Como funciona o rebote no pênalti?

Uma cobrança de pênalti no futebol é considerada a maior chance clara de gol com a bola parada. Não à toa, jogadores até comemoram quando o árbitro marca uma penalidade máxima para sua equipe durante uma partida. Porém, nem sempre a cobrança é convertida. Por vezes, o jogador chuta a bola para fora, na trave ou o goleiro a defende. Nos dois últimos casos, é possível que ela continue em jogo. E aí, o que acontece no rebote? Vamos descobrir:




Rebote do goleiro

Após uma defesa do goleiro, caso a bola continue em jogo, qualquer jogador poderá concluir a jogada. Ou seja, o cobrador poderá fazer novamente um chute ao gol. O mesmo vale para qualquer um de seus companheiros. Os defensores também poderão afastar a bola, assim como o próprio goleiro poderá tocar a bola mais uma vez.

Rebote da trave

Se a bola bater na trave e continuar em jogo, sem o goleiro encostar nela, o jogador que fez a cobrança não poderá dar um novo toque. Todos os outros atletas, incluindo os companheiros de equipe, os adversários e o goleiro podem tocá-la, tanto para tentar fazer o gol quanto para afastar o “perigo”. O cobrador do pênalti só poderá tocar novamente na bola após ela ter encostado em outro jogador em campo.

Rebote em decisão por pênaltis

Caso um jogo eliminatório termine na decisão por pênaltis, não haverá rebote nas cobranças. Isso significa que se o goleiro faz a defesa ou a bola bate na trave e permanece em campo, nenhum jogador, com exceção do próprio goleiro, poderá tocar na bola.

13 comentários em “Como funciona o rebote no pênalti?”

  1. pqd_paulinho@hotmail.com

    Se em um lateral no ato da cobrança a bola não entrar em campo, ou seja a bola não entrou em jogo, a cobrança deve ser revertida ou repetida?

  2. Se, em uma decisão por penaltys, a bola bate na trave e logo em seguida bate no goleiro e entra, é validado o gol??

  3. Maycon Rodrigues De Araújo

    O cara bateu o penalti e no rebote do goleiro a bola bateu no juiz e entrou no gol. O gol e valido ou nao?

  4. Por gentileza esclareça.
    Se o jogador está prestes a cobrar um escanteio e o tempo acaba, se o árbitro é obrigado a esperar a cobrança ?

    1. Olá João Bosco,

      Ele não é obrigado a esperar. A única obrigação do árbitro é cumprir com o tempo adicional (acréscimos) que ele determinou. Acabou virando uma questão de “bom senso” entre os árbitros não encerrar o jogo quando uma equipe estiver atacando, mas a regra prevê que ele pode encerrar a partida a qualquer momento assim que cumprir o tempo determinado de acréscimos.

  5. Se um jogador ao bater o pênalti a bola bate na trave e volta pra ele o que acontece. Segue o jogo ou marca tiro de meta?

  6. Pingback: 3placement

Não é possível comentar.