Qual a diferença entre o goleiro normal e o goleiro linha?

Numa partida de futsal, quando um time está perdendo, é comum vermos o goleiro linha em quadra nos minutos finais. Porém, qual sua real função? Ele segue as mesmas regras do goleiro normal? Existe uma regra especial para o goleiro linha?




O goleiro linha deve seguir as mesmas regras do goleiro tradicional

Em princípio, o goleiro linha é, na verdade, um goleiro como outro qualquer. Ele é responsável por defender o gol de sua equipe e fazer as cobranças de tiro de meta. Não pode encostar na bola com as mãos fora da área nem permanecer com sua posse por mais de quatro segundos atrás do meio da quadra.
A única diferença é que ele joga adiantado, à frente da linha central, na quadra de ataque. Sua função é ajudar seu time a construir jogadas ofensivas quando estiver com a posse de bola. As equipes colocam até mesmo jogadores que não são goleiros para atuar nesta posição, devido a sua técnica mais apurada com os pés. O único requisito obrigatório é que ele deve estar com uma camisa de cor diferente dos demais companheiros de linha.

Esclarecido: o goleiro linha não é diferente do goleiro tradicional na questão das regras, ele apenas ajuda nos momentos ofensivos do time!