Quantos toques uma equipe de voleibol pode dar na bola?

O voleibol é um esporte de pontos rápidos, que muitas vezes são definidos em poucos segundos. As equipes devem ser capazes de armar estratégias de ataque para potencializar suas virtudes e explorar as fraquezas do adversário, para saírem vencedoras durante a disputa de um ponto. Entretanto, existe um limite de vezes que uma equipe pode encostar na bola numa mesma jogada. E aí temos a pergunta: quantos toques uma equipe de voleibol pode dar na bola?



Cada equipe pode dar até três toques por turno de ataque

O limite por equipe no voleibol é de três toques consecutivos por turno de ataque. Isso significa que um mesmo time pode encostar até três vezes na bola com o objetivo de enviá-la para a quadra do adversário para tentar vencer o ponto em disputa. Se, numa tentativa de ataque, a bola bate no bloqueio do oponente e volta para a quadra da equipe que estava atacando, a mesma volta a ter o direito a três toques para construir um novo ataque.
Em geral, o ideal é que os times usem os três toques da seguinte forma:
– 1º toque: recepção de saque/defesa
– 2º toque: levantamento
– 3º toque: ataque

Bloqueio não conta como toque

Uma ação de bloqueio não entra na contagem de toques consecutivos de uma equipe. Portanto, se um jogador salta para tentar bloquear o ataque adversário, encosta na bola e mesmo assim ela avança para seu lado da quadra, seu time ainda terá direito a três toques para construir uma jogada.

Faltas por toques no vôlei

> Se uma equipe dá quatro toques consecutivos na bola, a partida é interrompida imediatamente e o árbitro sinaliza a ocorrência de uma falta. O ponto é atribuído ao oponente, bem como o direito ao próximo saque.

> O mesmo jogador não pode dar toques consecutivos na bola. Se o atleta realiza dois toques seguidos, o jogo é interrompido para a marcação da falta. O adversário vence o ponto automaticamente e recebe o direito ao próximo saque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *