Regras do Badminton

OBJETIVO E DURAÇÃO DA PARTIDA

  • As partidas de badminton não têm uma duração com tempo definido;
  • Os jogos são disputados em até três games. O objetivo é ser o primeiro jogador ou dupla a ganhar dois games.

QUADRA DE BADMINTON

Quadra de badminton

EQUIPAMENTOS DO BADMINTON

São necessários dois equipamentos para a prática do badminton: a peteca e a raquete.

  • A peteca de badminton deve estar em conformidade com as seguintes especificações:

– 16 penas (naturais ou artificiais) de 6,7 cm a 7 cm a serem fixadas na base;

– Base com diâmetro entre 2,5 cm a 2,8 cm e fundo arredondado;

– As penas devem ser amarradas na base com uma linha ou outro material adequado;

– A peteca deve pesar entre 4,74 gramas e 5,5 gramas.

  • A raquete de badminton deve estar em conformidade com as seguintes especificações:

– Comprimento máximo de 68 cm;

– Largura máxima de 23 cm;

– O encordoamento da cabeça da raquete deve ter cordas que se cruzem e formem um padrão único;

– A área encordoada deve ter comprimento máximo de 28 cm e largura máxima de 22 cm.


INÍCIO DO JOGO

Antes de o jogo começar, o árbitro faz um sorteio junto aos jogadores para definir quem será o primeiro a sacar. O vencedor do sorteio escolhe uma das opções:

  • Começar sacando ou recebendo;
  • O lado da quadra que prefere jogar.

Após a escolha ser feita, o oponente faz sua escolha entre as opções restantes.


SAQUE NO BADMINTON

  • Todos os pontos são iniciados por meio do saque;
  • Quando o sacador está com o placar zerado ou possui um número par de pontos no game, ele deve se posicionar dentro de sua área de saque à direita. Em seguida, deve sacar diagonalmente, em direção à área de saque que se encontra à direita do adversário;
  • Quando o sacador possui um número ímpar de pontos no game, ele deve se posicionar dentro de sua área de saque à esquerda. Em seguida, deve sacar diagonalmente, em direção à área de saque que se encontra à esquerda do adversário;
  • O movimento de saque deve ser realizado com a peteca abaixo da linha da cintura do jogador. Ela não pode ultrapassar a altura de 1,15 metro em relação ao solo antes de ser golpeada. O cabo da raquete deve permanecer apontado para baixo e os pés fixos no chão até o momento do contato com a peteca;
  • Para um saque ser válido, a peteca deve ultrapassar a rede e atingir o espaço aéreo sobre a área de saque correspondente na quadra adversária;
  • O jogador que vence o ponto tem o direito ao saque no ponto seguinte;
  • O jogador que vence um game começa sacando o game seguinte.

MARCANDO PONTOS

Existem duas formas de se marcar pontos no badminton:

  • A peteca toca a superfície da quadra adversária dentro dos limites estipulados pelas linhas;
  • O adversário comete uma falta.

FALTAS NO BADMINTON

Quando um jogador é incapaz de seguir as regras ou praticar a modalidade corretamente, ele comete uma falta e, como consequência, seu adversário recebe um ponto. São consideradas faltas no badminton situações em que um jogador:

  • Não respeita as orientações e regras de saque;
  • Bate na peteca e ela toca o chão fora dos limites da quadra adversária;
  • Bate na peteca e ela não passa por cima da rede;
  • Bate na peteca e ela toca o teto ou as paredes da quadra;
  • Encosta seu corpo ou parte de sua roupa na peteca;
  • Bate na peteca e ela encosta em qualquer pessoa ou objeto fora da quadra;
  • Toca com a raquete na peteca duas vezes consecutivas;
  • Apoia a peteca na raquete e só então a golpeia (movimento não contínuo);
  • Encosta na rede ou em seus suportes com seu corpo, raquete ou roupa;
  • Invade a quadra adversária por cima da rede, seja com parte de seu corpo ou com a raquete;
  • Invade a quadra adversária por baixo da rede, seja com parte de seu corpo ou com a raquete, de forma que distraia o adversário ou o impeça de praticar uma jogada;
  • Distrai deliberadamente o adversário, por meio de ações como gritos ou gestos

GAMES E RESULTADO DA PARTIDA

  • As partidas de badminton são disputadas em parciais chamadas de games;
  • Vence um game o primeiro jogador que fizer 21 pontos;
  • Caso os jogadores estejam empatados em 20 a 20, vencerá o game aquele que for capaz de abrir uma vantagem de dois pontos primeiro (por exemplo, 22 a 20, 23 a 21 etc.);
  • Caso os jogadores estejam empatados em 29 a 29, o jogador que marcar o 30º ponto vencerá o game;
  • O ganhador da partida é o jogador ou equipe que vence dois games.

INTERVALOS

Há dois tipos de intervalos durante uma partida de badminton para que os atletas possam descansar:

  • Intervalo de um minuto durante cada game, quando um dos jogadores é o primeiro a marcar 11 pontos;
  • Intervalo de dois minutos após o final de cada game, antes que o próximo game seja iniciado.

VIRADA DE QUADRA

  • Após o final do 1º game, os jogadores invertem o lado da quadra para a disputa do 2º game;
  • Após o final do 2º game, caso seja necessária a disputa do 3º game, os jogadores voltam a trocar de lado da quadra;
  • Durante o 3º game, quando o primeiro jogador chega aos 11 pontos, os atletas voltam a inverter o lado da quadra e permanecem nele até o final do jogo.

PARTIDAS EM DUPLAS NO BADMINTON

Nas partidas em duplas, as mesmas regras do badminton descritas anteriormente são aplicadas, com algumas adaptações:

  • Ordem de saque: o mesmo jogador saca consecutivamente enquanto sua equipe continuar vencendo pontos seguidos. Quando os adversários marcarem um ponto, receberão o direito de sacar. Quando a primeira equipe volta a marcar um ponto, é a vez do outro jogador de realizar o saque. Por exemplo: jogador A1 começou sacando o game e sua equipe A venceu os três primeiros pontos. Ele continua sacando até o 4º ponto. Porém, esse ponto é vencido pela dupla B. Portanto, o próximo a sacar será B1. Agora, com B1 sacando, a dupla A vence o ponto. Assim, A2 será o próximo sacador.
  • Recepção de saque: os jogadores da dupla devem definir por qual lado da quadra cada um ficará responsável no momento de fazer a recepção do saque adversário. Se o jogador A1 fica do lado direito e o jogador B1 do lado esquerdo, eles são obrigados a manter esse mesmo posicionamento durante todos os futuros saques dos adversários.
  • A quadra é ampliada e o espaço lateral do corredor de duplas passa a ser válido (ampliação de 5,18 para 6,10 metros);
  • Se os jogadores da mesma dupla tocarem consecutivamente na peteca (dois toques antes de a peteca avançar até a quadra adversária), cometerão uma falta e a dupla adversária vencerá o ponto.

GLOSSÁRIO

  • Shuttlecock: é o nome em inglês usado em competições internacionais para a peteca utilizada na prática do badminton.
  • Forehand: golpe dado com a palma da mão dominante do jogador virada em direção à rede. Para os destros, a batida é realizada ao lado direito do corpo. Para canhotos, ao lado esquerdo.
  • Backhand: golpe dado com as costas da mão dominante do jogador virada em direção à rede. Para os destros, a batida é realizada ao lado esquerdo do corpo. Para canhotos, ao lado direito.

REFERÊNCIAS

Este artigo foi criado com base nas informações publicadas pela Confederação Brasileira de Badminton – CBBd e pela Badminton World Federation – BWF (conteúdo em inglês).

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