Vale cesta direta em um lateral?

Quando um time encosta na bola e ela sai da quadra, atravessando uma das linhas laterais e tocando pelo menos uma vez no solo, o árbitro indica a posse para a equipe oposta. A cobrança é feita no mesmo local onde a bola saiu em forma de cobrança lateral. O jogador pode fazer um passe para qualquer companheiro, estando na quadra de ataque ou de defesa. Mas ele pode arriscar um arremesso direto e fazer uma cesta? Vamos descobrir!




O arremesso é válido, porém a cesta direta não

Não há regra que impeça um jogador de fazer um arremesso lateral em direção à cesta. Porém, caso acerte, os pontos não serão válidos e o adversário receberá a posse no mesmo local da cobrança. Ou seja: cesta direta de lateral não vale!
Entretanto, se um jogador coloca a bola em jogo, ela desvia em um adversário, ganha altura e entra na cesta, o lance é válido. Isso porque a regra permite que uma pontuação ocorra caso haja um toque de qualquer outro jogador, seja ele do mesmo time ou do oponente, após uma cobrança lateral.

5 comentários em “Vale cesta direta em um lateral?”

  1. Uma dúvida se eu segurar a bola com as duas mãos sem tirar o pé de apoio eu posso voltar a correr quicando ela ?

    1. Olá Emanuel,

      Pode sim. Se você recebe um passe com as duas mãos, pode conduzir a bola quicando-a no chão. No entanto, se voltar a agarrá-la com as duas mãos, não poderá continuar correndo.

  2. Pingback: can you drink milk on the keto diet

Não é possível comentar.