Como funciona uma decisão por pênaltis no futsal?

Assim como no futebol de campo, uma partida eliminatória de futsal pode terminar em uma decisão por pênaltis, caso o jogo termine empatado. E como funciona esse tipo de situação? Vamos descobrir:



Lado da quadra e ordem das cobranças

– Antes que a disputa comece, o árbitro define em qual dos dois lados as cobranças serão feitas;
– Após tal decisão, o árbitro se reúne com os capitães das duas equipes e realiza em cara ou coroa. O capitão vencedor escolhe se deseja que seu time comece a disputa fazendo a primeira cobrança ou defendendo.

Número de cobranças e vencedor

– Na decisão, cada equipe terá direito a bater três pênaltis, sempre de forma intercalada. Portanto, em uma disputa, o time A faria as cobranças 1, 3 e 5, enquanto B cobraria 2, 4 e 6;
– Vence o time que marcar mais gols dentro das seis cobranças;
– Caso a disputa fique empatada após as seis cobranças, os times continuam a bater pênaltis de forma intercalada, até que uma das equipes converta a cobrança e seu adversário não, tornando-se assim a vencedora da disputa.

Jogadores elegíveis para bater

– Todos os jogadores, mesmo que tenham terminado o jogo no banco de reservas, podem participar das cobranças de pênaltis;
– A exceção é feita para jogadores expulsos durante o confronto, que serão excluídos da disputa;
– Caso uma equipe tenha mais jogadores disponíveis que seu adversário, ela deverá excluir tantos atletas quanto necessário para que os dois times fiquem em igualdade;
– Um jogador só pode voltar a bater um pênalti caso todos os seus companheiros, incluindo goleiros, já tenham feito pelo menos uma cobrança.

Substituição de goleiros

– Durante a disputa, os times podem substituir os goleiros quantas vezes quiserem antes de uma cobrança, desde que o árbitro seja devidamente comunicado;
– Qualquer jogador elegível pode ser um goleiro, desde que ele seja identificado aos árbitros como tal.

12 comentários em “Como funciona uma decisão por pênaltis no futsal?”

  1. Boa noite! Caso a bola esteja fora da área sob o domínio do goleiro(onde o último toque havia sido do jogador adversário), o goleiro pode puxar a bola para dentro da área e pegar com as mãos? Não vi menção a isso em nenhum regulamento. Grato desde já.

    1. Olá Vitor,

      O goleiro não pode se adiantar antes que o chute ocorra. Se ele se adiantar e fizer a defesa, o árbitro deve voltar a cobrança. Caso o goleiro se adiante e ainda assim o pênalti seja convertido, não há necessidade de voltar o chute.

  2. Numa decisão por penaltes o goleiro defende e a bola sobe e na decida bate ao chao e pelo efeito ela entra ao gol , nesse caso o gol e valido ?

  3. robson oliveira silva

    em uma disputa por penaltis o batedor bate sem autorizacao do juiz e NAO converte o gol;o que se deve fazer voltar o pênalti ou dar o msm como perdido?

  4. Oi bom dia quando um jogador e expulso faltando 30 segundos para termino do primeiro tempo a equipe infratora permanece com menos um até 1,30 minutos do segundo tempo ou volta completa para segundo tempo

Não é possível comentar.