Como funciona o rebote no pênalti?

Uma cobrança de pênalti no futebol é considerada a maior chance clara de gol com a bola parada. Não à toa, jogadores até comemoram quando o árbitro marca uma penalidade máxima para sua equipe durante uma partida. Porém, nem sempre a cobrança é convertida. Por vezes, o jogador chuta a bola para fora, na trave ou o goleiro a defende. Nos dois últimos casos, é possível que ela continue em jogo. E aí, o que acontece no rebote? Vamos descobrir:




Rebote do goleiro

Após uma defesa do goleiro, caso a bola continue em jogo, qualquer jogador poderá concluir a jogada. Ou seja, o cobrador poderá fazer novamente um chute ao gol. O mesmo vale para qualquer um de seus companheiros. Os defensores também poderão afastar a bola, assim como o próprio goleiro poderá tocar a bola mais uma vez.

Rebote da trave

Se a bola bater na trave e continuar em jogo, sem o goleiro encostar nela, o jogador que fez a cobrança não poderá dar um novo toque. Todos os outros atletas, incluindo os companheiros de equipe, os adversários e o goleiro podem tocá-la, tanto para tentar fazer o gol quanto para afastar o “perigo”. O cobrador do pênalti só poderá tocar novamente na bola após ela ter encostado em outro jogador em campo.

Rebote em decisão por pênaltis

Caso um jogo eliminatório termine na decisão por pênaltis, não haverá rebote nas cobranças. Isso significa que se o goleiro faz a defesa ou a bola bate na trave e permanece em campo, nenhum jogador, com exceção do próprio goleiro, poderá tocar na bola.

6 comentários sobre “Como funciona o rebote no pênalti?

    pqd_paulinho@hotmail.com

    (27 de maio de 2018 - 08:52)

    Se em um lateral no ato da cobrança a bola não entrar em campo, ou seja a bola não entrou em jogo, a cobrança deve ser revertida ou repetida?

      Regras dos Esportes

      (4 de julho de 2018 - 18:02)

      Olá!

      Se em nenhum momento a bola entrou no campo, a cobrança é repetida pela mesma equipe, já que é considerado que a jogada nunca foi realizada, pois a bola não entrou em jogo.

    Bruno Santos

    (9 de agosto de 2018 - 04:49)

    Se, em uma decisão por penaltys, a bola bate na trave e logo em seguida bate no goleiro e entra, é validado o gol??

      Regras dos Esportes

      (13 de agosto de 2018 - 21:57)

      Olá Bruno,

      O gol é validado sim! Mesmo numa decisão por pênaltis, a jogada é válida se houver interferência do goleiro ou toque na trave.

    Maycon Rodrigues De Araújo

    (2 de outubro de 2018 - 19:03)

    O cara bateu o penalti e no rebote do goleiro a bola bateu no juiz e entrou no gol. O gol e valido ou nao?

      Regras dos Esportes

      (3 de outubro de 2018 - 19:22)

      Olá Maycon,

      Gol válido! O árbitro é neutro, assim como as traves. Portanto, lance normal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *