora expulso fica sujeito ao julgamento dos comissários da competição e pode ser suspenso por um determinado número de jogos.
PÊNALTI
No hóquei no gelo, algumas situações resultam na marcação de pênaltis. Os árbitros sinalizam um pênalti em situações como:
- Um jogador tem uma chance clara de gol interrompida por um defensor adversário, que comete uma infração;
- Um jogador ou membro da comissão técnica arremessa qualquer objeto, incluindo um pedaço do bastão, em direção ao disco ou ao adversário que estiver com o controle dele dentro de sua zona ofensiva ou sem nenhum defensor, com exceção do goleiro, entre ele e o gol;
- Um jogador ou membro da comissão técnica que está no banco de reservas entra na pista ilegalmente e interfere em uma jogada em que apenas o goleiro está entre o adversário e o gol;
- Um jogador da equipe que está defendendo tira as traves da posição correta quando um adversário está em condição de marcar um gol;
- Um jogador da equipe que está defendendo agarra, prende contra o corpo, pega ou cai sobre o disco que está dentro da área de seu próprio goleiro.
No momento da cobrança de um pênalti no hóquei no gelo, os seguintes procedimentos são realizados:
- Os jogadores de ambas as equipes, com exceção do cobrador e do goleiro adversário, devem sair completamente da pista e permanecer no banco de reservas;
- O goleiro da equipe infratora se posiciona na área de gol que defende e só pode sair de dentro dela quando o cobrador encostar no disco;
- O cobrador deve permanecer atrás da linha central da quadra até que o árbitro autorize a cobrança;
- O árbitro posiciona o disco parado sobre o ponto central da quadra e autoriza a cobrança ao apitar ou sinalizar;
- Após a autorização do árbitro, o cobrador deve, rapidamente, se dirigir ao disco e tocá-lo, iniciando a cobrança. Durante toda a execução, o cobrador deve se patinar em direção à linha de gol adversário, sem parar o disco novamente, até fazer seu disparo;
- A penalidade é encerrada se:
a. O cobrador marca o gol;
b. O goleiro faz a defesa;
c. O disco ultrapassa a linha de gol;
d. O cobrador interrompe um movimento contínuo em direção à linha de gol adversária;
e. O disco toca as paredes laterais da pista sem ir em direção ao gol.
- Não há rebote durante a execução de uma penalidade, mesmo que o goleiro realize a defesa.
Se, durante um pênalti, o goleiro comete uma infração contra o cobrador, dois cenários são possíveis:
a. Se a cobrança ainda assim resultar em gol, a penalidade será válida e o gol será contabilizado;
ou
b. Se a cobrança não resultar em gol, uma nova penalidade será marcada.
- Após a conclusão da penalidade, os jogadores de ambas as equipes retornam à pista e o jogo é reiniciado por meio de um face-off;
- Em caso de gol, o face-off é realizado no ponto central da quadra;
- Se o pênalti não resulta em gol, o face-off é disputado no ponto mais próximo ao local em que o cobrador disparou o disco.
PRORROGAÇÃO
Dependendo das regras de uma competição, jogos que terminam empatados após a disputa dos três períodos são decididos na prorrogação. As regras da prorrogação do hóquei no gelo são:
- Antes do início da prorrogação, as equipes devem trocar o lado da pista que defenderam no terceiro período;
- A prorrogação pode ser disputada em um período de cinco, 10 ou 20 minutos, de acordo com o estipulado para cada competição;
- A disputa é realizada em formato de “morte súbita”. Isso significa que a primeira equipe a marcar um gol será declarada a vencedora;
- Caso o período de prorrogação termine sem que nenhuma das equipes marque um gol, o vencedor da partida é definido por meio de uma disputa de shootout.
A NHL tem regras exclusivas para a prorrogação. Elas se diferem entre partidas da temporada regular e dos playoffs:
- Durante a temporada regular da NHL, a prorrogação tem duração de cinco minutos e as equipes são formadas por um goleiro e apenas três jogadores de linha. Caso a prorrogação termine sem gols, é realizada uma disputa de shootout;
- Durante os playoffs da NHL, cada período da prorrogação tem duração de 20 minutos e as equipes são formadas por um goleiro e cinco jogadores de linha. São disputados quantos períodos forem necessários até que uma equipe marque um gol. Não há disputa de shootout nos playoffs na NHL.
SHOOTOUT
Em determinadas competições, os jogos que permanecem empatados após o período de prorrogação são definidos na disputa de shootout, nome dado à decisão por pênaltis do hóquei de gelo. Os procedimentos para a realização do shootout são os seguintes:
- Cada equipe tem direito a três cobranças, realizadas alternadamente (A, B, A, B, A e B). A equipe que fizer mais gols dentre as três cobranças possíveis vence a disputa;
- Cada equipe designa três jogadores distintos para executarem as cobranças. Jogadores que terminaram a partida expulsos ou punidos por má conduta não participam da disputa de shootout;
- As cobranças seguem as mesmas regras de execução de um pênalti no tempo regulamentar de uma partida;
- Os goleiros de ambas as equipes podem permanecer na pista durante todas as cobranças. Eles permanecem em lados opostos, posicionados no mesmo gol que defenderam no terceiro período (NHL) ou na prorrogação (IIHF);
- Se, após o total de seis cobranças, as equipes permanecerem empatadas, a disputa seguirá no formato de “morte súbita”. Nesse caso, os times continuarão executando cobranças alternadamente até que uma equipe marque um gol e a outra falhe;
- Regra da IIHF: durante a “morte súbita”, as equipes podem escolher qualquer jogador elegível para realizar as cobranças, incluindo aqueles que já haviam sido designados para as três penalidades iniciais. Se desejar, a equipe pode selecionar o mesmo jogador para todas as cobranças da “morte súbita”;
- Regra da NHL: durante a “morte súbita”, a cada nova cobrança, as equipes devem designar jogadores que ainda não tenham participado da disputa de shootout. Somente após todos os jogadores elegíveis terem executado uma cobrança, a equipe poderá repetir seus cobradores.
GLOSSÁRIO
- Puck: disco de borracha usado nos jogos de hóquei no gelo.
- Stick: bastão utilizado pelos jogadores.
- Assistência: estatística atribuída ao jogador que dá o último passe para que um de seus companheiros marque um gol.
- Breakaway: situação em que o jogador está com o controle do disco sem que nenhum defensor adversário, com exceção do goleiro, esteja entre ele e o gol. É considerada uma chance clara de gol.
- Check: nome dado ao movimento em que um jogador faz uma investida e atinge com o ombro/braço um adversário, com o intuito de fazê-lo perder a posse do disco.
- Charging: infração em que um jogador, em alta velocidade, faz um check com força considerada exagerada, pula ou se arremessa em direção a um adversário, tirando os patins do contato com o gelo e atingindo a parte superior do corpo do oponente (cabeça ou próximo a ela).
- Clipping: infração em que um jogador se abaixa ou se lança com a intenção expressa de atingir os joelhos de um adversário ou qualquer parte do corpo abaixo deles.
- Drop pass: passe em que o jogador lança o puck para um companheiro por trás de suas costas.
- Goalie: forma abreviada para se referir ao goleiro (goaltender).
- Power play: expressão usada para indicar que uma equipe está com mais jogadores na pista que o adversário, em virtude de uma punição.
REFERÊNCIAS
Este artigo foi criado com base nas informações publicadas pela International Ice Hockey Federation – IIHF (conteúdo em inglês) e pela National Hockey League – NHL (conteúdo em inglês).
muito bom , gostei 🙂 !!!
muito legal
assim fica facil de aprender kkkk.Oque a internet não faz!!!!!!!!!
Não é possível comentar.