O tênis é uma modalidade bastante peculiar. Além de não ser um esporte de contato, os jogadores utilizam uma raquete para acertar a bola, o que o torna um jogo de precisão. Mas o que acontece quando o tenista não é “tão preciso” assim? Vamos descobrir!
No saque
No momento do saque, o movimento mais comum é que o tenista arremesse a bola sobre sua cabeça e estique o braço com a raquete para gerar velocidade na batida. Porém, caso algum fator o faça errar o saque (sol, por exemplo) e ele não atinja a bolinha, será considerado como uma falta. Se ocorrer no primeiro saque, ele terá direito ao segundo. Se ocorrer no segundo saque, ele cometerá uma dupla falta e perderá o ponto.
Durante um ponto
Caso a bolinha já esteja em jogo e o tenista “fure” a batida, ele poderá tentar rebater novamente. Isso porque a regra prevê que não importa quantos movimentos de batida são feitos pelo jogador, desde que ele atinja a bola apenas uma vez antes que ela passe para o lado adversário.
Por exemplo, se uma bola vem alta e devido ao sol, o jogador “fura” um smash, ele pode tentar se recuperar, correr atrás dela e rebatê-la, fazendo com que o jogo continue normalmente.
8 comentários sobre “E se o jogador “furar” e não acertar a bola?”
ELBA DA SILVA BARBOSA
(5 de janeiro de 2018 - 10:50)Se eu estiver num jogo, e o meu adversário rebater,por exemplo, um voleio e a bola quicar e sair da quadra, oq é marcado/oq acontece?
Regras dos Esportes
(25 de janeiro de 2018 - 11:10)Olá Elba,
Se a bola quica dentro da quadra e depois sai da mesma, o ponto será do seu adversário.
Vanderlei
(30 de outubro de 2018 - 14:51)Quando a bola vem para meu campo e antes de eu tocar a bola ela volta para o lado adversário,eu posso pular a rede para bater?
Regras dos Esportes
(1 de fevereiro de 2019 - 10:09)Olá Vanderlei,
Nesse caso, você pode passar a raquete por cima da rede para tocar na bolinha. Entretanto, a regra da rede continua valendo: não pode encostar nela. Caso isso aconteça, o ponto será automaticamente do adversário.
Sergio
(20 de março de 2019 - 13:29)Olá tenho uma duvida.
Numa dupla Fiz um voleio zikzira. A bola bate na quadra adversaria e em seguida no poste da rede. Acaba o ponto ou o adversário pode continuar?
Obrigado
Regras dos Esportes
(1 de abril de 2019 - 21:42)Olá Sergio,
Tanto a rede quanto o poste são considerados neutros, portanto se a bola bate em uma de suas partes ela continua em jogo. No caso relatado, os adversários poderiam bater na bolinha normalmente.
alexandre
(28 de novembro de 2019 - 18:17)boa tarde! gostaria de tirar uma dúvida….se eu aplicar a chamda zikizira….em que a bolinha pinga na quadra do adversário e volta para a minha sem que ele consiga tocar nela….o ponto é meu certo?…mas se ela pingar na quadra do adversário e voltar para a minha quadra….mas para fora…fora da minha quadra…de quem é o ponto????
Regras dos Esportes
(10 de dezembro de 2019 - 13:02)Olá Alexandre,
O ponto mesmo assim será seu. O único quique da bola que importa é o primeiro. Se a bolinha pingar na quadra do adversário, ela pode dar o segundo quique em qualquer outro lugar, seja do seu lado da quadra ou o dele mesmo, o ponto será seu.