Vale cesta direta em um lateral?

Quando um time encosta na bola e ela sai da quadra, atravessando uma das linhas laterais e tocando pelo menos uma vez no solo, o árbitro indica a posse para a equipe oposta. A cobrança é feita no mesmo local onde a bola saiu em forma de cobrança lateral. O jogador pode fazer um passe para qualquer companheiro, estando na quadra de ataque ou de defesa. Mas ele pode arriscar um arremesso direto e fazer uma cesta? Vamos descobrir!




O arremesso é válido, porém a cesta direta não

Não há regra que impeça um jogador de fazer um arremesso lateral em direção à cesta. Porém, caso acerte, os pontos não serão válidos e o adversário receberá a posse no mesmo local da cobrança. Ou seja: cesta direta de lateral não vale!
Entretanto, se um jogador coloca a bola em jogo, ela desvia em um adversário, ganha altura e entra na cesta, o lance é válido. Isso porque a regra permite que uma pontuação ocorra caso haja um toque de qualquer outro jogador, seja ele do mesmo time ou do oponente, após uma cobrança lateral.

4 comentários sobre “Vale cesta direta em um lateral?

    lara

    (16 de março de 2019 - 10:27)

    depois da linha de 3 pontos quanto vale cada cesta convertida?

      Regras dos Esportes

      (1 de abril de 2019 - 21:35)

      Olá Lara,

      Cestas feitas “dentro” da linha valem dois pontos. Cestas realizadas em lances livres valem apenas um ponto.

    Emanuel

    (31 de maio de 2019 - 00:01)

    Uma dúvida se eu segurar a bola com as duas mãos sem tirar o pé de apoio eu posso voltar a correr quicando ela ?

      Regras dos Esportes

      (31 de maio de 2019 - 16:54)

      Olá Emanuel,

      Pode sim. Se você recebe um passe com as duas mãos, pode conduzir a bola quicando-a no chão. No entanto, se voltar a agarrá-la com as duas mãos, não poderá continuar correndo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *