No handebol, quando a bola ultrapassa as linhas que definem os limites da quadra, a partida é interrompida. Ela só é reiniciada quando a equipe que recebeu a posse recoloca a bola em jogo. Os três casos em que essa situação ocorre são nas cobranças de lateral, tiro de meta e tiro de canto ou escanteio. E é justamente sobre a terceira ação que há a dúvida: quando o tiro de canto é marcado?
A bola desvia num jogador de linha
Quando um jogador tenta um passe ou arremesso ao gol, a bola desvia em um dos seis adversários que jogam na linha e sai pela linha de fundo, o árbitro aponta o tiro de canto. Este deve ser cobrado pela equipe havia tentado o passe/arremesso, por um jogador pisando, com um dos pés, no encontro da linha de fundo com a lateral.
A bola desvia no goleiro
Quando um jogador tenta um arremesso ao gol e o goleiro adversário faz a defesa, espalmando a bola para a linha de fundo, não será marcado o tiro de canto. Ao invés disso, o próprio goleiro recebe a cobrança de tiro de meta.
Bom dia, sou professora e não consegui encontrar resposta para essas duas dúvidas:
1- A bola é arremessada *pela equipe atacante) ao gol e o goleiro consegue defender, mas a bola sai para linha LATERAL. É dado tiro lateral para a equipe adversária ou tiro de meta para a equipe defensora?
2- Goleiro pode fazer gol direto, sem tocar em nenhum outro jogador de sua própria equipe?
Desde já agradeço. Abraços.
Olá Mariana,
1- Neste caso, será arremesso lateral para a equipe adversária do goleiro que tocou a bola.
2- Sim! O goleiro pode fazer gol como qualquer outro jogador.
Abraço.
Ainda existe o tiro de canto? POis ele não consta mais no livro de regras…
Olá Miranda,
Existe sim. É comum que se refiram a ele também como tiro lateral (como é o caso da CBHB). Porém continua existindo: se a bola desvia num jogador da defesa e sai pela linha de fundo, é dado o tiro de canto (ou lateral), cobrado na intersecção das linhas.
Não é possível comentar.