Gol de lateral vale?

A cobrança de lateral é o único lance no futebol que permite que qualquer jogador em campo execute um movimento usando as mãos. Na maioria das vezes, representa apenas uma simples reposição de bola. Porém, alguns jogadores são capazes de lançar a bola dentro da área com as mãos e as equipes começaram a utilizar o arremesso lateral como uma forma de fazer um cruzamento direto, na esperança que um de seus atacantes consiga fazer um cabeceio ou uma finalização. Mas o que acontece se a bola entra no gol sem nenhum jogador do ataque encostar nela? É válido? Vamos descobrir!




Se a bola entrar diretamente

Caso a bola entre no gol diretamente após um lateral, sem sofrer nenhum desvio de atacantes ou defensores, o lance não será válido! A regra prevê que a cobrança lateral funciona como um tiro indireto, logo deve haver um segundo toque antes da bola adentrar as redes.
Caso o lance ocorra, o árbitro não valida o gol e o time defensor recebe a posse através da cobrança de um tiro de meta.
Se o arremesso foi feito para sua própria meta, o árbitro apontará escanteio para a equipe oponente.

Se a bola desvia na defesa

Caso a bola seja jogada na área e ela desvie em qualquer jogador, incluindo adversários, o gol será válido. Da mesma forma, caso ela vá diretamente em direção à meta e o goleiro, ao tentar fazer uma defesa, toque nela mesmo que de leve, a jogada também será considerada legal e o gol será marcado.

18 comentários sobre “Gol de lateral vale?

    Orlando

    (6 de maio de 2017 - 21:12)

    Se cobrar um lateral e a bola bater na trave e entrar, o gol é validado?

      Regras dos Esportes

      (8 de maio de 2017 - 19:08)

      Olá Orlando,

      Não é válido! Após uma cobrança de tiro lateral, o gol só é válido se a bola encosta em pelo menos um jogador. Trave não conta, portanto seria um lance irregular.

    Sávio

    (13 de novembro de 2017 - 18:49)

    Eu bato o lateral a bola bate na mão do goleiro e entra vale gol

      Regras dos Esportes

      (29 de novembro de 2017 - 17:40)

      Olá Sávio,

      Vale sim! A partir do momento que a bola toca em um segundo jogador, o gol deve ser validado.

    Filipe

    (30 de março de 2018 - 14:58)

    Muito clara a explicação. Obrigado por fazê-la.

    Paulo gusmao

    (11 de abril de 2018 - 23:54)

    Aconteceu ontem no nosso futebol: o rapaz do meu time cobrou o lateral para o seu próprio goleiro, so q a bola acabou entrando para o gol sem encostar em ninguem. O gol vale?

      Regras dos Esportes

      (5 de maio de 2018 - 16:35)

      Olá Paulo,

      Mesmo que seja gol contra, se não encostou em ninguém (como foi o caso que você descreveu), o gol não vale! O time adversário deveria receber a bola para realizar a cobrança do escanteio.

        Danilo

        (15 de outubro de 2018 - 20:26)

        Me diga o que aconteceu no jogo Stuttgart vs Werder Bremem
        eu não vi nenhum toque e gol é legal

          Regras dos Esportes

          (19 de outubro de 2018 - 19:28)

          Olá Danilo,

          A bola desviou no pé do goleiro Zieler do Stuttgart, por isso o gol foi validado. Se ele não tivesse encostado na bola e deixado ela passar direto, seria dado um escanteio para o Werder Bremen.

          Danilo De sousa

          (11 de maio de 2019 - 09:17)

          Muito bem explicado a dúvida de um é a dúvida de todos parabéns

    Pedro Araújo da Silva

    (20 de abril de 2018 - 09:44)

    Eu sou árbitro de futebol, e vez por outra acontece lances que nos deixa um pouco de dúvidas, porém, temos que decidir de imediato. Eu tinha essa dúvida quanto ao arremesso lateral, mas agora ficou bem claro a resolução que devemos tomar, muito grato pela informação.

    Rodrigo

    (19 de agosto de 2018 - 18:07)

    Se a bola da cobrança de lateral bater no árbitro antes e entrar, vale o gol?

      Regras dos Esportes

      (22 de agosto de 2018 - 22:44)

      Olá Rodrigo,

      Não vale o gol. O árbitro é “neutro”, portanto seria o equivalente à bola bater na trave e entrar. O gol não seria validado!

    Paulo Rogério Falcão

    (26 de setembro de 2018 - 22:56)

    Excelente site, muito bem esclarecedor.

    Meison Carlos

    (26 de março de 2019 - 15:30)

    Obrigado pelas dicas, eu coloquei em prática e de fato funcionou muito bem.

    Raissa

    (2 de maio de 2019 - 23:30)

    Olá,meu nome é Raissa e eu jogo futebol!Bom normalmente meu treinador me coloca de lateral esquerda,e minha dúvida é se um lateral pode levar a bola ate o gol?por exemplo ele recebe a bola do goleiro,leva a bola ate o meio de campo,toca para o jogador que atua no meio,e passar por trás dos outros jogadores,e recebe a bola e faz o gol!É possível isso acontecer em um jogo??

      Regras dos Esportes

      (31 de maio de 2019 - 16:59)

      Olá Raissa,

      Sim, o movimento é válido. Qualquer jogador em campo está apto a marcar um gol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *