Como é disputado o tiebreak no tênis?

As partidas de tênis são divididas em sets, que são conquistados quando um dos jogadores vence seis games. Entretanto, caso o placar chegue em 5 a 5, um dos tenistas deve abrir dois games de vantagem para levar o set por 7 a 5. Caso o jogo fique empatado em 6 a 6, ocorre a disputa de tie-break. Mas como ele funciona?



O primeiro saque

Começa sacando o tie-break o jogador que não estava sacando o game anterior. Ele sacará somente o primeiro ponto em disputa do tie-break, no lado do “iguais”.

Troca de saques

Após o primeiro ponto disputado, os tenistas se revezam para sacar. Cada jogador saca dois pontos consecutivos. Após os dois pontos, é a vez do oponente fazer o saque. O primeiro saque de cada jogador é feito do lado da “vantagem”, enquanto o segundo será do lado do “iguais”.

Virada de quadra

A cada seis pontos disputados, independente de quem tenha vencido os mesmos, os jogadores trocam do lado de quadra. Por exemplo, se um tie-break estiver 5-1, 3-3 ou 6-6, deverá ocorrer a inversão de quadras.

Vencendo um tie-break

Tie-breaks são disputados numa melhor de 12 pontos. Portanto, o jogador que marcar sete pontos primeiro vencerá o tie-break e, consequentemente, o set.
Caso os jogadores fiquem empatados em 6 a 6, um dos tenistas terá que abrir, obrigatoriamente, dois pontos de vantagem para que o tie-break se encerre. Por este motivo, é comum vermos disputas que se estendem até placares de 8-6, 9-7, 10-8 e assim por diante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *