Quando acontece o “let” no tênis?

Em algumas situações durante uma partida de tênis, ocorrem jogadas ou interferências que fazem com que o ponto seja repetido. Quando isso ocorre, o árbitro chama por “let”, que significa exatamente que o jogo deve ter interrompido e reiniciado com um novo saque. Mas em que momentos isso acontece? Vamos descobrir!



No saque

Quando um jogador está sacando, o let ocorre quando:
– A bola toca na fita da rede e cai dentro da área de saque;
– O saque é feito sem que o recebedor esteja pronto.

Nestes casos, o sacador deverá repetir o saque atual. Ou seja, se o let acontece no primeiro saque, ele terá direito a um novo primeiro saque. Se ocorre no segundo, ele repetirá o segundo.

Com a bola em jogo

Com o ponto em andamento, o let ocorre quando:
– Uma bola escapa do bolso de um dos jogadores. (Posteriormente, se o mesmo jogador voltar a derrubar a bola, ele perderá o ponto em disputa);
– A bola perde pressão ou se rompe;
– Um corpo estranho entra em quadra (papel, copo, bola vinda de outra quadra, animal etc.).

Nestes casos, o ponto é reiniciado. Isso significa que o sacador terá direito a repetir o primeiro saque, independente da situação.

2 comentários sobre “Quando acontece o “let” no tênis?

    Paulo

    (29 de maio de 2018 - 16:22)

    Ainda tenho uma dúvida. Se eu sacar e a bola quicar duas vezes ou mesmo não sair da área de serviço do lado oposto , isto é uma falta?

      Regras dos Esportes

      (4 de julho de 2018 - 18:01)

      Olá Paulo,

      Se a bola passou direto por cima de rede e foi apenas um saque “curto”, é válido sim. O que conta no saque do tênis é a bola quicar uma vez dentro da área de saque. Se ela der o segundo quique ainda nesta área, será ponto seu, não há falta alguma na jogada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *