Regras do Boliche

OBJETIVO

Derrubar o maior número de pinos em dez rodadas.




A PISTA E OS EQUIPAMENTOS

    – A pista pode ser feita de madeira ou material sintético;
    – Tem comprimento de 18,28m e largura de 1,07m;
    – A área de approach, ou seja, de preparação para o arremesso, tem cerca de 4,60m;
    – Ao final da área de approach existe uma linha divisória (foul line) que delimita o encontro entre a área de preparação e a pista. Os jogadores não podem pisar sobre ou além da linha;
    – Os pinos são feitos de madeira rígida e medem 38cm de altura;
    – As bolas utilizadas são feitas de diversos materiais, incluindo borracha e poliuretano. Não podem ter mais que 68,5cm de circunferência e devem pesar entre 4,5kg e 7,25kg.


FORMATO DA PARTIDA

    – Cada jogo é disputado em 10 rodadas (frames);
    – Antes do início da partida, é definida a ordem em que os competidores se organizarão;
    – Cada jogador tem direito arremessar duas bolas por rodada, com o intuito de derrubar o maior número de pinos possível;
    – Caso derrube todos os pinos com a primeira bola (strike), o jogador não faz a segunda tentativa e será a vez do adversário fazer suas jogadas.

PONTUAÇÃO

    – Cada pino derrubado pelo jogador conta como um ponto;
    – Os pontos são acumulados ao longo das rodadas e, após o décimo frame, o jogador que somar mais pontos é o vencedor;
    – Caso o jogador derrube todos os pinos em sua primeira jogada da rodada (strike), ele fará naquele frame 10 pontos mais a soma do total de pinos que derrubar nas duas rodadas seguintes. Por exemplo, se ele faz um strike no primeiro frame, derruba quatro pinos no segundo e nove pinos no terceiro, ele fará 23 pontos na primeira rodada (10 somados a quatro e nove);
    – Caso o jogador derrube todos os pinos após suas duas jogadas na rodada (spare), ele fará naquele frame 10 pontos mais a soma dos pinos derrubados na rodada seguinte. Por exemplo, se ele faz um spare no quarto frame e derruba sete pinos no quinto, ele fará 17 pontos na quarta rodada (10 somados a 7).


FALTAS

    Em algumas jogadas, o competidor pode ser penalizado com a perda da jogada:

    – O jogador pisa sobre ou além da linha (foul line) que demarca o final da área de approach e o início da pista;
    – A bola cai na canaleta (gutter), porém quica e bate nos pinos;
    – A bola bate na parede atrás do final da pista, volta e derruba pinos.

    Nesses casos, todos os pinos derrubados em jogadas irregulares são recolocados em suas posições originais e não entram para a contagem de pontos, enquanto o jogador “perde” o direito à jogada.


GLOSSÁRIO

    – Canaleta (gutter): Áreas localizadas nas laterais da pista, que ficam abaixo do nível da mesma. Quando a bola vai para a canaleta, o jogador não marca nenhum ponto no arremesso.

    – Frame: Nome dado a cada rodada da partida. Uma partida completa é formada por 10 frames, em que cada jogador tem direito a dois arremessos em cada um deles.

    – Furar (open): Nome dado à jogada em que o competidor não acerta um pino sequer.

    – Jogo perfeito: Quando o jogador consegue 12 strikes (10 frames e dois bônus por fazer um strike na última rodada), somando 300 pontos.

    – Pin deck: Área no final da pista onde ficam posicionados os 10 pinos.

    – Spare: Quando o jogador derruba todos os pinos em uma rodada com dois arremessos. No placar, o spare é simbolizado com uma barra diagonal.

    – Split: Nome dado à jogada em que o competidor deixa dois pinos distantes após o primeiro arremesso, dificultando o spare na próxima bola.

    – Strike: Quando o jogador derruba todos os pinos no primeiro arremesso da rodada. Melhor jogada possível no boliche.


Continua com dúvidas nas regras?

Acesse nosso Tira-Dúvidas e veja as principais perguntas já respondidas!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *