Conheça as regras do golfe, entenda como este esporte é praticado e quais são as principais expressões usadas para descrever suas jogadas.
OBJETIVO
No golfe, a bola é colocada em uma determinada posição no campo (tee) e o objetivo do jogador é embocá-la nos buracos com menor número de tacadas que conseguir. Para isso, ele dispõe de diversos tipos de tacos, específicos para diferentes distâncias e terrenos.
DURAÇÃO
- A prática do golfe não tem uma duração definida de tempo;
- Os jogadores devem completar todo o percurso do campo, composto por 18 buracos;
- A competição só termina quando todos os golfistas embocam o 18º buraco.
CLASSIFICAÇÃO
- A classificação é definida de acordo com a quantidade de tacadas que o golfista leva para terminar o percurso de 18 buracos;
- O vencedor é aquele que termina a competição com o menor total de tacadas para concluir o percurso inteiro dentre todos os golfistas que participam do torneio.
O CAMPO DE GOLFE E OS OBSTÁCULOS
- Cada campo de golfe é único. Isso significa que não há um padrão de extensão ou posicionamento dos buracos, apesar de seu percurso ter, em média, entre quatro e cinco quilômetros;
- A bola começa sobre o “tee”, uma espécie de pino fincado no solo;
- O objetivo do jogador no primeiro movimento é tentar uma tacada forte e precisa (drive) o suficiente para colocar a bola no “fairway”, parte do percurso com grama aparada, a fim de facilitar a próxima tacada;
- O buraco fica numa região menor chamada “green”, onde a grama é bastante rasteira, auxiliando a precisão de uma tacada de curta distância (também conhecida como “putt””) para embocar a bola;
- Ao redor dos fairways e nas laterais do percurso existem obstáculos. Os mais comuns são lagos e rios, bancos de areia (“bunkers”) e áreas em que a grama não é aparada (“roughs”). Os jogadores devem evitar que as bolas parem nestes lugares, pois as tacadas necessárias para retirá-las deles são de difícil execução;
- Caso a bola caia dentro de um lago ou rio, o jogador pode escolher entre colocá-la de volta no ponto em que realizou a última tacada ou posicioná-la imediatamente ao lado da água. Em qualquer um dos casos, o jogador é penalizado com uma tacada extra contabilizada na soma final da competição;
- Se uma tacada fizer com que a bola vá para fora dos limites estabelecidos do campo e o jogador não for capaz de localizá-la, ele também será punido com uma tacada extra na soma total.
PAR DO BURACO E PAR DO CAMPO
- Para que se tenha uma referência do desempenho dos jogadores, cada buraco tem um índice, que representa a média de tacadas necessárias para conduzir a bola desde a posição de saída até embocá-la. Esse índice recebe o nome de “par”;
- O par é formado pela soma da quantidade de tacadas julgadas necessárias para que a bola viaje do tee ao green, somadas a duas tacadas curtas (putts). Em geral, os pares variam de três a cinco;
- Isso significa que, em um buraco com “par 3”, a média para embocá-lo é de três tacadas (uma do tee ao green e dois putts);
- Os pares são definidos de acordo com a distância entre o tee e o buraco;
- De forma similar, cada campo tem o seu par. O par de um campo de golfe é representado pela soma dos pares dos 18 buracos.
ABAIXO OU ACIMA DO PAR
- Se o jogador emboca a bola na mesma média de tacadas prevista para o buraco, diz-se que ele “fez o par”;
- Se o jogador emboca a bola com menos tacadas do que o previsto para o buraco, diz-se que ele “ficou abaixo do par”;
- Se o jogador emboca a bola com mais tacadas do que o previsto para o buraco, diz-se que ele “ficou acima do par”;
- Não há uma bonificação por “ficar abaixo do par” ou penalidade por “ficar acima do par”. Os pares servem apenas como referência de desempenho. O que é considerado ao final da competição é o total de tacadas que o jogador efetuou para completar o percurso de 18 buracos.
TACOS DE GOLFE
Existem diversas variações de tacos, que são utilizados de acordo com a distância que a bola deverá percorrer e preferência de cada jogador. Entretanto, quatro tipos são os mais comuns:
- Madeira: tacos com a cabeça de madeira costumam ser usados na primeira tacada em buracos que ficam muito longe do tee. Devido ao seu peso e largura, são capazes de gerar maior velocidade e impacto na bola, fazendo com que ela viaje distâncias maiores.
- Ferro: tacos em ferro possuem diversas utilidades, porém são utilizados em situações em que o jogador busca angulações específicas. Devido à sua curvatura, eles podem gerar efeitos (“spins”) diferentes, o que pode ser útil contornar ou encobrir obstáculos.
- Wedge: feitos de uma variação de metal, estes tacos são utilizados em jogadas de maior precisão de média e curta distância, que visam colocar a bola no green. Devido ao peso e formato de sua cabeça, geram maiores alturas nas tacadas, sendo usados também quando o jogador precisa retirar a bola de um obstáculo, como de um banco de areia ou da grama não aparada.
- Putter: também feitos de metal, os putters possuem pouca inclinação e têm cabeças mais baixas que os demais. São tacos designados para bater bolas rasteiras (putts), sendo ideais para serem utilizados no green, onde a grama é aparada por igual e se busca embocar a bola.
VARIAÇÕES DE JOGO
- Duplas ou times: quando o golfe é praticado em equipes, todos os membros devem completar o percurso de 18 buracos. Ao final da competição, são somadas as tacadas de todos os golfistas. A dupla ou time que terminar com o menor total de tacadas vence a disputa.
- Percurso de 9 buracos: em alguns clubes ou competições, um campo mais curto é utilizado, com apenas nove buracos. As regras do golfe aplicadas são as mesmas dos percursos de 18 buracos.
- Match play: variação utilizada na disputa entre poucos jogadores (geralmente dois). Em um match play, é levado em consideração o desempenho em cada um dos buracos. O jogador que precisar do menor número de tacadas para embocar a bola no buraco ganha um ponto. Se os dois jogadores efetuarem o mesmo número de tacadas no mesmo buraco, ambos recebem um ponto. Ao final dos 18 buracos, o jogador que acumular mais pontos vence. EX: no 1º buraco, jogador X emboca a bola em três tacadas, enquanto jogador Z precisa de cinco tacadas para fazer o mesmo. Neste caso, o jogador X receberá um ponto.
GLOSSÁRIO
- Caddie ou caddy: nome dado ao carregador da bolsa de tacos de um jogador. Um bom caddie conhece o percurso e é capaz de compartilhar sua opinião com o golfista, ajudando-o a montar uma estratégia para evitar obstáculos e embocar a bola com o menor número de tacadas possível.
- Golf cart: veículo utilizado para locomoção dentro do percurso. São pequenos carros abertos e de baixa velocidade.
- Birdie: o jogador faz um birdie quando emboca a bola com uma tacada abaixo do par.
- Eagle: o jogador emboca a bola com duas tacadas abaixo do par.
- Albatross: o jogador emboca a bola com três tacadas abaixo do par.
- Condor: o jogador emboca a bola com quatro tacadas abaixo do par.
- Bogey: o jogador faz um bogey quando emboca a bola com uma tacada acima do par.
- Double bogey: o jogador emboca a bola com duas tacadas acima do par.
- Triple bogey: o jogador emboca a bola com três tacadas acima do par.
- Quadruple bogey: o jogador emboca a bola com quatro tacadas acima do par.