Quanto tempo o goleiro pode ficar com a bola?

Uma dúvida que muitas pessoas têm é de quando tempo a regra permite que o goleiro do futsal fique com a posse de bola. A resposta é: depende da situação do jogo! Vamos às situações:




Tiro de meta

Após a bola sair pela linha de fundo, o goleiro terá quatro segundos para colocar a bola em jogo. Caso não execute a cobrança neste tempo, será dado um tiro livre indireto para a equipe adversária, com a bola sobre a linha da área.

Após uma defesa

Quando o goleiro faz uma defesa e fica com a posse da bola, seja segurando-a nas mãos ou dominada nos pés, ele tem quatro segundos para fazer o passe para um companheiro de equipe eu tentar um chute para o gol adversário. Caso continue com sua posse após este tempo, será dado um tiro livre indireto para a equipe adversária.

Após um recuo de bola

Quando um companheiro de time faz um recuo de bola com os pés para o goleiro, o mesmo terá quatro segundos para ficar com a posse dela também nos pés. Caso pegue a bola com as mãos ou demore mais que o tempo permitido para fazer o passe, será dado um tiro livre indireto para a equipe adversária. Vale lembrar que, após um recuo para o goleiro, a equipe só poderá fazer um novo recuo depois que a bola passar novamente a linha central em direção à quadra adversária.

Goleiro linha

As mesmas regras descritas anteriormente servem para o goleiro linha. A única exceção é quando o goleiro está na quadra adversária, ou seja, tenha ultrapassado a linha central em direção ao ataque. Neste caso, ele não terá limite de tempo para ficar com a posse da bola nos pés.