Vale chute direto na saída de jogo?

No futsal, nos momentos de início de jogo, começo do segundo período ou prorrogação e reinício de partida após um gol, a saída de jogo é feita na marca central da quadra. Em geral, os jogadores optam por simplesmente tocar a bola para um companheiro. Porém, eles poderiam fazer um chute direto ao gol adversário?




O chute direto na saída pode ser feito, porém o gol não valerá

O que se deve entender primeiramente é que a regra não impede que o chute direto ocorra. O que acontece é que se a bola entra nas redes diretamente numa saída de jogo, sem encostar em nenhum outro jogador que não seja o que fez a ação de chutar, o gol não será válido. A regra prevê que a bola deve receber um segundo toque para que o tento seja considerado legal.

E se a bola entra diretamente?

Digamos que o jogador decide por chutar a bola na direção do gol numa saída de jogo e ela entre diretamente, sem encostar em qualquer outro atleta. O gol não será validado! E depois? O time adversário receberá a posse de bola, através de uma cobrança de tiro de meta, a ser executado pelo goleiro.

Ou seja: o jogador pode arriscar um chute direto e torcer para a bola desviar em um adversário, antes de entrar nas redes. Se acontecer, o gol será válido. Porém, se não houver mais nenhum toque na bola, o tento será invalidado e o adversário terá um tiro de meta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *