Regras do Futsal

DURAÇÃO DA PARTIDA

    – Dois períodos de 20 minutos cada;
    – O cronômetro para quando a bola sai de jogo ou ocorre uma falta, e só volta a correr quando a partida é reiniciada;
    – Intervalo de 10 minutos entre os períodos.



JOGADORES

    – Em quadra: cinco para cada equipe
    – Reservas: nove para cada equipe
    – Substituições: ilimitadas. Podem ser realizadas com a partida em andamento. O substituto só pode entrar em quadra quando o jogador substituído já estiver fora dela. As substituições devem ocorrer na área demarcada na lateral da quadra, em frente aos bancos de reservas.


QUADRA

Regras do Futsal

*Em partidas internacionais, as dimensões da linha de fundo devem ser entre 20 a 25 metros e as laterais entre 38 e 42 metros.


POSIÇÕES DO FUTSAL E FUNÇÕES

    – Goleiro: responsável por defender seu gol contra os ataques adversários. É o único jogador que pode utilizar as mãos e braços para tocar a bola sem cometer uma falta, desde que esteja dentro de sua área.

    – Goleiro linha: uma variação de goleiro, utilizado quando a equipe está perdendo o jogo e resta pouco tempo. Ao contrário do goleiro tradicional, o goleiro linha costuma auxiliar nos ataques e avançar até a quadra adversária. Os times geralmente colocam jogadores de outras posições nesta função, pois possuem maior qualidade de passe e de finalização do que um goleiro comum.

    – Fixo: jogador mais recuado da equipe, fica à frente de sua área de gol e tem como prioridade a marcação. Responsável por iniciar as jogadas de ataque da equipe e pode chegar como elemento surpresa de trás, arriscando chutes de longa distância.

    – Alas (direito e esquerdo): jogam pelas laterais da quadra, avançando durante o ataque e recuando quando seu time está defendendo. Costumam ser jogadores rápidos e habilidosos. São os finalizadores da equipe, por isso é importante que tenham boa pontaria.

    – Pivô: é o jogador mais avançado e que serve de referência no campo de ataque. Pivôs costumam armar jogadas e abrir espaços entre a defesa adversária para que seus companheiros consigam finalizar ao gol ou ele mesmo tenha condição de tentar o arremate. Também são responsáveis por dar o primeiro combate quando o oponente está com a posse de bola.


ÍNICIO DE JOGO

    – Antes da partida ter início, o árbitro se reúne com os capitães das equipes e faz o lançamento da moeda de cara ou coroa. O time que ganhador escolhe o lado da quadra que prefere defender no primeiro tempo. Oponente começa com a posse de bola;
    – No segundo tempo, a equipe que venceu o cara ou coroa começa com a posse de bola e os times invertem os lados da quadra;
    – Para dar a saída de jogo, os jogadores das duas equipes devem estar em seu campo defensivo, sendo que o time que não está com a posse deve respeitar a distância imposta pelo círculo central;
    – A bola é posicionada no centro da quadra e deve ser rolada ou passada para frente para que a saída de jogo seja válida.


POSSE DE BOLA

    – Ao contrário de outros esportes de quadra, no futsal não há um limite de tempo em que o time possa manter a bola sem tentar uma finalização. Por esse motivo, a qualquer momento os adversários podem tentar tomar a bola dos pés de um jogador, desde que o lance seja considerado limpo e não ocorra uma falta;
    – Os jogadores podem tocar a bola com qualquer parte do corpo, com exceção dos braços e mãos;
    – O goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com qualquer parte do corpo, desde que esteja dentro de sua própria área de gol;
    – O goleiro não pode ultrapassar quatro segundos com a posse de bola do seu lado da quadra, seja com ela em suas mãos ou dominando com os pés.


GOLS

    – Gols são o principal objetivo de uma equipe;
    – Para um gol ser validado, a bola deve passar por completo a linha de gol. Se parte de sua circunferência estiver sobre a linha, o gol não será válido;
    – Quando um time sofre um gol, ele recebe a posse de bola. A saída de jogo é dada no meio da quadra, igual ao início de uma partida.


LATERAL

    – Quando a bola sai da quadra por uma das linhas laterais, o time que não tocou nela por último recebe a posse;
    – A cobrança é realizada no mesmo local em que a bola saiu de jogo. Para realizar a reposição, ela deve estar posicionada sobre a linha e o jogador responsável pela cobrança não pode pisar dentro da quadra antes tocar a bola;
    – O jogador tem quatro segundos para recolocar a bola em jogo. Se ultrapassar esse limite, o árbitro dá a reversão;
    – Se o jogador chutar a bola diretamente para o gol e a mesma ultrapassar a linha de gol sem ter sido tocada por outro atleta, o lance não será validado e a equipe adversária receberá a posse em forma de tiro de meta.


TIRO DE META

    – Quando a bola sai pela linha de fundo e a última equipe a tocá-la estava no ataque, o time que defendia recebe a posse de bola;

    – O tiro de meta é cobrado pelo goleiro com as mãos, em qualquer lugar desde que esteja dentro de sua área de gol;


ESCANTEIO OU TIRO DE CANTO

    – Quando o goleiro ou a defesa desviam a bola e ela sai por sua própria linha de fundo, o time adversário recebe a posse;

    – O escanteio deve ser cobrado com a bola posicionada dentro ou sobre o quarto de círculo localizado no encontro entre as linhas de fundo e lateral;

    – O jogador que efetuará a cobrança tem quatro segundos para fazê-lo. Caso ele ultrapasse esse limite, o árbitro marca infração e a equipe adversária recebe uma cobrança de tiro de meta;

    – Os jogadores da defesa devem respeitar a distância de 5 metros em relação à bola antes da cobrança ser realizada.


FALTAS NO FUTSAL

Em alguns casos, o árbitro aplica faltas se o jogador não respeita alguma das regras do futsal, seja enquanto defende ou quando está no ataque.


FALTAS TÉCNICAS

    Faltas que geram tiros livres diretos, ou seja, que podem ser cobrados diretamente na direção do gol adversário são chamadas de faltas técnicas. São consideradas:
    – Atingir o adversário de forma que ele seja impossibilitado de dar continuidade à jogada, incluindo pontapés e pisões;
    – Impedir a trajetória da bola com a mão ou braço;
    – Empurrar o adversário;
    – Dar um carrinho enquanto o adversário está com a posse da bola.
    Nos casos descritos, a bola é posicionada no local onde a infração foi cometida e qualquer jogador da equipe pode realizar a cobrança. O time infrator tem o direito de montar uma barreira para proteger seu gol, desde que esta respeite, no mínimo, três metros de distância em relação à bola.
    Se a falta for cometida dentro da área de gol adversária, o time oponente recebe o direito a uma penalidade máxima. A bola é posicionada na marca do pênalti e a cobrança ao gol é realizada sem barreira.


FALTAS PESSOAIS

    Infrações em que o jogador impede o andamento normal da partida são consideradas faltas pessoais e geram tiros livres indiretos ao adversário. Isso significa que a cobrança não pode ser feita diretamente ao gol do oponente. Ocorrem quando:
    – O jogador leva mais que quatro segundos para cobrar um escanteio ou lateral;
    – O goleiro leva mais que quatro segundos para cobrar um tiro de meta ou recolocar a bola em jogo quando está com ela em suas mãos;
    – O goleiro pega a bola com as mãos após esta ter sido recuada por um companheiro de time.


FALTAS POR INDISCIPLINA

    Em casos em que o jogador pratica um ato antidesportivo, ele é punido com uma falta por indisciplina. Ocorre nos casos:
    – O jogador substituto entra em quadra antes que seu companheiro a ser substituído deixe a área de jogo;
    – O jogador substituto não respeita a área de substituição ao entrar em quadra;
    – O jogador reclama ou xinga o árbitro, o público ou o responsável pelo cronômetro da partida;
    – O jogador troca de camisa sem a autorização do árbitro;
    – O jogador realiza um ato violento contra o adversário, colocando em risco sua integridade física.
    O jogador que comete uma falta por indisciplina é punido com um cartão amarelo ou vermelho, em casos mais graves.


PUNIÇÕES

    – Tiro livre de 10 metros: as regras do futsal permitem que cada equipe pode acumule, no máximo, cinco faltas pessoais e/ou técnicas por período. A partir da 6ª infração, o adversário recebe o direito a um tiro livre direto e sem barreira na marca de 10 metros, que deve ser cobrado em direção ao gol. Caso a falta ocorra mais próxima ao gol, a equipe pode escolher entre colocar a bola na posição em que a infração aconteceu ou mantê-la na própria marca de 10 metros.

    – Exclusão: quando um jogador acumulada cinco faltas pessoais e/ou técnicas, ele é excluído da partida. A equipe pode colocar um substituto em seu lugar.

    – Cartão amarelo: quando o jogador comete uma falta por indisciplina, ele recebe um cartão amarelo, que tem a função de adverti-lo.

    – Cartão vermelho: caso o jogador acumule dois cartões amarelos por indisciplina ou receba diretamente o cartão vermelho, ele será expulso da partida e sua equipe permanecerá desfalcada de um atleta em quadra durante dois minutos. Após o tempo decorrido, poderá colocar um substituto em quadra.
    Caso o adversário marque um gol, o time poderá colocar o substituto na partida antes que os dois minutos sejam cumpridos.


GLOSSÁRIO

– Carretilha ou lambreta: drible em que o jogador coloca a bola entre os dois pés e, com impulso, a joga com altura e força suficiente para encobrir o adversário que está a sua frente.

– Rolinho: drible em que o jogador toca a bola por entre as pernas do adversário.

– Elástico: drible em que o jogador dá dois toques rapidamente na bola, um para o lado de fora e outro para dentro, alterando sua trajetória para confundir o defensor adversário.


Continua com dúvidas nas regras?

Acesse nosso Tira-Dúvidas e veja as principais perguntas já respondidas!


186 comentários sobre “Regras do Futsal

    pietro

    (22 de fevereiro de 2015 - 19:15)

    Muito boa explição, parabéns!

    Roberto

    (31 de março de 2016 - 21:11)

    Ao dar o início da partida o jogador pode chuta direto para o gol sem a ver dois toques?

      Regras dos Esportes

      (7 de abril de 2016 - 17:05)

      Olá Roberto,

      Não pode haver chute direto na saída de bola. Um jogador deve passar a bola para o outro, para que seja válida a jogada.

        Cristiano

        (1 de agosto de 2016 - 19:21)

        No caso,a equipe tomou o gol e vai reiniciar a partida, a regra é a mesma?

          Regras dos Esportes

          (2 de agosto de 2016 - 14:43)

          Olá Cristiano,

          Sim, o reinício da partida deve seguir as mesmas regras. Nesse caso, mesmo após um gol, deve haver um toque antes que a bola seja chutada ao gol.

            Samuel

            (24 de agosto de 2016 - 23:53)

            Se a outra equipe faz o gol temos que esperar todos comemorar???

            Regras dos Esportes

            (25 de agosto de 2016 - 12:51)

            Olá Samuel,

            Sim, a regra prevê que o árbitro só autoriza uma nova saída de bola após todos os jogadores das duas equipes estiverem em suas quadras defensivas. Portanto, somente após a comemoração. Se o árbitro notar exagero na celebração, ele poderá punir a equipe com cartão amarelo.

            Kaue Moura Alves Teles

            (8 de outubro de 2016 - 18:46)

            A regra nao é bem dessa forma. O reinicio apos um gol, assim como o inicio de cada tempo, é considerado um tiro livre indireto, o jogador pode chutar a gol, porém, se nao tocar em ninguem na sua trajetoria, o gol nao será validado. Vlw

    pedro

    (6 de maio de 2016 - 17:12)

    Muita boa esta explicaçao funcionol

    Nayara

    (11 de maio de 2016 - 21:57)

    Se o goleiro pega a bola com a mão fora da area mais mesmo assim acontece da bola entra em seu gol o que acontece? O arbrito tem que parar pra dar o cartão ou da a lei da vantagem?

    Giovanna

    (12 de maio de 2016 - 00:16)

    Excelente!!! Muito fácil de compreender, sem muita enrolação. Obg

    Levy Helder

    (29 de maio de 2016 - 20:21)

    o que acontece se com o primeiro toque na bola da partida um jogador de um time chutar e, sem tocar em nenhum jogador, for gol?

      Regras dos Esportes

      (30 de maio de 2016 - 11:42)

      Olá Levy,

      Neste caso, o gol não será validado e o time adversário receberá a posse da bola através de um tiro de meta, a ser cobrado por seu goleiro.

    Robson

    (15 de junho de 2016 - 10:57)

    Bom dia!! No início da partida o jogador adversário pode tocar na bola depois do primeiro toque,ou tem q esperar o segundo toque do time q começou a partida?

      Regras dos Esportes

      (15 de junho de 2016 - 11:18)

      Olá Robson,

      Após o primeiro toque de saída, a bola fica em jogo e qualquer time/jogador pode tocá-la.

        Val

        (25 de janeiro de 2017 - 14:38)

        Se o time adversário demora para cobrar um escanteio qual o limite de tempo? E tem reversão para isso tb?

          Regras dos Esportes

          (25 de janeiro de 2017 - 22:57)

          Olá Val,

          O limite de tempo para a cobrança de escanteio/tiro de canto é de quatro segundos. Se o jogador não respeitar esse tempo, o árbitro dará um tiro livre indireto para o time adversário no mesmo local da cobrança.

    tiago k p

    (10 de julho de 2016 - 14:30)

    Na cobrança de lateram como funciona?tem que estar com um pé na linha da quadra?e no começo só vale a saida com bola pra frente? e pravoltar pro goleiro como funciona?

      Regras dos Esportes

      (11 de julho de 2016 - 15:03)

      Olá Tiago,

      Para cobrar a lateral, a bola deve estar na linha, um dos pés não há necessidade.
      Para dar a saída de jogo, a bola deve sim ser rolada para a frente.
      Sobre o goleiro, pode-se passar normalmente a bola para ele, porém ele não poderá pegá-la com as mãos, somente tocar com os pés.

    Kelison

    (21 de julho de 2016 - 12:29)

    No futsal é permitido cobrança rapida de falta ? Essa cobrança pode ser feita fora do local onde foi cometido a infração?

    Carlos Fujiwara

    (6 de agosto de 2016 - 17:00)

    A bola está em jogo e o goleiro agarra e chuta direto para o outro gol sem que a bola toque ao chão. O gol é válido?

      Regras dos Esportes

      (8 de agosto de 2016 - 11:20)

      Olá Carlos,

      Sim, o gol é válido. Não seria válido se fosse numa reposição de bola com as mãos apenas.

    Raone Lopes

    (10 de agosto de 2016 - 07:09)

    Se o goleiro lançar a bola com a mão, a bola bater no goleiro adversário e for pro gol. É válido esse gol??

      Regras dos Esportes

      (10 de agosto de 2016 - 10:26)

      Olá Raone,

      Sim, será válido. Qualquer arremesso com as mãos em que haja algum desvio, seja do mesmo time ou adversário, e entre no gol, é considerado um gol válido.

    fernanda

    (15 de agosto de 2016 - 19:40)

    Apos a que falta a cobrança,sera direta sem barreaira no futsal?

      Regras dos Esportes

      (16 de agosto de 2016 - 12:12)

      Olá Fernanda,

      A cobrança de pênalti é feita sem barreira. Da mesma forma, a partir da sexta falta que uma equipe cometer no mesmo período, o adversário terá o direito a fazer uma cobrança direto ao gol, sem barreira.

        Rafael Costa Pinheiro

        (19 de outubro de 2016 - 23:32)

        Olá. No caso da sexta falta. O jogador que sofreu a falta é obrigado a bater ou pode-se escolher qualquer jogador do time para bater no tiro de 10 metros? Obg.

          Regras dos Esportes

          (20 de outubro de 2016 - 10:44)

          Olá Rafael,

          Qualquer jogador pode fazer a cobrança, não há necessidade de ser o mesmo que sofreu a falta.

    Filipe

    (20 de agosto de 2016 - 00:47)

    Na saída de bola ao dar início na partida ou depois de um gol, pode-se tocar para trás como é feito na nova regra do campo? Ou na quadra a saída ainda é obrigatoriamente para a frente? Obrigado!

      Regras dos Esportes

      (20 de agosto de 2016 - 10:57)

      Olá Filipe,

      No futsal continua valendo a regra de que na saída de jogo a bola deve ser rolada para frente.

    Arthur

    (24 de agosto de 2016 - 11:53)

    Qual é a penalidade para o goleiro que agarra com a s mãos fora da área?

      Regras dos Esportes

      (25 de agosto de 2016 - 12:47)

      Olá Arthur,

      Ele recebe cartão amarelo e o time adversário tem direito a um tiro livre direto.

    SAMUEL ANDRADE DE SOUZA

    (30 de agosto de 2016 - 01:09)

    O JOGADOR EXPULSO ELE PODE SAIR OBRIGATORIAMENTE PELA AREA DE SUBSTITUIÇAO OU OPDE SAIR POR QUALQUER PONTO DENTRO DA QUADRA?

    Leonardo

    (2 de setembro de 2016 - 21:56)

    mais vale o jogador qui esta jogando passar por tras do gol ,tipo fingir qui saiu e volta pelo outro lado ?

      Regras dos Esportes

      (5 de setembro de 2016 - 10:59)

      Olá Leonardo,

      Não é válido! Qualquer tentativa de ludibriar árbitros e adversários é considerada uma falta.

    Wilian

    (8 de setembro de 2016 - 15:34)

    No tiro de meta, o goleiro não pode jogar a bola para a quadra do adversário? O inicio do jogo ainda é feito para frente?

      Regras dos Esportes

      (8 de setembro de 2016 - 15:58)

      Olá Willian,

      Pode sim fazer a cobrança para a quadra de ataque.
      O jogo deve ser obrigatoriamente iniciado com a bola rolada para frente.

    Waguinho

    (12 de setembro de 2016 - 09:35)

    Bom dia, se a bola sair na linha de fundo o goleiro pode colocar a bola no chão e chutar no gol? E se for gol e válido ?

      Regras dos Esportes

      (12 de setembro de 2016 - 14:27)

      Olá Waguinho,

      O goleiro não pode fazer isso, a jogada não será válida. A reposição de tiro de meta deve sempre ser feita com as mãos e ele deve passar a bola para outro jogador, ele não pode repor a bola para si mesmo.

    Joana Melo

    (13 de setembro de 2016 - 23:34)

    No futsal pode trocar de goleiro na cobrança de um penalti? Posso colocar um que está na linha para agarrar o penalti?

      Regras dos Esportes

      (14 de setembro de 2016 - 11:21)

      Olá Joana,

      A substituição é permitida sim, lembrando que elas são ilimitadas durante a partida.

    Danilo

    (18 de setembro de 2016 - 02:01)

    Por exemplo, após um chute o jogador aniversário dá um carrinho pra desviar a trajetória da bola, msm q este ñ esteja perto d nenhum outro jogador, isso é falta também?

      Regras dos Esportes

      (19 de setembro de 2016 - 11:14)

      Olá Danilo,

      Os carrinhos no futsal são válidos se forem para bloquear chutes (como você citou), interceptar linhas de passe ou evitar a saída de bola pela lateral ou linha de fundo, sendo que o adversário deve estar fora de alcance durante a realização do movimento.

        Diogo

        (7 de novembro de 2016 - 21:55)

        Em quais casos o goleiro pode utilizar o balão em vez de sair arremessando com a mão ???

          Regras dos Esportes

          (9 de novembro de 2016 - 10:19)

          Olá Diogo,

          Em casos em que a bola já esteja rolando, ou seja, após uma defesa. Não pode sair jogando dessa forma após um tiro de meta, por exemplo.

    FLAVIO

    (19 de setembro de 2016 - 13:28)

    BOA TARDE ! GOSTARIA DE SABER , NA COBRANÇA DE UM LATERAL ,CHUTADO PARA O GOL . O GOLEIRO TENTO SEGURAR A BOLA E SOLTO PARA DENTRO DO GOL, ISTO NAO VALE O GOL?

      Regras dos Esportes

      (20 de setembro de 2016 - 11:03)

      Olá Flavio,

      O gol será válido. À partir do momento em que a bola desvia em um jogador, seja companheiro de equipe ou adversário, ela pode ir em direção ao gol, que a jogada será considerada legal.

    Tulio

    (20 de setembro de 2016 - 20:00)

    Se o seu jogador tocar para o goleiro, o goleiro pode pegar com as mãos? no futsal!

      Regras dos Esportes

      (21 de setembro de 2016 - 15:10)

      Olá Tulio,

      Não pode, se o jogador recuar a bola para o goleiro, ele só poderá utilizar os pés para tocar nela.

    isadora

    (30 de setembro de 2016 - 10:41)

    Qual a distancia entre a marca do penalti ate o gol?

    Matheus

    (30 de setembro de 2016 - 17:01)

    No campeonato da minha escola, um time estava ganhando por 9×1 aos 5 minutos do segundo tempo, então houve uma confusão entre jogadores da partida e jogadores que não eram de nenhum dos times que estavam jogado, então o time que estava perdendo simplesmente deixou a partida. Qual a medida correta a ser tomada a respeito do resultado final do jogo? Seria WO? Reinicia-lá?

      Lucas Alves de Aguiar

      (30 de setembro de 2016 - 22:31)

      Se tiver ocorrido mais de 60% da partida pode ser encerrada com o resultado q estiver acontecendo no caso de vcs 9×1…
      Se n houver o outro time perde por wo pq abidicou de jogar…
      A remarcação do jogo se da qdo ocorre o cancelamento por causas naturais como chuva falta de luz, etc…

        Matheus

        (1 de outubro de 2016 - 11:33)

        Vlw!

    Lucas Alves de Aguiar

    (30 de setembro de 2016 - 21:38)

    A bola sai à linha de fundo o goleiro na saida de bola rola a bola ao chao e chuta pro outro gol…
    O gol eh regular ou irregular?

      Regras dos Esportes

      (3 de outubro de 2016 - 13:39)

      Olá Lucas,

      O gol será irregular. Após um tiro de meta, o goleiro deve obrigatoriamente sair jogando com as mãos e deve passar a bola para outro jogador antes que ele mesmo possa tocar nela com os pés.

    Ângelo Caron

    (5 de outubro de 2016 - 11:02)

    Tenho uma dúvida…a equipe co segue sua 6 falta tiro livre 10 metros ou se estiver pra frente o atleta preferir no local da falta ok!!! Aí vem a dúvida?.?
    Poderá substituir um atleta que esteja em quadra por outro que esteja no banco só pra entrar e bater o tire livre e se na penalidade máxima pode fazer a mesma substituição??????
    Outra dúvida a equipe pede tempo técnico e ao retornar ela faz substituição de atletas durante tempo técnico isso é válido…ou atleta tem que entrar em quadra e assim que o árbitro autorizar reinicio do jogo ai poderá substituir o atleta??????

      Regras dos Esportes

      (5 de outubro de 2016 - 16:27)

      Olá Ângelo,

      Sim, é possível fazer a substituição para que um atleta do banco entre e realize a cobrança de tiro livre ou penalidade.
      A substituição não pode acontecer durante um tempo técnico, somente com a partida em andamento ou durante uma paralisação por falta.

    Ângelo Caron

    (5 de outubro de 2016 - 11:05)

    Uma dúvida decisão de penalidades….quem poderá efetuar as cobranças apenas os atletas que terminaram a partida ou qualquer atleta que estiver no banco de reservas??????

      Regras dos Esportes

      (5 de outubro de 2016 - 16:29)

      Olá Ângelo,

      Em uma decisão de cobranças por pênaltis, qualquer jogador inscrito na partida pode realizar as cobranças, mesmo que ele tenha terminado a partida no banco de reservas.

    WELLINGTON VEGGI CABRAL DE OLIVEIRA

    (8 de outubro de 2016 - 13:50)

    Bom dia, sobre a saída de bola, tanto como reposição ou inicio da partida, fui informado que foi validado o tiro direto sem o toque, fiquei na duvida e estou pesquisando sobre mas não achei essa atualização da regra.

      Regras dos Esportes

      (10 de outubro de 2016 - 09:25)

      Olá Wellington,

      Segundo a Regra 8 no manual da federação internacional (que no caso é a FIFA, mesma fereração do futebol de campo), a saída de bola ocorre tanto no início de um tempo quanto após um gol. Nela, a bola deve obrigatoriamente ser rolada para frente da linha central, porém um gol não pode ser marcado diretamente.

    joao perereca

    (9 de outubro de 2016 - 03:07)

    regras de futsal 2016 eu quero saber se qualquer carrinho no futsal e expulsao direta

      Regras dos Esportes

      (10 de outubro de 2016 - 09:33)

      Olá Joao,

      Não! Se o carrinho for para bloquear um chute ou cortar uma linha de passe, desde que esteja a uma distância que não coloque em risco o adversário, ele não receberá punição. Se o carrinho atinge o adversário e o árbitro considera como falta violenta, ele poderá expulsar o atleta.

    Jovane Oliveira

    (9 de outubro de 2016 - 23:16)

    Existe mesmo a punição para a equipe, tipo cartão amarelo. Como se aplica?

      Regras dos Esportes

      (10 de outubro de 2016 - 09:32)

      Olá Jovane,

      O cartão amarelo é aplicado em casos de indisciplina, atraso proposital de recomeço de jogo, não cumprimento da distância da bola quando está defendendo (em escanteios, faltas etc), entrar ou sair de campo sem a liberação do juiz.

        Jovane Oliveira

        (10 de outubro de 2016 - 15:05)

        Olá boa. Eu me referia a uma punição para a equipe e não para um jogador específico. Existe isto ou não.?

          Regras dos Esportes

          (11 de outubro de 2016 - 10:11)

          Olá Jovane,

          Não há cartão amarelo para equipe, apenas individualmente para cada jogador. A punição coletiva que existe é em relação ao número de faltas. Após a quinta falta num período, o time adversário ganha o direito a chutes diretos sem barreira nas faltas subsequentes.

    Lucas

    (10 de outubro de 2016 - 10:34)

    Bom dia

    Em uma disputa por penaltis

    Pode haver a troca de goleiros durante as cobranças?

      Regras dos Esportes

      (10 de outubro de 2016 - 10:56)

      Olá Lucas,

      Não. A partir do momento em que um goleiro foi designado, ele deve permanecer durante todas as cobranças do adversário.

        Lucas

        (10 de outubro de 2016 - 11:13)

        Voce tem como me encaminhar onde encontro isso na regra por favor

        É uma questão importante em um campeonato, pode ser por email mesmo

          Regras dos Esportes

          (11 de outubro de 2016 - 10:09)

          Olá Lucas,

          Desculpe! Administro também a página de futebol de campo e pensei que a questão havia sido sobre ela. Para esclarecer: no FUTSAL pode haver troca de goleiros a qualquer momento durante as disputas por pênaltis. Isso está previsto no manual da FIFA (pode acessar aqui, em inglês), página 62: “A goalkeeper may be replaced by any player while kicks are being taken from the penalty mark”

    Jovane Oliveira

    (10 de outubro de 2016 - 19:02)

    Obs:
    Em relação ao escanteio, de acordo com a regra o jogador pode sim por um dos pés dentro da quadra. Certo?

      Regras dos Esportes

      (11 de outubro de 2016 - 10:14)

      Olá Jovane,

      Em uma cobrança de escanteio não há nenhuma infração se o jogador pisar dentro da quadra antes de entrar em contato com a bola. Jogada normal.

    Wendhel

    (13 de outubro de 2016 - 12:57)

    Se um jogador que esta nalinha for substituodo ele podera voltar no !esmo jogo?

      Regras dos Esportes

      (13 de outubro de 2016 - 14:26)

      Olá Wendhel,

      Sim, as substituições do futsal são ilimitadas e um mesmo jogador pode sair e entrar na partida diversas vezes.

    Caio

    (16 de outubro de 2016 - 00:56)

    Oi galera se eu precisar para o goleiro e ele p pegar com o pé é falta?

      Regras dos Esportes

      (17 de outubro de 2016 - 09:09)

      Olá Caio,

      Não. Passes para o goleiro são válidos a qualquer momento, desde que ele domine a bola com os pés. Porém, o recuo só é válido uma única vez quando estiver no campo de defesa. Para voltar a recuar para o goleiro, a bola deve passar a metade ofensiva da quadra, antes de retornar para a metade defensiva.

    Felipe

    (17 de outubro de 2016 - 19:38)

    Olá, se o goleiro agarrar o chute do adversário, ele pode “quebrar” a bola (chutar a bola no ar, logo após soltar a bola das mãos, sem tocar no chão), como no futebol de campo?

      Regras dos Esportes

      (18 de outubro de 2016 - 08:55)

      Olá Felipe,

      Sim, a jogada é válida, o goleiro não precisa quicar a bola ao chão antes de chutá-la. É raro de ver, pois os goleiros do futsal são treinados para sair jogando com toque de bola, mas é um movimento válido.

    Jaqu

    (22 de outubro de 2016 - 16:30)

    Se um jogador cobra um tiro livre indireto para dentro da meta adversária , com a bola tocando no goleiro em sua trajetória.O gol é válido?

      Regras dos Esportes

      (29 de outubro de 2016 - 20:17)

      Olá Jaqu,

      Sim, a partir do momento que a bola toca um segundo jogador, independente do time, o lance é válido.

    Ivo

    (31 de outubro de 2016 - 19:50)

    Quando a bola bate na mao sem querer e eh marcado falta, essa falta eh direta ou dois toques ?

      Regras dos Esportes

      (1 de novembro de 2016 - 13:11)

      Olá Ivo,

      É falta direta. Faltas indiretas ocorrem em recuos de bola em que o goleiro pega a bola com as mãos, jogada perigosa que não atinge o adversário ou impeça que o goleiro adversário faça a reposição de bola.

        Ivo

        (1 de novembro de 2016 - 17:19)

        Obg

    Rafael

    (2 de novembro de 2016 - 05:29)

    Ola gostaria de saber se no ato de uma defesa do goleiro acontece em que o goleiro pisou fora da área mas manteve a bola nas mãos dentro da área,deve ser marcado alguma infração?

      Regras dos Esportes

      (3 de novembro de 2016 - 08:54)

      Olá Rafael,

      Não há infração. O importante é o local onde a bola está. Se em nenhum momento ela saiu de dentro da área, mesmo que o corpo do goleiro saia, não há falta.

    Bruno

    (2 de novembro de 2016 - 21:12)

    No inicio do jogo oque e marcado quando um jogador chuta a bola diretamente ao gol adiversario e a mesma entra no gol sem tocar em outro jogador?

      Regras dos Esportes

      (3 de novembro de 2016 - 08:58)

      Olá Bruno,

      Caso a bola entre diretamente, será marcado um tiro de meta para o time adversário e o gol não será validado.

    Giovani gomes

    (6 de novembro de 2016 - 15:02)

    Olá boa tarde. Quantas vezes o goleiro pode receber um passe do seu jogador dentro de sua área?

      Regras dos Esportes

      (9 de novembro de 2016 - 10:14)

      Olá Giovani,

      Não há um limite de vezes que os jogadores podem fazer o passe para seu goleiro, desde que a bola ultrapasse a metade da quadra. A única limitação é que ele não pode segurar a bola nas mãos.

    Alan

    (6 de novembro de 2016 - 19:45)

    na cobrança por pênaltis sendo q todos q estavam em quadra ja bateram e vao para as alternadas o jogador q tava fora pode entra e bater o pênalti ou nao tem q reiniciar so com qem tava em quadra?

    Alex sousa

    (7 de novembro de 2016 - 22:57)

    Numa partida o árbitro apita o final da partida , mais o jogador concluiu a gol , so que no meio do caminho outro jogador desvia a bola pro gol , esse gol e válido ?

      Regras dos Esportes

      (9 de novembro de 2016 - 10:35)

      Olá Alex,

      Se o jogador chutou a bola antes do apito final e ela desviou num adversário, o gol é válido. Porém, se ele chutou após o apito ou se quem desviar for um companheiro de equipe, o gol não pode ser validado.

      jp

      (23 de novembro de 2016 - 22:03)

      Olá Alan .batem as cobranças os jogadores que estão no banco de reservas

    Diogo Vieira

    (8 de novembro de 2016 - 20:05)

    Se o jogador der o carrinho e o outro jogar pular e não haver o toque, é falta ?

      Regras dos Esportes

      (9 de novembro de 2016 - 10:23)

      Olá Diogo,

      Sim, será falta. No futsal, o carrinho só é permitido para bloquear chutes e cortar linhas de passe. Se ele coloca em risco um adversário, mesmo sem atingir, o árbitro apita falta.

    Angelica Albuquerque

    (10 de novembro de 2016 - 06:33)

    Com quantas faltas coletivas um time sofre o tiro livre sem barreira

      Regras dos Esportes

      (10 de novembro de 2016 - 08:59)

      Olá Angelica,

      Na sexta falta, o time tem direito ao tiro livre sem barreira.

    Alessandra

    (10 de novembro de 2016 - 22:12)

    Olá.
    Preciso de esclarecimentos para saber se está certo. Goleiro defendeu bola com as mãos e chutou para gol adversario. Fez 2 gols. Árbitros validaram gols. Depois de 2 dias, coordenacao do campeonato csncelou jogo e terao que jogar novamente justificando que goleiro não podia fazer gol. No regulamento do campeonato traz informações que goleiro pode jogar como qualquer outro jogador. A validação dos árbitros é soberana ou pode ser cancelada? Socorro!

      Regras dos Esportes

      (11 de novembro de 2016 - 17:14)

      Olá Alessandra,

      Se o regulamento da competição não há nada que impeça o gol de ser validado, não há motivo para o jogo ser cancelado. Entendo que nesse caso o time do goleiro deve apresentar esse regulamento como defesa.

    Jonantha

    (12 de novembro de 2016 - 21:14)

    Sobre o goleiro de futsal faz um defesa depois passa a bola para um companheiro de time se o goleiro receber a bola novamente é falta?

      Regras dos Esportes

      (18 de novembro de 2016 - 08:42)

      Olá Jonantha,

      Sim, ele não pode receber novamente a posse de bola. O jogador que ele fez o passe deve tocar para outro companheiro de equipe antes que o goleiro possa novamente receber a bola.

    Gabriel nery

    (14 de novembro de 2016 - 00:03)

    No caso duma substituição fora da área demarcada quem deverá tomar o cartão amarelo o jogador que ta entrando , o que tá saindo ou os dois ?

      Regras dos Esportes

      (18 de novembro de 2016 - 09:10)

      Olá Gabriel,

      O jogador que está entrando é quem recebe o cartão amarelo, pois é considerado o “culpado” pelo erro, já que ele não estava em quadra, logo não estaria autorizado a jogar até que o substituição fosse feita corretamente.

    Dione carlos

    (14 de novembro de 2016 - 11:08)

    Quando acaba o jogo e vai para os pênaltis o goleiro pode ser trocado por qualquer jogador até mesmo goleiro linha ??? Ou tem que trocar antes de acabar o jogo ???

      Regras dos Esportes

      (18 de novembro de 2016 - 08:50)

      Olá Dione,

      A troca pode ser feita após o término do jogo, não há necessidade de fazer a substituição antes do tempo se esgotar.

    Mailson Guedes

    (14 de novembro de 2016 - 15:29)

    Gostei dos esclarecimento das regra do futsal.

    Queria saber se o gileiro pode sair pra frente nas penalidades

      Regras dos Esportes

      (18 de novembro de 2016 - 08:51)

      Olá Mailson,

      Não pode! O goleiro pode se mover lateralmente sobre a linha de gol, porém caso ele dê passos para frente e faça a defesa, a cobrança deverá ser repetida.

    vanderson Rodrigues

    (18 de novembro de 2016 - 10:50)

    Olá! No início de uma partida e permitido rola a bola pra trás?

      Regras dos Esportes

      (18 de novembro de 2016 - 11:02)

      Olá Vanderson,

      Não, o primeiro toque deve ser sempre para frente, em direção à quadra adversária.

    jp

    (23 de novembro de 2016 - 22:09)

    na hora do penalti é permitido o goleiro avançar um pouco para frente na hora da cobrança?

      Regras dos Esportes

      (23 de novembro de 2016 - 22:40)

      Olá JP,

      A regra determina que o goleiro comente pode se movimentar lateralmente, sobre a linha de gol. Se ele se adiantar e defender a cobrança, o árbitro deve anular a jogada e pedir que ela seja novamente executada. Porém, claro, um avanço mínimo acaba sendo permitido pelos juízes no geral.

    Kenneth

    (26 de novembro de 2016 - 16:05)

    O goleiro em sua meia quadra tem 04 segundos para passar a bola. Quanto tempo o goleiro linha pode ficar com a posse da bola na meia quadra do adversário?

      Regras dos Esportes

      (27 de novembro de 2016 - 10:13)

      Olá Kenneth,

      Assim como o goleiro tradicional, o goleiro linha também pode ficar em posse durante quatro segundos enquanto estiver em sua quadra defensiva. Na verdade, todas as regras aplicadas ao goleiro são igualmente aplicadas ao goleiro linha.

    jp

    (28 de novembro de 2016 - 13:03)

    no futebol de campo, para que serve a meia-lua da grande área?

      Regras dos Esportes

      (1 de dezembro de 2016 - 11:31)

      Olá JP,

      A meia lua serve para determinar a distância entre a bola na cobrança de pênalti e os demais jogadores que não farão a cobrança.

    Ronnyelson

    (28 de novembro de 2016 - 15:29)

    Um time de futsal tem 5 jogadores , não tem nenhum reserva , está vencendo por 5a4,uma semi final, faltando segundos para acabar o jogo é dois jogadores desse time são expulso , e o time só fica cm 3 jogadores em quadra , 1 gol,e 2 jog de linha , o q acontece cm o jogo ? é paralisado? , WO pro time q tá perdendo? É como será a final se o time não tem jogador pra jogar? Dúvida muito grande.

      Regras dos Esportes

      (1 de dezembro de 2016 - 11:45)

      Olá Ronnyelson,

      O mínimo de jogadores que uma partida deve ter são três para que ela termine de ser disputada. Nesse caso que você citou, a partida continuaria normalmente.

    Daniel Berg

    (6 de dezembro de 2016 - 00:38)

    No futsal na saída de bola se o goleiro lançar a bola com as mãos e ela tocar apenas no goleiro oposto e entrar no gol é gol?

      Regras dos Esportes

      (6 de dezembro de 2016 - 21:04)

      Olá Daniel,

      Sim! A partir do momento em que a bola toca em qualquer outro jogador, seja adversário ou do mesmo time, a jogada é válida.

    Ronaldo

    (20 de dezembro de 2016 - 09:28)

    Tem limitação de goleiros em uma partida de Futsal?! Exemplo se a equipe tem dois goleiros e vai para os Penatys, pode optar por colocar um Goleiro Linha para defender as Penalidades?!

      Regras dos Esportes

      (23 de dezembro de 2016 - 09:19)

      Olá Ronaldo,

      A qualquer momento de uma partida, incluindo em decisões por pênaltis, a equipe pode colocar qualquer jogador como goleiro.

    Evair

    (20 de janeiro de 2017 - 00:30)

    A bola foi defendida pelo goleiro e ao repor ela em jogo o seu companheiro tem que deixar a bola sair da área ou não?

      Regras dos Esportes

      (23 de janeiro de 2017 - 16:23)

      Olá Evair,

      Não há necessidade de esperar que ela saia da área para que um companheiro toque na bola.

        Evair

        (24 de janeiro de 2017 - 01:06)

        Valeu, obrigado por tirar essa dúvida.

    Rogerio

    (24 de janeiro de 2017 - 22:31)

    Gostaria dr saber ao cobrar o lateral para goleiro e falta ?tiro de reto ou não falta

      Regras dos Esportes

      (25 de janeiro de 2017 - 22:52)

      Olá Rogerio,

      Não é falta. Cobranças de lateral podem ser feitas normalmente para o goleiro, desde que ele não pegue a bola com as mãos.

    Régis

    (27 de janeiro de 2017 - 20:51)

    Gostaria de saber se na cobrança do tiro livre o goleiro pode se adiantar?

      Regras dos Esportes

      (27 de janeiro de 2017 - 22:18)

      Olá Régis,

      Sim, o goleiro pode se adiantar, porém deve manter uma distância mínima de cinco metros da bola até que a cobrança seja realizada.

    Marcio Abreu Camilo

    (30 de janeiro de 2017 - 22:05)

    Gostaria de Saber se no futsal é necessário apitar quando a bola sai pra escanteio ou tiro de meta , e quando a bola sai pela linha lateral???

    Preciso apitar pra bater escanteio, tiro de meta e lateral??? No futsal

      Regras dos Esportes

      (1 de fevereiro de 2017 - 11:34)

      Olá Marcio,

      O árbitro segue as seguintes regras:

      – Lateral: aponta o lado da marcação e fica com o braço levantado até a cobrança;

      – Escanteio: aponta a marcação e apita para a cobrança;

      – Tiro de meta: aponta a marcação e fica com o braço levantado até a cobrança.

    Giliarde

    (3 de fevereiro de 2017 - 13:15)

    boa tarde, caso a equipe esteja com o goleiro linha o mesmo repor a bola em jogo depois q a bola saiu pela linha de fundo, oque deve ser marcado?

      Regras dos Esportes

      (4 de fevereiro de 2017 - 23:59)

      Olá Gilliarde,

      Não há nenhuma irregularidade nesse lance. O goleiro linha deve seguir as mesmas linhas do goleiro convencional. Repor a bola é um lance normal do jogo.

    Maciel

    (22 de fevereiro de 2017 - 13:42)

    Se a falta é cometida dentro da área e foi marcado tiro livre indireto, o jogador pode chutar a bola no jogador adversário para desviar e fazer o gol ou tem que ter dois toques para o gol ser válido?

      Regras dos Esportes

      (22 de fevereiro de 2017 - 14:05)

      Olá Maciel,

      No caso de tire livre indireto, será válido sim o cobrador chutar de propósito no adversário e se entrar, valerá o gol. A regra prevê que numa falta assim, o gol não pode acontecer no primeiro toque na bola. Porém se ela encostar em qualquer outro jogador, independente da equipe, o lance é considerado normal e válido.

    Renato

    (26 de fevereiro de 2017 - 15:54)

    Um goleiro pode sair jogando e passar do meio da quadra?

      Regras dos Esportes

      (28 de fevereiro de 2017 - 21:09)

      Olá Renato,

      Sim, a qualquer momento, o goleiro pode ultrapassar a metade da quadra, assim como os demais jogadores.

    Valquíria

    (8 de março de 2017 - 10:05)

    Em uma partida o adversário chuta a bola no braço, onde o mesmo estava colocado ao corpo e considerado falta?! Ou a falta só é válida quando à a intenção de desviar a trajetória da bola?!

      Regras dos Esportes

      (9 de março de 2017 - 23:48)

      Olá Valquíria,

      Esses lances são definidos pela interpretação do árbitro. Ele só apita a falta se considera que o jogador impediu a passagem da bola deliberadamente com as mãos ou braços.

    Isael

    (18 de março de 2017 - 22:28)

    Olá! Acho que todos aqui tem essa dúvida ,
    No tiro livre quando o time adversário já estourou a tanto de faltas no meu time ….
    No tiro livre eu posso rolar a bola pra outro jogador bater ?

      Regras dos Esportes

      (20 de março de 2017 - 19:08)

      Olá Isael,

      Não pode! Após a quinta falta, os tiros livres diretos sem barreira devem, obrigatoriamente, ser cobrados diretamente à meta adversária, com o intuito de marcar um gol. É proibido tentar qualquer tipo de passe, seja para frente ou para trás.

    Nailson

    (21 de março de 2017 - 01:54)

    Olá tudo bom gostaria de saber se é válido.estavamos a começar a partida quando meu amigo rolou a bola e eu chutei fazendo o gol .Esse gol e válido?

      Regras dos Esportes

      (21 de março de 2017 - 13:46)

      Olá Nailson,

      Sim, é válido. Não há nenhuma regra que impeça um gol de ser marcado logo após dar a saída de jogo.

    Helvio

    (4 de abril de 2017 - 01:01)

    Excelente material para consulta rápida. Parabéns! Achei somente um equívoco no caso de se levar mais de 4 segundos para bater o escanteio. A regra da FIFA determina reversão para tiro de meta (e não tiro livre indireto). (Regra 17)

    Jorge

    (10 de abril de 2017 - 22:02)

    Se o goleiro arremesar a bola direto pro gol e bater na trave e entrar o gol e válido?

      Regras dos Esportes

      (11 de abril de 2017 - 11:53)

      Olá Jorge,

      Não é válido. Quando o goleiro coloca a bola em jogo com as mãos, ela deve encostar obrigatoriamente em outro jogador, seja ele seu companheiro de time ou adversário, para que um gol seja válido.

    Sara

    (20 de abril de 2017 - 18:07)

    AMEI!! PRECISAVA PARA FAZER UM TRABALHO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESSE FOI O UNICO SITE EM QUE EU ACHEI.

    Camila de Medeiros

    (5 de maio de 2017 - 00:36)

    O goleiro rola a bola e sai jogando e chuta para o gol. Esse gol é válido? Mesmo sem ter pegado em ninguém?

      Regras dos Esportes

      (8 de maio de 2017 - 18:57)

      Olá Camila,

      Desde que não tenha ocorrido numa reposição de bola após um tiro de meta ou falta, é válido sim!

    alexandra

    (21 de maio de 2017 - 16:12)

    o goleiro pode fazer a cobrança de uma penalidade máxima?

    Arthur

    (25 de maio de 2017 - 23:17)

    Olá, se um goleiro sai jogando com os pés, após uma defesa, é fica mais de 4 segundos com ela nos pés antes do meio da quadra. É tiro livre direto ou indireto?

      Regras dos Esportes

      (26 de maio de 2017 - 12:39)

      Olá Arthur,

      Será marcado tiro livre indireto. O local da cobrança será onde o goleiro estava em posse da bola quando o árbitro apitou a infração.

    Alana

    (19 de junho de 2017 - 11:39)

    Bom dia!

    Qual a distância entre barreira e cobrança de falta direta? E a distância do adversário nas faltas indiretas? E ainda a distância do adversário e a cobrança de lateral?

      Regras dos Esportes

      (20 de junho de 2017 - 13:18)

      Olá Alana,

      Para cobrança de tiro livre direto, indireto e lateral, a distância que o adversário deve respeitar é sempre a mesma: mínimo de 5 metros.

    David

    (20 de julho de 2017 - 07:54)

    O jogador tem um tempo pra cobrar a falta?? Tipo o lateral q tem o tempo de 4 segundos.

    Flávio Antônio Moreira

    (7 de agosto de 2017 - 16:47)

    A segunda bola pro goleiro pode voltar só quando tocar num adversário ou quando passar a bola do meio da quadra?

      Regras dos Esportes

      (14 de agosto de 2017 - 12:41)

      Olá Flávio,

      Se a bola encosta num adversário, pode ser recuada para o goleiro imediatamente. Caso não encoste em nenhum adversário, é obrigatório que ela passe a linha de meio da quadra para que se possa recuar novamente para o goleiro.

    Théo

    (31 de agosto de 2017 - 13:03)

    Bola na mão é falta no futsal ?

    Felipe

    (25 de setembro de 2017 - 21:01)

    Impedir que o jogador adversário se movimente para frente ( assim como no futebol americano), não o agarrando, apenas com o corpo na frente é falta?

      Regras dos Esportes

      (26 de setembro de 2017 - 17:28)

      Olá Felipe,

      Desde que o jogador não utilize as mãos para impedir a movimentação do adversário e não haja força excessiva (um tranco, por exemplo), não haverá falta.

    RONALDO PEREIRA

    (29 de setembro de 2017 - 12:48)

    Bom dia, gostaria de saber se na cobrança de lateral, o atleta pode só pisar na bola e o outro atleta chutar direto ao gol? ou a bola tem que ser tocada para que ela corra?

    RONALDO PEREIRA

    (29 de setembro de 2017 - 12:50)

    Se o goleiro da equipe A joga a bola com as mãos ao gol da equipe B e ela chegar tocar no goleiro ou atleta o gol é valido?

      Regras dos Esportes

      (4 de outubro de 2017 - 14:10)

      Olá Ronaldo,

      É válido sim! A partir do momento que a bola encosta em qualquer outro jogador, a jogada vale normalmente e o gol seria validado.

    Leandro Russo

    (18 de outubro de 2017 - 16:44)

    Boa tarde!

    Tenho uma duvida.

    Imagine a seguinte situação. A equipe “X” vai cobrar um escantei, toca para traz ao goleiro, o goleiro chuta e o goleiro da equipe “Y” encaixa a bola. Vendo o goleiro da equipe “X” adiantando, pega a bola e chuta sem coloca-la no chão (famoso balão), e faz o gol. É valido ?

      Regras dos Esportes

      (18 de outubro de 2017 - 16:56)

      Olá Leandro,

      Sim, é válido sim! Quando a bola já está em jogo, o goleiro não tem necessidade de colocar a bola no chão para que seu chute a gol aconteça. Ele pode chutar diretamente, sem quicá-la.

    Davi Elias

    (30 de outubro de 2017 - 17:32)

    Existe a chamada “assistência” no futsal ?

      Regras dos Esportes

      (31 de outubro de 2017 - 10:58)

      Olá Davi,

      Sim, o último passe antes do gol também é considerado uma assistência no futsal. Entretanto, dificilmente as ligas criam um “ranking” dos maiores assistentes.

    Bruno

    (6 de novembro de 2017 - 19:05)

    Se numa partida de futsal, a bola tá parada no meio da quadra e é chuta pra frente e o goleiro adversário toca na ponta dos dedos, o gol é válido?

    Alison

    (15 de novembro de 2017 - 12:35)

    No tiro livre de 10 metros o jogador pode dar mais de um toque na bola?

      Regras dos Esportes

      (29 de novembro de 2017 - 17:39)

      Olá Alison,

      Não pode! A cobrança deve ser feita obrigatoriamente em um único toque em direção ao gol adversário.

    clarice

    (28 de novembro de 2017 - 21:07)

    parabens pelo trabalho

    Kerlley jose

    (29 de novembro de 2017 - 00:17)

    eu quero saber , se uma bola é chutada para o gol mas ela bate na trave e em seguida bete no goleiro e entra no gol , o gol é do jogador que chutou ou é gol contra do goleiro ?

      Regras dos Esportes

      (29 de novembro de 2017 - 17:41)

      Olá Kerlley,

      Gol contra do goleiro. Se ela não tocasse no goleiro, o gol não teria ocorrido. Portanto, é contado como contra.

    Marlon

    (29 de novembro de 2017 - 19:53)

    Quantas faltas cada jogador pode fazer?

      Regras dos Esportes

      (6 de dezembro de 2017 - 20:25)

      Olá Marlon,

      Não há limite de faltas individuais que cada jogador pode cometer. Somente são contabilizadas as faltas totais da equipe, que, a partir da sexta, dá ao adversário o direito do chute direto de 10 metros.

    Vitor

    (5 de dezembro de 2017 - 15:10)

    Olá, na ocasião do goleiro pegar o chute e jogar a bola no ar pra chutar ao gol, o adversário pode por o pé na bola alegando que o goleiro já colocou a bola em jogo?

      Regras dos Esportes

      (6 de dezembro de 2017 - 20:23)

      Olá Vitor,

      Não pode. A bola continua sendo considerada em posse do goleiro, portanto se alguém interferir diretamente na jogada estará cometendo uma falta.

    Ivan

    (13 de julho de 2018 - 14:51)

    Olá Boa tarde queria saber uma informação vale o gol quando o goleiro adversário faz uma defesa e chupa pra o gol adversário e faz o gol isso sem á bola bate no chão

      Regras dos Esportes

      (4 de agosto de 2018 - 16:39)

      Olá Ivan,

      É válido sim. O goleiro pode pingar a bola no chão após fazer uma defesa ou chutá-la diretamente ainda no ar e o gol será válido.

    Dênis

    (1 de agosto de 2018 - 18:24)

    O goleiro pode receber a bola dentro da sua área de gol de um tiro lateral?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *