Bloqueio conta como toque?

No vôlei, cada vez que uma equipe está com a posse, ela tem um limite de três toques para enviar a bola para o outro lado da quadra. No melhor dos cenários, o time trabalha a jogada para fazer a recepção de saque ou uma defesa no primeiro toque, o levantamento no segundo e o ataque no terceiro. Porém, em alguns casos, antes de fazer a defesa, a equipe amortece a bola através de um bloqueio.
E aí vem a dúvida: quando ocorre um bloqueio, conta como toque? Vejamos as duas situações possíveis:




A bola bate no bloqueio e volta para o time que realizou o ataque

Digamos que a equipe utilizou três toques para fazer um ataque, que terminou com uma cortada bloqueada pelo adversário. A bola voltou para seu lado da quadra. Como ela bateu em um jogador oponente, a contagem de toques foi zerada, portanto o time poderá encostar novamente três vezes na bola para produzir uma nova jogada.

A bola é amortecida pelo bloqueio e vai para o lado da equipe que defendia

Em um ataque adversário, a equipe consegue fazer um bloqueio. Porém a bola acaba indo para seu próprio lado da quadra. Neste caso, a ação de bloquear não conta como um toque. Ou seja, o time ainda teria direito a três jogadas para armar seu ataque.

Ou seja, um bloqueio nunca entra para a contagem de toques aos quais o time tem direito.

3 comentários em “Bloqueio conta como toque?”

  1. Pingback: 3passwords

Não é possível comentar.